+NOTA DE FALECIMENTO +
Recebi nesta noite de quinta feira, dia 16/06/2016, a triste notícia que o nosso companheiro Antonio Correa Cambra nos deixou. Presidente do sindicato dos taxistas na década de 80, num tempo em que de vinte e poucos mil táxis, 19 mim eram afiliados.
|
CAMBRA, DE CAMISA LISTRADA |
Para mim, uma grande referência de luta. Conheci seu trabalho através de testemunhos de outros colegas da "antiga" e num acervo de recortes de jornais e notícias da época.
Nos tornamos amigos depois de um tempo, estávamos sempre nos falando ao telefone, a última, no dia 03 de junho, dia de seu aniversário de 80 anos.
Vinha enfrentando problemas de saúde, inclusive acompanhei e buscamos ajuda quando se internou no hospital para tratar a coluna e descobriu que precisava retirar um dos rins...
Bom, foi muita luta! E agora o guerreiro descansou.
Estou triste, mas certo de que está num bom lugar.
O sepultamento será no CEMITÉRIO DE IRAJÁ, em horário que será definido.
****************************************************************************
REUNIÃO NA CÂMARA DOS VEREADORES
Por volta das 15 horas desta quinta feira, eu, André Oliveira, Ricardo da Aerocoop,Luiz Antonio do Sindicato, Marcelo da Play táxi, Alexandre da táxi Meier, José Rosa do CRT, Clóvis da Stop Táxis, Daniel Tavares, Carlinhos do Jacaré, Lorenz, o presidente da Barra táxi e Dr.ª Simone,, advogada da cooperativa e da Play táxi, entre outros colegas, participamos de uma reunião com o presidente da câmara dos vereadores, Jorge Felippe e o procurador da Câmara.
Em pauta, a continuação das reuniões anteriores e o foco da semana seria o Projeto de Lei de autoria da Vereadora Vera Lins.
Mais uma vez, o procurador, o vereador e outros na sala concordaram que não é o momento certo de votar um projeto deste tipo, por considerar uma estratégia arriscada, em colocar este fato novo, e a possibilidade de se gerar uma nova liminar.
Foi sugerido, que um outro tipo de projeto de lei seja elaborado, não uma lei de táxi, mas uma lei para carros particulares.
A expressão que tanto assusta aos taxistas, foi mais uma vez utilizada, REGULAMENTAÇÃO.
Ao usar essa palavra, não significa que o legislador vá regularizar a escravidão promovida por empresas como o Uber, mas sim dizer o que pode ser feito com o carro particular, ou seja, carregar a família.
Sobre a liberação das autonomias cassadas, segundo Felippe, os trabalhos estão bem adiantados e segundo ele a qualquer momento deve se concretizar a convocação que depende tão somente da Prefeitura.
Fiz um apelo, levando em consideração que quanto mais breve elas sejam liberadas, ainda haverá tempo de emplacar para as Olimpíadas 2016.
TRABALHO COORDENADO ENTRE AS ENTIDADES E GRUPOS PARA SE ALCANÇAR O MESMO OBJETIVO
O presidente da casa de leis, deu algumas sugestões sobre o que podemos fazer nesse momento, em que aguardamos o julgamento em duas ações judiciais no TJRJ.
Mais uma vez, falamos de um organograma, que define as ações a serem tomadas e em que pontos precisam ser tratadas as questões.
Ao contrário do que muitos imaginam, a solução para o problema não está apenas em uma ação judicial, lei nova ou com uma atitude do Ministério Público.
Além das atitudes no campo politico (legislativo e executivo), tanto municipal, estadual e Federal, há ainda questões de mercado, como a decisão das implantações de cooperativas mais baratas, aplicativos, qualificação do profissional, padronização do serviço, propaganda, marketing e outras ações.
Estou com este projeto pronto, e para aplicar, precisamos saber em que pé, cada ponto está, e isso depende muito da boa vontade dos envolvidos.
Chega de amadorismos. O maior problema hoje para resolver as questões, é que basta o sujeito falar um pouco mais no whatsapp, montar 10 grupos e já vira "liderança".
Os taxistas, que estão passando maior sufoco nas ruas, precisam se agarrar a alguma linha de luta, ou desistem.
O resumo é , essa pirataria não irá se sustentar aqui, haverá muita luta.
O feedback de muitos clientes é: O táxi está melhorando e o Uber está piorando.
Os outros aplicativos não bombaram como temíamos, e a nossa luta, mais certeira a cada dia.
Que possamos aprender a trabalhar juntos, não precisamos virar todos melhores amigos, mas colegas, independente de sua associação ou grupo de trabalho.
CANAL ABERTO PARA TAXISTAS:
Vamos apresentar um projeto do Ministério do Turismo, desenvolvido em parceria com Riotur, IFRJ e PUC-Rio.
Trata-se do Canal Braços Abertos, uma Plataforma de Ensino e Aprendizagem gratuita que tem como objetivo aperfeiçoar profissionais que vão atuar diretamente com turistas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Por meio de cursos de hospitalidade e atendimento em uma plataforma on-line, estes profissionais vão aprender Comunicação Básica com o Turista em Português e Inglês, terão dicas de Segurança, Cuidado com o Meio Ambiente, Higiene e Saúde, além de Técnicas e Comportamentos para o Atendimento ao Público.
Gostaríamos de contar com seu apoio na divulgação deste projeto junto aos taxistas do Rio de Janeiro, categoria que será muito demandada durante estes eventos e que poderá se beneficiar bastante de tais conhecimentos.
INSCRIÇÃO GRÁTIS NO SITE: