sexta-feira, 30 de maio de 2014

TÁXI DE NITERÓI E OUTROS MUNICIPIOS PODEM EMBARCAR NOS AEROPORTOS ?


Cansados de aguardar providências das autoridades e revoltados pelo fato de um colega do Rio ter sido resarchado no ponto de táxis do terminal de barcas em Araribóia. Um grupo de aproximadamente 40 taxistas resolveu "fiscalizar" o terminal do aeroporto Santos Dumont na noite da última terça-feira dia 27 de maio

Nossa equipe foi acionada por volta das 20 horas, e quando chegamos por lá, encontramos taxistas cariocas abordando taxistas de Niterói e outros municípios e explicando que não deveriam estar alí, pois a praça é municipal e que não pegassem corridas no aeroporto.

Niterói é um município vizinho, que faz limítrofe pela Ponte presidente Costa e Silva, com 14 KM de extensão.

Sempre vimos taxis de Niterói, principalmente de cooperativas, atravessarem a ponte para pegar sus passageiros. Tanto do Rio, vai a Niterói, quanto Niterói vem ao Rio.

Outro problema relatado, é que nessas abordagens, flagraram um taxista de Niterói, aceitando uma corrida do aeroporto para o bairro do Largo do Machado (RJ), ou seja, irregularmente fazendo corridas no RJ com o uso do aplicativo Wappa, que antes era de uso exclusivo das cooperativas, mas agora que já possui muito contratos, abriu para taxistas do rolé.

Devido ao uso destes aplicativos, está cada vez mais comum encontrar táxis de Niterói em Copacabana, de São João de Meriti na Vila da Penha e de Itaguaí na Zona Oeste.

Enquanto fazíamos reportagem com os taxistas cariocas, tivemos de amparar um colega de Niterói que nervoso tentou sair com o carro, um taxista do Rio o fechou e outro com medo de ser atropelado tirou sua chave da ignição. Tive de intervir, e lembrar a todos que independente de qualquer coisa, somos todos colegas de profissão, e que chegar as vias de fato seria muito ruim para a categoria. Momentos de tensão.

Temos de discutir e debater este tema:

TAXISTAS DE OUTROS MUNICIPIOS PODEM ATENDER A CHAMADAS DE RETORNO ?

São várias situações que temos de considerar para criarmos uma regra geral.

É preciso levar em consideração todas as regiões, não somente Rio X Niterói. Nesta discussão, o Rio leva vantagem, são 32 mil táxis contra 2.000 de Niterói. Rio possui três aeroportos (galeão, SDU e JPA).

Temos de pensar como é que será o tratamento quando um taxista do Rio ou qualquer outro município for a Búzios ? Angra dos Reis ?

A regra tem de ser a mesma !

CONVERSAMOS COM O PRESIDENTE DA COOP.  NITEROIENSE ELITE

Sandro, presidente da cooperativa ELITE da cidade de Niterói, entrou em contato via telefone e pudemos conversar por uns 30 minutos onde ele fez suas considerações como o fato de que táxis do Rio de janeiro também vai a Niteroi atender chamadas de empresas (voucher).

O presidente levantou a questão de que as sextas feiras por exemplo, quando a ponte está muito engarrafada, taxistas do Rio rejeitam os passageiros.

Por lá, as cooperativas estão se unindo e formando uma Central das cooperativas onde 850 taxistas vão se unir em uma só entidade para concorrer com os aplicativos.

Para essa estratégia, vão lançar um APP próprio, e convencer aos demais colegas de não atender os aplicativos que hoje estão no mercado. Acredita que isso é uma garantia de que não haverá chamadas no Rio por exemplo.

Sandro ficou muito chateado em saber que taxistas estão deflagrando uma guerra intermunicipal. Na sua opinião, há serviço para todos, e esta briga é sem necessidade, que conversando nos entendemos, tendo em vista que o caso isolado de alguns taxistas terem agido contra um do RJ, deve ser tratado de maneira isolada e não fazermos guerra.

Sugerimos uma reunião para a próxima semana para ouvirmos a opinião dos taxistas de Niterói





18 comentários:

  1. Isso é normal , aqui no RS , nós , taxistas de Canoas , que faz divisa com a capital Porto Alegre , pegamos toda hora corridas em POA , no aeroporto Salgado filho , na estação Rodoviária Central , e diversas outras chamadas às quais atendemos no município vizinho assim bem como em outros municípios da região metropolitana e vice-versa , as colegas de POA e de outros municípios vizinhos também pegam passageiros aqui.Sempre , é claro , no sistema de chamada por telefone , cel , rádio táxi , etc... , o que não pode é um táxi de outro município angariar aleatóriamente passageiros , sem ter sido previamente convocado para isso.Mas é claro que sempre tem os espertinhos que querem dar uma "bocada" no passageiro alheio , e se questionado diz que veio buscar essa corrida pelo celular , por exemplo , mas essa duvida sempre vai pairar no ar.Mas , eu acho , que devemos sim , poder atender a chamadas de clientes particulares(de celular) ou das radio-táxis em outro municípios, pois o passageiro deve ter o seu livre direito de escolha pela prestação de serviço respeitado.É apenas uma questão de bom censo de cada um de não bancar o malandro(levar uma corrida em outra cidade e lá pegar uma segunda corrida para a qual não foi chamado) , honestidade e vergonha na cara são sempre bem vindas , em qualquer situação , e , na questão em foco , não é diferente.Basta , cada um de nós , fazer a coisa certa!!!!!E levar em conta que somos todos "irmãos de boléia" e que não devemos entrar em atrito por "coisinhas"UM FORTE ABRAÇO A TODOS OS COLEGAS DO BEM!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui existem custos diferentes para municípios diferentes; portanto, um taxista de um município cujo o "custo" seja mais barato não pode trabalhar na praça onde o "custo" mais caro.

      Excluir
  2. Taxista amarelinho do municipio do rio de janeiro,fabio juliao auxiliar.
    Sou contra a vinda de taxxi dee outros municipios embarcar passageiro em nossa área porque pago uma diária muito alta.e os taxis de niteroi fazem uma cincorreencia desleal tirando meus passageiros e minha renda.

    ResponderExcluir
  3. Ser contra é mole, quero ver sexta feira, pegar um passageiro pra Niterói às 18 há e levar numa boa ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou contra e já cansei de levar passageiros para niterói em horário de pico, inclusive na sexta e sabado de carnaval...por tanto cada um no seu quadrado meu amigo....

      Excluir
  4. Caro amigo André o fato e q o retorno fora do município 80% e cooperativa e hoje o que paga as contas dos auxiliares e prestadores são as corridas fora do município aqui no rio e outros municipios, que fique claro a seguinte projeção um taxista auxiliar que paga diaria de 180, 00.
    Esse taxista e cooperativado em uma coop no rio pegou uma programada 6:00h em São Gonçalo de uma empresa que tem contrato 40% de taxa de retorno essa corrida não vai ficar por menos de170, 00 ai eu pergunto quase pagou a diaria inteira, quem mexer com isso vai dar dar um tiro no pé, assim como os colegas de outros municípios que sao co-irmãos e merecem respeito pois aqui ainda tem role em outros municipios não.
    Questão WAPPA esse sim deveria ser o foco esta empresa q sonega imposto e usa de ma fé ao fechar contratos com diretamente com empresa são pessoas não gratas em São Paulo

    ResponderExcluir
  5. No caso dos APPs, eu acho que os estes programas deveriam fazer as limitações de área, tipo um "filtro", exemplo: um taxista cadastrado num determinado município não conseguiria "enxergar" o passageiro de outro município; bem como, um passageiro não conseguiria "enxergar" este taxista mesmo ele estando disponível e próximo ao local. O taxista de qq município vizinho trazer um passageiro para o Rio, tudo bem, mas ele deve voltar para o município de origem. Errado é trabalhar de forma ilegal, forçando uma situação que pode vir a gerar conflitos - o que, além dos possíveis danos físicos e materiais, acaba denegrindo a imagem dos profissionais - seja ele de que município for. Acho que o Governo Municipal deveria entrar nessa questão com seriedade e tentar criar uma regulamentação para estes APPs que pelo jeito, vieram para ficar.

    ResponderExcluir
  6. o surgimento dos aplicativos no segmento taxi em todo o país ajudou os taxistas, cooperativados ou não, sendo que no caso das cooperativas suas respectivas diretorias estão revendo suas formas de gestão e relacionamento com o QUADRO SOCIAL, já que por hábito em sua maioria essas diretorias tratam a coisa comum como sendo sua..Nada como um dia após o outro senhores diretores.

    ResponderExcluir
  7. Existe uma diferença nessa história, um taxista do RJ ir a Niteroi buscar um ps onde o mesmo é de uma empresa e trabalhar com voucher isso eu não vejo problema algum e os de Niteroi virem aqui buscar os ps que tenham contrato com eles também não vejo problema algum, agora o que não pode é acontecer o que está acontecendo aqui no RJ, táxistas de outros municipios virem aqui no RJ correr fila no SDU, no Vivo Rio, Na Marina da Gloria e até mesmo na cidade do Rock e na HSBC arena, ai tá de sacanagem...Os cooperados que tenham contrato com as empresas sem problemas essa é a minha opinião....Vou contar uma história que aconteceu comigo e com alguns colegas em niteroi: Eu voltando de niteroi e um casal me fez sinal dizendo que estava vindo para o RJ parei e disse que eu não poderia tripular ali eles me questionaram e não demorou muito fui cercado por 4 taxistas de niteroi, porra e olha que eu nem embarquei, só parei para explicar que eu não posso taxiar em outro municipio...outra história, aconteceu com um amigo ele tripulou na alameda com 3 ps para o RJ parou no sinal e a mesma coisa, vieram os motoristas de niteroi e cercaram ele dizendo que ele não poderia pegar os passageiros, os passageiros que eram praticantes de artes marciais tomaram ás dores do taxista do RJ e perguntaram, como eu não posso ir para o RJ com ele? sabem oque aconteceu? os valentões colocaram o rabinho entre ás pernas e foram embora...bom eu acho que tem que ter o bom senso tanto quanto os táxis do RJ quanto os de Niteroi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente devemos nos unir para combater essas empresas de transporte que que pegão passageiros na porta de hotéis, aeroportos,estaleiros em todos os lugares e ninguém fala nada, por isso brigar com a propiá categoria e coisa de morto de fome ,tem trabalho para todo mundo,alem do mais somos taxista com profissão regulamentada, se acabarmos com isso vai faltar táxi, para atender a todos

      Excluir
  8. Tem que ter fiscalização constante coisa que e curriqueira se a rodoviária e os aeroportos tivessem uma fiscalização seria não aconteceria isso temos que ter cuidado porque pode vira uma guerra de municípios contra o rio e o rio contra todos isso e muito ruim tenhamos bom senso

    ResponderExcluir
  9. O pessoal fala de taxa de retorno que ainda é um caso muito polêmico,a própria prefeitura fala que é ilegal aí fica difícil uns cobram 20,30 ou 40%

    ResponderExcluir
  10. sou taxista e a maioria são um bando de morto de fome
    que parece que estão indo tira a mãe da forca vivem correndo
    desesperado são tudo uns bandos de morto de fome.Eu concordo
    com os taxistas de niteroi em levar os passageiros de volta, pois os aqui do rj negão
    corrida para niteroi.

    ResponderExcluir
  11. Quero ver esse sandro achar sem necessidade quando montarmos um pa de amarelinho nas barcas, nos olhos dos outros é refresco

    ResponderExcluir
  12. OS NOSSOS PROBLEMAS, SÃO OS CARROS EM PORTA DE HOTEL...E NÃO TAXI DE NITEROI!!!!

    ResponderExcluir
  13. Tudo papo furado, a questão é: Se eles podem pegar aqui e fazer ponto aqui. Nós fazemos lá e ponto final. Somos os amarelinhos!! Somos dominante! Que ousadia é essa de ficarem abordando taxista em niteroi? muita afronta e perda de noção do perigo, só pode. Eles precisam mais daqui do que agente de lá... tenho certeza que em qualquer evento grande aqui no rio eles aparecem com a desculpa de retorno e fica siscando pra tripular pra niteroi. Esses pau no cú pensam que são espertos... Fica ligeiro!!!

    ResponderExcluir