FOTO NO DIA DA SANÇÃO DA LEI 12.587 |
Presidente reconheceu, no entanto, que esse é um efeito dos avanços tecnológicos e disse que o serviço depende da regulamentação de municípios e Estados
BRASÍLIA - Em entrevista no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o aplicativo Uber “tira o emprego dos taxistas”. Reconheceu, no entanto, que “a tecnologia sempre produziu isso no mundo”, após lembrar que seu avô era seleiro. “Você imagina o que aconteceu com emprego dele quando apareceram os carros. A vida é assim”, comentou ela, ao observar que o tema “é uma polêmica”.
Questionada sobre o que achava do novo serviço, a presidente citou que este não é um assunto da alçada do governo federal, mas comentou: “eu acho que o Uber é complexo porque tira emprego de muitas pessoas. Não é uma coisa tranquila. Ele tira os taxistas do seu emprego”.
Ao ser indagada se o aplicativo não era uma modernidade que funciona no mundo todo e que poderia beneficiar os usuários, a presidente tentou contemporizar. “Você sempre tem de pesar, de ter posição mais ponderada”, completou, citando o exemplo do seu avô e acrescentando que o serviço “depende também da regulamentação de cada cidade, cada Estado”. E emendou: “não é União que decide isso”.
O aplicativo Uber oferece, pela internet, transporte particular. O sistema chegou ao Brasil há um ano e não existe uma norma para regular esse serviço. A polêmica entre o aplicativo Uber e os taxistas chegou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e nas ruas das cidades onde tem ocorrido problemas, a fiscalização aumentou. Os governos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte dizem que o Uber é ilegal.
Os taxistas reclamam de concorrência desleal e de queda no número de corridas. Criticam também o fato de motoristas do Uber não serem obrigados a passar pelo longo e caro processo de obtenção de alvará, nem terem de seguir as regras cobradas dos taxistas.
Já os usuários e defensores do Uber dizem que o serviço tem qualidade superior e muitas vezes preço mais baixo. Muitos dizem que é o equivalente a contratar um motorista particular, o que não seria ilegal.
O aplicativo Uber foi lançado na cidade americana de San Francisco há cinco anos, e a empresa já está presente em mais de 300 cidades de 58 países, além de contar com usuários fieis e um lobby poderoso. O Uber enfrenta batalhas legais e opera sem marco legal em diversos países, mas alguns já debatem como regulamentá-lo.
FONTE: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,dilma-diz-que-uber-e-complexo-e-tira-empregos,1755134?from=whatsapp
Essa mulher não vê que se liberar vira um caos total, que qualquer um fazendo o serviço de taxi vira bagunça??
ResponderExcluirCadê o controle e fiscalização das cidades? Ela tem que proibir em âmbito nacional, se não estudou nem sobre isso, já imagino porque o País virou um caos na economia....
Ela foi bem clara, não cabe a união proibir ou regulamentar, veja nos EUA, lá só funciona em poucos estados, em breve essa UBER será proibida em toda união europeia, na Ásia está sendo proibida em todos países, só na Índia que regulamentaram em Calcutá, na cidade do novo México pagam impostos, mas segundo sites de lá, a UBER não está tendo o retorno que esperava. Essa modinha vai acabar como o Orkut.
ExcluirEla foi bem clara, não cabe a união proibir ou regulamentar, veja nos EUA, lá só funciona em poucos estados, em breve essa UBER será proibida em toda união europeia, na Ásia está sendo proibida em todos países, só na Índia que regulamentaram em Calcutá, na cidade do novo México pagam impostos, mas segundo sites de lá, a UBER não está .Uber proibida de operar em Espanh
ExcluirUber proibida de operar em Espanha
Empresa de serviço de transporte com condutor acionada no telemóvel era acusada pelos taxistas espanhóis de concorrência desleal.
Um juiz de Madrid proibiu hoje de operar em todo o território nacional a Uber, uma empresa de serviço de transporte com condutor acionada a partir de uma aplicação no telemóvel.
A justiça aceitou as medidas cautelares propostas pela associação de taxistas de Madrid, uma vez que os condutores contratados pela Uber não necessitam de qualquer autorização administrativa para desenvolver a sua atividade, o que pressupõe concorrência desleal, explica o El País.
A Uber coloca em contacto os utilizadores e condutores - sem licença de condução que permita o transporte de passageiros - e retém 20% do preço da viagem. A empresa norte-americana operava em Madrid, Barcelona e Valência.
Não é a primeira decisão neste sentido: em setembro, um tribunal alemão interditou os serviços da Uber no país após uma ação interposta também por uma empresa de táxis, que alegava contra a empresa o facto de os motoristas não terem formação certificada
SACO CHEIO DE TUDO ISSO..... seja o que DEUS quiser tudo está nas mãos de DEUS.
ResponderExcluirCaramba, ela não disse nada de regulamentar, ela já disse que cabe aos estados da federação, então não vamos ficar ansiosos.
ResponderExcluirVereadores de SP sinalizam que projeto contra Uber será aprovado
ResponderExcluirProjeto já foi aprovado em 1ª votação; 38 vereadores agora são coautores. São necessários pelo menos 28 votos para texto ser aprovado na Câmara.
02/09/2015 14h58 - Atualizado em 02/09/2015 15h24
Por Carolina Dantas
Do G1 São Paulo
Vereadores de São Paulo sinalizaram que o projeto de lei que proíbe aplicativos como o Uber deve ser aprovado em segunda votação, marcada para a próxima semana. Eles participaram na manhã desta quarta-feira (2) de uma audiência pública sobre o tema e disseram que 38 vereadores aceitaram ser coautores do texto, criado por Adilson Amadeu (PTB). Para ser aprovado, são necessários 28 votos.
O projeto de lei 349/2014 tem a segunda votação marcada para 9 de setembro. Ele proíbe o "uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte remunerado individual de pessoas". Na prática, a lei proíbe a atuação de aplicativos como o Uber. Se aprovado em 2ª votação, ele ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Fernando Haddad (PT).
Durante a audiência pública, os representantes dos sindicatos dos taxistas e do Uber expuseram as opiniões. Amadeu foi aplaudido pelos taxistas, que seguravam faixas "vote sim para o PL 349/2014”. "Eles [Uber] precisam parar de trabalhar. Estão na base do caça-níquel sem serem legalizados", disse Amadeu.
Os vereadores Police Neto (PSD), Salomão Pereira (PSDB), Ricardo Young (PPS) e Toninho Vespoli (Psol) apresentaram propostas novas sobre o tema em agosto. Para Young, a solução seria terminar com os alvarás para facilitar a profissão de taxistas. A proposta não foi bem recebida pelo grupo de taxistas presentes. Carlos Laia, secretário geral do Sindicato dos Taxistas de São Paulo, disse que não se preocupa com os novos projetos, já que os autores estão dispostos a dialogar.
Na primeira votação do projeto de Amadeu, que ocorreu no fim de junho, ele foi aprovado por 48 votos a 1. O único vereador que votou contra a proposta foi Police Neto, que sugere um outro projeto que adeque a atual condição aos novos aplicativos para mobilidade urbana. "Eu não posso votar a favor de um projeto que é contra a inovação e prejudica o usuário", disse Neto na bancada durante a audiência desta quarta-feira.
Polêmica
Desde abril, os taxistas de São Paulo têm protestado contra o aplicativo, que utiliza carros particulares para a locomoção de passageiros. Em maio, a Justiça de São Paulo derrubou a liminar que determinava a suspensão das atividades do Uber no Brasil.
Deputados estaduais de São Paulo também começaram a discutir o projeto de lei 1090/2015, que proíbe o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte remunerado individual nos 645 municípios do estado de São Paulo.
Essa de inovação tecnológica deve estar falando dos carros autônomos pois o app não tem nada de inovador, e também mandou um recado pros ferraços da vida que querem regulamentar em nivel federal que isso cabe aos estados e municípios.
ResponderExcluirFicou bem claro que cabe aos estados e municípios a regulação e fiscalização do transporte. UBER não adianta fazer terrorismo com os Taxistas, o próprio usuário já está com opinião formada sobre as ilegalidades que vcs estão cometendo, e outra, não compare nossa atividade com máquina de escrever e etc. Quando o aplicativo da prefeitura estiver em funcionamento vamos ter um serviço de excelência aqui no RJ, esse APP vai revolucionar o serviço de Táxi. E com certeza será implantado em outros setores de transportes públicos não só no RJ, mas em vários estados.
ResponderExcluirInovação e tecnologia já temos através do 99 e Easy, a UBER é o mais do mesmo, os ajustes que termos que fazer daqui em diante será no modo de se vestirmos, dar um atendimento excelente e investirmos em bons veículos. O que o usuário quer é carro novo e bom atendimento, quem não se adequar a isso, ficará a ver navios.
ResponderExcluirUber perde ação de motoristas por reconhecimento trabalhista nos EUA
ResponderExcluirJuiz federal em San Francisco decidiu a favor de condutores. Eles afirmam que empresa trata trabalhadores como empregados.
02/09/2015 17h06 - Atualizado em 02/09/2015 17h06 Site G1
Agencia EFEDa EFE
Representante do serviço alternativo de transporte
Uber perdeu ação que pedia reconhecimento trabalhista de condutores.
O Uber, aplicativo que conecta motoristas privados a passageiros, sofreu um novo contratempo legal no fim da noite de terça-feira (1º), depois de um juiz federal em San Francisco (EUA) ter garantido status de ação coletiva a um processo movido por três condutores da empresa, que querem ser reconhecidos como funcionários e não prestadores de serviço.
Conforme informações divulgadas na imprensa local nesta quarta-feira (2), os três litigantes, que entraram com o processo em 2013, afirmam que o Uber trata seus trabalhadores como empregados, sem garantir nenhum tipo de benefício.
Um outro juiz deverá decidir agora se alguns dos trabalhadores da empresa de transporte privado de passageiros deveriam ser considerados empregados em vez de prestadores de serviços, o que obrigaria o Uber a garantir certos benefícios, como seguro de saúde.
O resultado da batalha legal pode ter repercussões para outras start-ups que utilizam o mesmo tipo de vínculo com seus funcionários.
O Uber sustenta que muitos de seus empregados preferem ter a flexibilidade que garante o status de funcionário terceirizado. A empresa, que ainda não é cotada na bolsa, conseguiu atrair muitos investidores em várias rodadas de financiamento, sendo atualmente avaliada em US$ 51 bilhões.
O juiz Edward Chen, do tribunal federal do distrito do norte da Califórnia na cidade de San Francisco, concluiu que "simplesmente não há base" para o argumento do Uber, de que "uma legião inumerável de motoristas preferem seguir como prestadores de serviços em vez de empregados".
O processo dos três trabalhadores apresenta desafios para o modelo de negócios do Uber, que pode manter baixos custos ao classificar seus trabalhadores como prestadores de serviços, o que permite recrutar um grande número de pessoas que usam seus próprios veículos para atender os clientes.
Os analistas esperam que essa batalha judicial seja longa, mas alertam que uma decisão contra o Uber pode complicar a situação financeira da companhia. A medida afetaria, sobretudo, os motoristas que trabalhavam para a empresa antes de junho de 2014.
O Uber também enfrenta vários desafios legais relacionados devido ao histórico em matéria de segurança de seus trabalhadores. Promotores dos distritos de San Francisco e Los Angeles afirmaram em agosto que as inspeções feitas pela empresa não conseguiram detectar os antecedentes criminais de 25 de seus motoristas.
PL que proíbe aplicativos como “Uber” em Maceió é aprovado em 1ª votação
ResponderExcluir02/09/2015 17:28 Share on facebookShare on twitterShare on email
Câmara dos Vereadores
galba netto
O Poder Legislativo Municipal de Maceió aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (2), em primeira discussão, projeto de Lei de autoria do vereador Galba Netto (PMDB) que proíbe o uso de carros particulares através de aplicativos para o transporte remunerado individual de pessoas, como o Uber, que tem gerado muita polêmica em outras capitais do país.
O PL foi lido em Plenário no dia 12 do mês passado, mas para virar uma nova lei, a proposta ainda precisa ser votada mais uma vez pelos parlamentares e ser sancionada pelo chefe do Executivo.
De acordo com o autor da iniciativa, apesar do uso cada vez mais frequente da tecnologia na prestação de serviços, o que gera comodidade e vários outros benefícios, não se deve esquecer que o transporte remunerado de passageiros segue normas estabelecidas em legislação específica e não as cumprir coloca em risco a segurança dos passageiros e o bem-estar da sociedade.
“Permitir que esse tipo de serviço seja realizado por quem não tem autorização, traz risco não só a segurança e vida dos usuários, como também priva os taxistas, que pagam seus impostos e trabalham dentro da lei, de realizar seu serviço e obter o sustento de suas famílias”.
Galba Netto justifica ainda, afirmando que o objetivo é também “evitar a proliferação de serviços que possam colocar em risco a população e impedir a criação de subterfúgios para a atuação de profissionais e veículos clandestinos”.
Além do projeto de Lei, os vereadores aprovaram ainda a concessão de título de Cidadão Honorário ao sr. Eduardo Xavier dos Passos e vários requerimentos, solicitando ao Poder Executivo, melhorias na infraestrutura dos bairros.
Fonte: Câmara Municipal de Maceió
SITE ALAGOAS 24 HORAS.
Até quando a UBER vai ficar afirmando que é uma inovação tecnológica???
ResponderExcluirOs taxistas já utilizam apps há muito tempo, os apps sempre fizeram a ponte entre taxistas e passageiros.
É muita safadeza dessa empresa invasora que se utiliza dessa desculpa esfarrapada , conseguindo colocar uma frota de carros de forma ilegal para se dar bem sem qualquer permissão do poder público.
aos dirigentes do Uber
ResponderExcluirDeixem de ser burros e façam cadastro só de taxi legalizado e nunca mais iram gastar dinheiro com Advogados, Globo, multas com fiscalização e etc.
Porra está difícil de vocês entenderem!!!!!!!!!!
Você ta louco amigo, quer pagar 20% do seu faturamento para esses exploradores, estou satisfeito com a 99 Táxi, fora UBER.
ResponderExcluirFora UBER, a 99 taxis trabalha bem!!!
ExcluirO 99 taxis e um otimo app da de 1000 no uber!
ResponderExcluir99 muito melhor
ResponderExcluirQUANDO SE FALA DE INOVAÇÃO ESSE APLICATIVO NAO TEM NADA ,ELE SO É FORTE PQR ELE VAI DIRETO AO PONTO FRACO DA PESSOA O DESEMPREGO ,TODOS ESSES SERVIÇOS A 99TAXIS E EASY JA FAZIAM DESDE 2012 ANTES A UNICA DDIFERANÇA DELA É QUE FAZ COM CARRO PARTICULAR ,AI EU ME PERGUNTO ONDE ESTA A INOVAÇÃO TECNOLOGICA .SO HAVERÁ INOVAÇÃO QUANDO OS TAXIS FOREM DIRIGIDOS POR ROBÔS AI TUDO BEM AI EU VOU CONCORDAR E PROCURO OUTRO EMPREGO .
ResponderExcluirMandem email pro prefeito pedindo pra sancionar a lei....
ResponderExcluirFALA RAPAZIADA TO ENTRANDO PRO RAMO AGORA FIZ O IPEM HJ EM NITEROI FOI UMA MERDA PRA ACHAR.FALARAM QUE ERA NO CENTRO E É LA ATRAS DO BATALHAO DA P.M, ENFIM...ALGUM DOS COLEGAS PODE ME REPONDER SE UM SEGURO DA PORTO SEGURO POR 2900 É CARO?
ResponderExcluirO meu na sulamerica com auxiliar, tenho garagem, deu isso, com auxiliar...
ExcluirDependendo do carro , esta na faixa!
ExcluirDepende do carro...
ResponderExcluirsiena 2013
Excluirsiena 2013 1.0
ExcluirDepende do carro...
ResponderExcluirDepende do carro...
ResponderExcluirSITE O DIA
ResponderExcluirRio
Eduardo Paes deve sancionar projeto que proíbe Uber no Rio
'Nosso caminho é o da sanção, a não ser que tenha alguma irregularidade', disse o prefeito
Agência Brasil
03/09/2015 17:33:03 - Atualizada às 03/09/2015 17:33:52
Rio - O prefeito Eduardo Paes disse, nesta quinta-feira, que o projeto da Câmara dos Vereadores que bane o Uber e outros aplicativos de transporte particular do Rio de Janeiro só não vai ser sancionado se houver inconstitucionalidade ou irregularidade. "O nosso caminho é o da sanção. A não ser que tenha alguma irregularidade ou inconstitucionalidade", afirmou o prefeito.
Nesta semana, a Uber divulgou uma carta em que pedia que o prefeito "dialogasse com a sociedade" antes de sancionar o projeto. Em resposta, Paes já havia afirmado que estava aberto ao diálogo. Ontem, a empresa pediu a adesão de internautas à hashtag #vetaPaes e deu uma lista de endereços de emails para que a população peça ao prefeito que vete a medida.
A UBER encheu a caixa de emails da prefeitura com seus robôs da internet e call center, estamos esperançosos pela sanção Sr Prefeito, Rio de Janeiro não é a casa da Maria Joana.
ResponderExcluirtemos q fazer o mesmo,senão o prefeito vai achar q a grande parte da população apoia a uber e sabemos muito bem q não é assim,eles contratam pessoas para ficar dia todo fazendo isso...André cria um link com uma mensagemde apoio a sanção sa lei...somos mais de 50,000 trabalhadores,fora familiares...7788 pra quem entende,e apoia a idéia...somos muitos e fortes, mesmo com todas diferenças,somos uma classe que merecemos ter nossa profissão esustento de nossas familias garantidos!!!!
Excluir#sancionapaes
APOIADO.
ExcluirRelaxa meus amigos, a prefeitura sabe que esses emails são enviados por robôs da internet.
ResponderExcluirQualquer garoto que é programador ou trabalha na área de tecnologia pode enviar um milhão de emails em segundos, todos nós recebemos dezenas de emails de propaganda, não fiquem pensando que a maioria desses emails são da população. Robôs da internet e spams são feitos para isso.
ResponderExcluirPrecisamos colocar a UBER no seu lugar, precisamos parar de fazer propaganda gratuita para eles. Pense nisso, não entre na paranoia que a UBER quer criar. PRecisamos melhorar nossa prestação de serviço!!!! atender bem é nosso diferencial!!!!!
ResponderExcluirCarro preto é carro de funerária, taxi é AMARELO!!!!
ResponderExcluirEngraçado ninguém aqui achou bom o fato de eles estarem unificando as vistorias e facilitando a permuta , prazo 3 dias úteis. Amigos , isso sempre foi pleiteado pela categoria, esta ai na Lei, eles terão 180 dias para botar em prática!!! isso será muito bom.
ResponderExcluirpessoal daqui do blog,ve se encontre um tempinho e assiste um documentario sobre a nossa midia (alem do cidadao kane) e ve o que estamos enfrentando,valeu
ResponderExcluirObrigado pela dica taxista do bem, muito bom documentário!
ExcluirGALERA QUEM TIVER FACEBOOK VAI NA PAGINA DO EDUARDO PAES E DA UMA FORÇA, JA QUE O PESSOAL DA UBER TA FALANDO AOS MONTE POR LÁ
ResponderExcluirAndré você como representante e jornalista poderia nos informar o porquê de tanta demora para o Prefeito Eduardo sancionar ou vetar o projeto de lei?
ResponderExcluirSei que você não tem obrigação e nem recebe para tal, mas estamos ficando apreensivos com as declarações do Prefeito.
Enquanto isso a Uber toca o rebu e continua funcionando normalmente no Rio de Janeiro.
TA FODA, É MUITOS DELES NA RUA...
ExcluirE A FISCALIZAÇÃO NADA !!
Anonimo 4 set 00:42, fica tranquilo, o prefeito esta dentro do prazo, quer ajudar? vai lá no face do Eduardo Paes e segue a ideia do companheiro ai de cima (Marcio Alves), participa do movimento #sancionapaes, e não esquece de curtir todo mundo que estiver criticando a UBER, e não esquenta para os 700 mil email que eles estão anunciando, são forjados, tudo plantado, mentira pura.
ResponderExcluirPode confiar estamos no caminho certo!!!
A UBER esta agonizando!!!!
Pertinho de falecer!!!!