|
ANDRE DO TAXI, LAURO e TONI |
Os ânimos acirrados por conta da demora na liberação dos processos de transferências, benefícios e dnm incentivaram taxistas na semana passada a cogitar um ato público, uma carreata ou passeata em função da demora.
Antes de partimos para a luta, sugeri a tomada do caminho diplomático. Fui bastante criticado por alguns colegas, mas precisávamos tentar o diálogo com o novo secretário de transportes e apurar o que estava acontecendo.
Uma das frentes foi procurar o nosso vereador Jorge Felippe que falou diretamente com o secretário de transportes Alexandre Sansão Fontes, outro caminho que procurei foi fazer contato com a SMTR e informar o descontentamento dos meus colegas e futuros colegas que aguardam a liberação das transferências.
Na semana passada, anunciamos que mais de 150 processos começaram a tramitar, e no final da semana outras centenas de processos tramitaram.
A grande maioria esta parado na COORDENADORIA DE LICENCIAMENTO, uma das fases do processo. Alguns volumes que estavam com documentação "OK" seguiram para a COORDENADORIA GERAL DE CONCESSÕES, penúltima fase, dalí o processo é publicado.
Outros voltaram para as "Ap's" (região administrativa" onde o processo foi inaugurado.
Nas Ap's, o interessado ou despachante faz a juntada de documentos, como uma cópia de CNH que venceu no período, imposto sindical ou até certidões negativas. Cada caso é um caso.
Muitos processo ficaram parados entre 21 de janeiro de 2013 até abril de 2014, por isso a necessidade de em alguns casos, pedido de reavalaição e juntar outros documentos.
***********************************************************************************
MAIS COLEGAS SÃO CONTEMPLADOS COM AUTONOMIAS !
Processos iniciados a meses, enfim, após a derrubada da liminar conseguimos chegar a um "happy end" com a publicação de novos autorizatários (permissionários).
Parabéns aos colegas do grupo que estão entre os contemplados desta quarta feira !
***********************************************************************************
REUNIÃO NA SMTR NESTA QUARTA FEIRA
Chegamos a sede da SMTR nesta quarta (21) por volta das 16 horas e já no elevador encontrei um funcionário(a) (que pediu para não se identificar) elogiando nosso trabalho e disse:
"- Parabéns André do táxi, com com você e o vereador Jorge Felippe os taxistas estão bem ..."
Fomos muito bem recebidos pelos coordenadores de licenciamento e geral de concessões, os servidores Lauro e Toni para tratar de uma breve pauta, porém de grande importância para a classe.
- LIBERAÇÃO DAS PERMISSÕES CASSADAS
- LIBERAÇÃO DE PROCESSOS DE DNM, TRANSFERÊNCIAS e BENEFÍCIOS
- ASSOCIAÇÃO, COOPERATIVAS e APLICATIVOS
- BRS DA PRAIA DE BOTAFOGO
- GRANDES EVENTOS
- PUBLICIDADE NOS TÁXIS (táxi ball)
Inciamos explicando o trabalho desenvolvido pelo grupo taxinforme e nossa pretensão de formar uma associação de abrangência nacional com sede no município do RJ, afim de promover uma maior concentração de taxistas. Fizemos demonstração do aplicativo Zello.com, canal TAXINFORME em que taxistas estão cada vez mais se interagindo.
Sobre a demora na liberação dos processos, nos foi esclarecido os problemas de comunicação e toda a burocracia para que pudessem dar prosseguimento sem que os atos administrativos fossem considerados nulos.
Para quem está aguardando a conclusão de um processo, a espera é terrível, mas os funcionários sabem que por trás de cada processo está o futuro de alguém, os sonhos e a vida de muita gente, por isso todo o cuidado de executá-los de forma concreta, sem falhas para que não houvessem prejuízos.
Toni, coordenador geral de concessões, falou sobre a necessidade e a vontade em fazer uma especie de cartilha, onde os procedimentos para cada tipo de processo, check-list e passo-a-passo devem estar disponíveis e acessíveis a todos os taxistas, para que façam uso de despachantes apenas por opção e não por obrigação. Hoje recebe muita reclamação de que há grande falta de informação aos profissionais, e anunciou o intuito da SMTR em disponibilizar por meio eletrônico e/ou impresso tais procedimentos.
Toni, comentou ainda sobre a intenção em dar continuidade ao processo de escolha do GPS para controle de circulação da frota. Questionado sobre o novo código disciplinar que trata da obrigatoriedade de circulação de 40 horas mínimas semanais, disse que a intenção não é regular o motorista, mas sim a frota de táxis, assim como funciona no sistema de ônibus, vans e outros modais.
Sobre a questão da aferição, também recebe muita reclamação e foi comentado nesta reunião sobre projetos como os já apresentados taxímetros que permite fazer a mudança de tarifa on-line, ou seja, o taxista ficaria dispensado dos custos de mudança de tarifa (R$ 200,00) e pagaria apenas a taxa de aferição R$ 37,50 do INMETRO/IPEM.
Alguns modelos ainda precisam de homologação do inmetro, caso do taxímetro digital por GPS da ONCAR. Outros como o Tango xp da fabricante Full-Mar, poderia atender esta demanda. Outros fabricantes como a FIP, tem condições de adaptar seus equipamentos para este fim.
O taxista Araújo, integrante do grupo Taxinforme demonstrou o APP CIA DO TÁXI, mostrando que os taxistas tem de reagir a invasão dos aplicativos geridos por empresários.
No passado, as cooperativas cresceram motivados pela questão da violência, em que se dava prioridade a pegar somente passageiros cadastrados, e os clientes preteriam os táxis cadastrados. Infelizmente seus custos se tornaram elevados, e a relação custo X benefícios diminuiu devido ao aumento de demanda nas ruas (rolé). Os aplicativos vieram para atender a necessidade dos passageiros e motoristas de se conectarem como uma opção de baixíssimo custo.
Há uma corrente que se preocupa com este fenômeno natural, alguns temem que no futuro, as cooperativas quebrem (falência) e os aplicativos fiquem absolutos e possam cobrar o que quiserem, como por exemplo um percentual em cima de cada corrida repassada.
Um grupo de motoristas buscou ajuda e desenvolveu uma ferramenta que está disponível a qualquer colega, basta acessar o playstore ou IOS e baixar a versão taxista. O cadastro é on-line, enviando foto dos documentos para APPCIADOTAXI@GMAIL.COM .
Ainda não há muitas chamadas, pois o trabalho está sendo feito pelos próprios taxistas que estão incentivando os passageiros a utilização da nova opção de chamada.
Quanto as cooperativas, o coordenador de licenciamento Lauro Silvestre, falou sobre a sua importância no sistema de táxis, que através delas se consegue organizar em blocos o modal táxi e que estas devem ser incentivadas.
Sobre o BRS praia de Botafogo, informamos que naquela região precisamos de uma "excepcionalidade", pois temos três pontos de táxis tradicionais, instituto de oftamologia, FGV, Coca-Cola, casa & video, Shopping e outros estabelecimentos comerciais que dão muita circulação de táxis e passageiros.
Pela regra dos corredores exclusivos para ônibus (BRS) os táxis só podem trafegar por alí tripulados (com passageiros) e não é permitido o embarque/desembarque nestas faixas.
Único corredor que é permitido o embarque e desembarque é o da Av. Presidente Vargas no Centro.
Este assunto surgiu em conversa com taxistas na Rua Padre Manoel da Nóbrega na semana passada.
Outro ponto que está precisando de atenção é o da Praça da Bandeira, da Associação Bandeira Táxis. O motorista Paulão nos telefonou e conversamos com o presidente Vinicius que relatou problemas na localização do ponto com as obras no local.
A impressão que podemos passar aos motoristas, que agora temos uma secretaria mais técnica e menos politica que está em busca de eficiência.
Vamos sempre cobrar da secretaria de transportes um tratamento digno e de respeito a nossa categoria. Precisamos formar uma unidade, ao menos uma bandeira com força que reúna os vários segmentos e correntes dentro da categoria. No mês de junho, vamos convocar os taxistas para a formação de uma associação que realmente traga benefícios e tenha condições de lutar pelos nossos direitos.
Agradecemos a excelente recepção e atenção dos funcionários da SMTR que demonstraram muito profissionalismo e seriedade no que estão fazendo.
Quanto aos procedimentos, vamos colaborar e publicar futuramente todas as dicas para você mesmo aprender a executar seus serviços. Nada contra os despachantes, que aliás são grandes parceiros. Esse tipo de serviço é muito utilizado por nós, tendo em vista que muitas vezes sai mais barato pagar estes honorários e trabalhar do que perder tempo em filas e cumprir exigências.
Maiores informações, vá em nossa reunião no clube Garnier, todas as quintas feiras as 13 horas.
Rua Ana Neri, 1540 - Rocha - Entrada franca