quarta-feira, 28 de maio de 2014

SINDICATO DOS TAXISTAS DE SÃO PAULO: UM EXEMPLO DE BOA ADMINISTRAÇÃO

NATALICIO, PRES. DO SIND. DE SÃO PAULO

    A frente do sindicato dos motoristas de táxis da cidade de São Paulo, que concentra a maior frota de táxis do país, Natalício Bezerra da Silva, recebeu nesta segunda-feira, dia 26 de maio de 2014, André do Táxi e os companheiros Valdecir, Daniel Tavares e Wagner Rocha na capital paulista.

    Natalício, hoje com 76 anos de idade, começou na praça aos 22 anos. Em 1984 assumiu a presidência da entidade e está até hoje.


    Em 1978, quando funcionavam numa sede provisória, conseguiram comprar o terreno e começaram a obra de construção de um prédio de cinco andares, onde hoje funciona a sede do sindicato.

WAGNER ROCHA (de camisa preta a esquerda)
  Hoje o sindicato tem 23 mil sócios e tem um déficit de 5 mil inadimples. Com a mensalidade de apenas R$50 reais eles conseguem manter uma mega estrutura e serviços para o taxista. Tais quais, 12 reboques, 16 dentistas, 140 funcionários, ambulatório, entre outros.


VALDECI, DANIEL TAVARES, VAGNÃO(SP), NATALÍCIO, ANDRÉ DO TÁXI e CABRAL (SP)
E ASSIM ERAM OS TAXÍMETROS
    Os companheiros Vagnão e Cabral, lideranças do Movitáxi de São Paulo, um movimento independente que atua paralelamente ao sindicato buscando soluções, ouvindo os taxistas e somando forças na categoria. 

    No prédio, você encontra no 5º andar, um refeitório que serve alimentação para os 140 funcionários da casa.


    No quarto andar, a sala da presidência e um auditório com capacidade para cerca de 150 pessoas.


   Descendo um lance de escadas, encontramos uma agência bancária do Bradesco com várias facilidades e serviços exclusivos para o taxista. Além do departamento médico.



AUDITÓRIO PARA MAIS DE 150 PESSOAS

   Já no segundo andar encontra-se os serviços de secretaria geral e o departamento jurídico. E no 1° andar é o departamento social, serviço funeral e despachante.

   São Paulo conta com 33.700 taxistas, com mais ou menos 14 mil auxiliares. E conta com 625 táxis especiais que são brancos com faixa vermelha.


   Há vinte anos atrás a tarifa do Rio de Janeiro era o dobro de São Paulo. Hoje, após 20 anos, com um trabalho árduo do sindicato eles conseguiram uma das melhores tarifas do país.

SÃO PAULO
Bandeirada: R$ 4,10
Bandeira 1 R$ 2,50
Bandeira 2 R$ 3,25
Hora parada R$ 33,00

  O presidente contou que marcou uma manifestação no Pacaembu ás 10h e as 12h não tinha nem 300 taxistas para pedir aumento de tarifa que não acontece há 3 anos.

DEPT. MÉDICO
  Sempre é muito difícil resolver os problemas da nossa categoria por conta da desunião da classe. E Natalício deu um exemplo bem claro do que é uma classe unidade quando citou que bastava Lula (na época presidente do sindicato dos metalúrgicos) ordenar uma grave que a fábrica parava, ninguém trabalhava e logo as reivindicações eram aceitas. Mas em nossa categoria não temos essa unidade.

   É normal ouvirmos reclamações de taxistas que ninguém faz algo por ele, mas o próprio é o primeiro a não fazer. Será que é preciso desenhar para o profissional da praça que se ele não fizer, a Prefeitura não vai fazer?

LABORATÓRIO, SALA DE COLETA DE EXAMES
   Aqui no Rio de Janeiro, um grupo que cansou de esperar por uma melhora de serviços está em processo de formação de uma associação de assistência para reunir serviços e benefícios espelhados no sindicato de São Paulo e Fortaleza no Ceará. 

   Poderíamos escrever por várias páginas o que poderíamos fazer, mas vamos dar um passo de cada vez. 

  Viajar a outras cidades e aprender bons exemplos do que funciona, é o mais saudável. Vamos copiar os melhores exemplos para nós do estado do Rio de Janeiro. Sim, é possível, acredite e sonhe conosco, vale a pena tentar. 

   Os pessimistas vão dizer que isso é impossível, mas se cada um que estiver lendo esta matéria tiver o mínimo de interesse, essa ideia sai do papel e se torna realidade. 

   No ambulatório, o taxista tem acesso a um clínico geral (gratuito), que o encaminha para clínicas e consultórios conveniados. Nesses convênios o motorista paga a consulta que é bem mais em conta que se fosse pagar como um paciente avulso. 

SALAS INDIVIDUAIS PARA OS ADVOGADOS

SECRETARIA GERAL DE ATENDIMENTO
FUNCIONÁRIOS DISPOSTOS A COLABORAR

RECURSOS DE MULTAS
DESPACHANTES NO LOCAL


SHOW ROOM NO SAGUÃO DE ENTRADA

RENAULT

NISSAN

CHEVROLET

TOYOTA ETIOS

VOLKSWAGEN, SEGUROS E APOSENTADORIA PRIVADA

DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS " O ESTADO DE SÃO PAULO", "DIÁRIO DE SÃO PAULO" E "O TAXISTA"

FAT BANCO DO BRASIL


E NÃO ACABOU, AINDA TEM MAIS ...


SALA DE DESPACHO DOS REBOQUES

SÃO 12 REBOQUES A DISPOSIÇÃO 24 HORAS
KOMBI DE APOIO, SAINDO GARAGEM SUBTERRÂNEA

A IMPONÊNCIA DO PRÉDIO IMPRESSIONA
CABELEIREIRO E MANICURE


   Recepção da clínica dentária. São 04 consultórios com 16 dentistas que revezam durante a semana. O atendimento é estendido a toda família do taxista, esposa e filhos até 16 anos. 

   Não precisa pagar nada por isso, está incluso na mensalidade. 

   A boa vontade dos funcionários chamou atenção mais uma vez. 

   Parabéns aos profissionais que prestam um bom serviço a nossa categoria!
QUATRO CONSULTÓRIOS  DENTÁRIOS, TODOS FUNCIONANDO



   Durante a semana, o espaço é ocupado por carros, mas nos finais de semana, as associações e grupos de taxistas realizam reuniões, churrascos e confraternizações.

  Existe um espaço aberto com duas churrasqueiras e que podem ser colocadas mesas e cadeiras. Embaixo do prédio anexo que funciona a clínica dentária, tem um salão coberto e uma cozinha com freezer, geladeira, fogão e fritadeira.







APÓS A VISITA, REUNIÃO COM COMPANHEIROS DO MOVITÁXI



Valdeci (SP), Marcelo de Pouso Alegre (MG), Daniel Tavares (RJ), Vagnão (SP), André do Táxi (RJ), Cabral (SP), Valdeci (RJ), Vagner Rocha (RJ) e Alê (SP), se reuniram e traçaram metas em relação a implantação de um aplicativo criado por taxistas, o CIA DO TÁXI. 

   A ideia padrão é oferecer este serviço aos motoristas associados a entidade que está sendo formada no Rio de Janeiro. 
Existe muito cuidado em relação ao futuro e a necessidade de termos algum tipo de gestão sobre a nossa classe, não deixando apenas nas mãos de empresários que entraram no setor. 

    Em Pouso Alegre (MG) e região, não existe esse tipo de ferramenta, Marcelo será o responsável por disseminar o serviço por lá. 

    Em São Paulo, além das rádios táxis, existem dezenas de APP e poucos são geridos por associações e cooperativas. 

   No Rio de Janeiro, quando apresentamos a ideia ao pessoal da SMTR, fomos elogiados pela iniciativa de ajudar a organizar o sistema, pois com esta ferramenta fica mais fácil saber onde estão circulando os táxis e passar informes sobre onde há necessidade de passageiros. 

   Não é admissível que tenhamos grandes eventos, mas ainda não organizamos e por isso ficamos de fora. Não vale ficar reclamando, tem de botar ações e resolver. 

   Espero que tenham gostado da matéria e entendam um pouco do que pensamos e desejamos para a praça carioca e brasileira. 

  Não tiramos o foco da permissão: EU SÓ VOU PARAR QUANDO GANHAR A MINHA AUTONOMIA !

   Mas depois diss ? Temos de continua !


NO RIO DE JANEIRO, TAXISTAS DO MOVIMENTO TAXINFORME BUSCAM LOCAL PARA INICIAR EMPREITADA SEMELHANTE


É sobrado antigo no subúrbio da Penha que os taxistas estão buscando espaço para criar a associação de assistência ao motorista de táxis.

A idéia é iniciar os serviços de recursos de multas, assistência jurídica, orientação financeira para aquisição de veículos e casa-própria, aplicativo de repasse de corridas (CIA DO TÁXI) e outros.


Na última assembléia, realizada na quinta feira passada, se cogitou a mensalidade de R$ 60,00 para formar fundos e alavancar o projeto.


Devido a muitas reclamações, tivemos outra reunião no sábado e chegamos a conclusão que se conseguirmos a adesão de no mínimo todos que entraram em nossas ações coletivas, cerca de 500 pessoas, poderíamos começar com uma mensalidade média de R$ 20,00 com todos os serviços inclusos.


Vamos demandar muito trabalho voluntário, pessoas com boa vontade que tenham disponibilidade de tempo para se dedicar esta empreitada.


Formar associações, para muitos significa que "alguém está tentando se dar bem" devido a péssimas administrações, relatos de corrupção e ditos "líderes" que se locupletam dos outros colegas.

Convencer os colegas que o objetivo é fazer um trabalho sério e honesto, só vai ser alcançado com o tempo, na prática.


Faça sua parte, participe das reuniões do grupo que pretende se legitimar.

Baixe o APP  CIADOTAXI (escreva tudo junto no PLAY STORE) e comece a divulgar para os passageiros do rolé.

Não vamos fazer concorrência, vamos cobrir lacunas.

Você sabia que tanto faz comprar um carro na concessionária ou numa revenda ? O preço é o mesmo, pois a nota fiscal é de fábrica e não tem como o revendedor aplicar preço diferente.

Não vamos competir com despachantes, mas precisamos ter um sistema transparente. Você precisa ter a oportunidade de saber como fazer seus serviços, mas se preferir, use o despachante na qual está acostumado.


A própria SMTR disse que pretende em breve divulgar um passo-a-passo para facilitar a vida dos taxistas.


Ter uma estrutura como vimos lá em São Paulo é uma questão de tempo, basta querermos.


E tem mais, por lá o Prefeito abre o gabinete para o presidente, pois sabe que tem REPRESENTATIVIDADE.


Aqui o André do táxi fala com a categoria e faz o papel de porta-voz de um grande número de pessoas que acessam pela internet e no jornal impresso. Outros grupos e cooperativas também fazem suas colocações, mas ainda não temos uma instituição que queira unir e alinhar todos os interesses.


Essa é a proposta.


Veja a foto do antes, e venha fazer parte do que poderá ser depois ...

Uma caminhada de 1.000 KM começa com um simples passo.... Um de cada vez e chegaremos lá !





7 comentários:

  1. Terei o prazer em me afiliar para podermos ter representatividade nos órgãos competentes tarifas justas perante nossos serviços prestados quem quer qualidade de serviços tem que pagar por elel pode contar comigo VC merece andre

    ResponderExcluir
  2. Precisamos de alguem que tenha representatividade para que possamos ter corsa e acabar com os pensamentos arcaico dos taxistas maneiras erradas arrogante se são de cooperativas não falam com os de role os que tem bandalha se acham donos da rua tem que ter união respeito pelo colega juntos somos fortes vamos nos unir e mostrar a nosso fora estamos junto andre

    ResponderExcluir
  3. simbora, já era para ser feito a mais tempo!!!!

    ResponderExcluir
  4. cheguei ficar de boca aberta com o sindicato de sp eles estao de parabens

    ResponderExcluir
  5. QUE COISA BONITA!!!!É REALMENTE EXCELENTE O TRABALHO DO SINDICATO DE SP , PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPAM DA FUNCIONALIDADE DESTA INSTITUIÇÃO!!!!!PARABÉNS AOS FUNCIONÁRIOS ,MÉDICOS ,DENTISTAS , ADVOGADOS ,MOTORISTAS DOS REBOQUES,ENFIM , A TODOS QUE FAZEM PARTE DESSA GRANDE ENGRENAGEM E TAMBÉM , PRINCIPALMENTE , AO PRESIDENTE NATALÍCIO BEZERRA PELA SERIEDADE , TRANSPARÊNCIA , VONTADE E COMPETÊNCIA COM A QUAIS DIRIGE ESSA INSTITUIÇÃO.PARABÉNS E UM FORTE ABRAÇO A TODOS OS COLEGAS DO BEM!!!!

    ResponderExcluir
  6. André, excelente idéia. Com certeza essa associação vai vingar. A categoria está carente desses serviços.

    ResponderExcluir
  7. BOA NOITE ANDRÉ... PRECISO MUITO FALAR COM VOCE.... POR FAVOR ME PASSA UM TELEFONE DE CONTATO, OU UMA FORMA DE PODERMOS FALAR. ACABAMOS DE FECHAR UMA PARCERIA COM O SINDICATO DOS TAXISTAS DE CAMPINAS/SP E GOSTARIA DE FECHAR COM O SINDICATO PAULISTA TB. ATENCIOSAMENTE, RAFAEL ASSUGENI

    ResponderExcluir