terça-feira, 28 de julho de 2015

O UBER E O MITO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA


Aplicativos que ligam o motorista a passageiros, é algo que os taxistas do Rio de janeiro e outras capitais já conhecem desde 2012. Única inovação que o Uber trouxe, foi mostrar a fragilidade do poder do estado em manter regulado uma atividade econômica que por mais de 40 anos sempre exerceu seu poder.

O que o Uber diz é: Dane-se os Prefeitos, eu posso colocar quantos carros de transportes individuais eu quiser, e eles não farão nada, pois são de nada.

Patrick Luiz Sullivan De Oliveira
Um dos melhores textos jornalisticos já escrito sobre a guerra entre TÁXIS x UBER. O texto é longo, mas vale muito a pena ler até o final. Parabéns ao profissional  Patrick Luiz Sullivan De Oliveira, que traduziu muito bem o que todos nós milhares de taxistas e familiares consideramos. 

Conforme disse, vamos falar em "neoliberalismo", vamos discutir mercado. Essa semana, vamos lembrar dos ataques a jornalistas que se opuseram ao Uber e sofreram retaliações, isso pode explicar o porquê deles falarem bem, da Rede Globo os apoiar tanto. Será que os jornalistas estão com o "rabo-preso"? 

Esse Sr. Patrick Luiz Sulivan, com certeza não e tampouco o veículo que usou, a Carta Capital. 

Encontrei esse e-mail na internet, Email: plso@princeton.edu , não sei se conseguiremos enviar elogios por ele. 

O Uber e o mito da panaceia tecnológica

por Patrick Luiz Sullivan De Oliveira* — publicado 19/07/2015 04h55, última modificação 21/07/2015 13h52
O Uber se apresenta como um fenômeno da “economia compartilhada”, mas a ideia é desonesta. O aplicativo nada mais é do que uma empresa agressiva tentando maximizar seus lucros
Fotos: Fernanda Carvalho / Fotos Públicas
uber-taxistas
Protesto de taxistas em frente à Câmara Municipal de São Paulo contra a Uber

Recentemente, taxistas em cidades espalhadas pelo país foram às ruas protestar — em certos casos violentamente — contra a introdução do Uber no Brasil. Na França, a situação foi ainda mais extrema, com carros sendo destruídos e incendiados e a Uber por fim decidindo suspender o seu segmento mais low-cost no país dos gauleses.
Simpatizantes do Uber criticaram severamente os taxistas (e os reguladores, que não andam satisfeitos com o fato de que o serviço não cumpre as normas estabelecidas para o transporte de passageiros). Dizem que eles querem barrar a competição e manter o monopólio de passageiros, que não são nada mais do que uma classe corporativista reacionária com medo de perder os seus privilégios. Mas as coisas não são tão simples assim.
O Uber não é nenhuma panaceia, muito menos uma empresa beatificada. Através de um marketing engenhoso, companhias bilionárias do Silicon Valley apresentam para seus consumidores uma imagem positiva e utópica que é extremamente tentadora nestes tempos econômicos tenebrosos.
O Uber diz que faz parte de um novo fenômeno, o da “economia compartilhada” — termo que conjura a imagem de pessoas alegres e bem-dispostas ajudando umas às outras, todas ganhando uma parcela justa no processo. Mas a ideia de que o Uber se enquadra nesse conceito de “economia compartilhada” é desonesta, pois o aplicativo nada mais é do que uma empresa extremamente agressiva tentando de tudo para maximizar seus lucros.
uber-aplicativo-tecnologia
O aplicativo Uber oferece serviço de "carona paga" para usuários e pretende ser uma alternativa ao uso de táxis tradicionais.
Talvez seja até o melhor exemplo que temos atualmente de um capitalismo desenfreado abastecido por enormes reservas de capital que primeiro destroem a competição para depois monopolizar o mercado (o exemplo da Amazon). Com um exército de lobistas e de advogados, o Uber vem penetrando mercados de maneira beligerante, curvando governos municipais aos seus desejos e colecionando multas por não dar ouvidos aos reguladores.
Muitos já falaram sobre os benefícios que o Uber supostamente traz, então talvez seria hora de dar voz a algumas criticas que precisam ser tomadas em consideração para o debate progredir de uma forma realmente honesta.
Do lado do consumidor temos a questão da regulamentação, principalmente no quesito da segurança. Como a história dos séculos XIX e XX demonstra, não podemos contar com o “mercado” para arcar os custos sociais dos avanços industriais e tecnológicos. As condições de trabalho dos mineradores — com seus pulmões manchados de preto — não melhoraram pela livre e espontânea vontade das mineradoras. E as indústrias químicas não começaram a lidar com o lixo tóxico de uma maneira mais segura para o meio ambiente e para as seus vizinhos só porque são conscientes.
Seria ingênuo esperar que o Uber resolveria questões relativas a inspetorias de veículos, paliação do risco sofrido por passageiros, motoristas e pedestres e emissão de gases, entre outras.
Quem é legalmente responsável no caso de um acidente envolvendo um carro do Uber?
Fica também a dúvida quanto à ética do sistema de surge pricing (onde os preços aumentam simultaneamente com a demanda) adotado pela empresa. O Uber foi criticado severamente quando seus preços explodiram durante o sequestro em massa que ocorreu em dezembro de 2014 em Sydney  (o preço mínimo para usar o serviço subiu para 100 dólares australianos).
Tudo isso demonstra que o serviço se insere em um complexo sistema de transporte publico — problema de política urbana que deveria ser sujeito a deliberação de todos os partidos afetados.
uber-taxistas-clandestinos
Taxista usa colete contra os motoristas da Uber
Podemos também analisar a situação pelo ângulo da classe trabalhadora. Nos Estados Unidos, a cada dia cresce o descontentamento dos motoristas do Uber. Eles têm visto o seus percentuais de lucro cair, mesmo continuando em ter que arcar com todos os riscos envolvidos em prestar um serviço de transporte.
Inclusive, essa exímia empresa da “economia compartilhada” foi acusada de surrupiar gorjetas que clientes deixavam aos motoristas. (Não menos preocupantes é como a empresa manuseia os dados privados de seus usuários, ainda mais depois que um de seus executivos sugeriu usar essas informações para vendetas contra jornalistas que fizeram reportagens que não foram favoráveis à imagem do Uber).
Esses fatores explicam porque nos EUA temos um crescente movimento para que os motoristas deixem de ser autônomos e virem empregados. Não podemos esquecer que o Uber é parte de um processo que anda ganhando força nessa economia global onde os termos são ditados pelo capital financeiro: a criação de uma classe maior de subempregados cada vez mais dependentes de bicos aqui e ali para sobreviver enquanto os lucros dos investidores crescem a níveis exorbitantes.
O CEO do Uber, Travis Kalanick, acusou os críticos do aplicativo de quererem “parar o progresso”. Isso nada mais é do que uma estratégia retórica que busca marginalizar aqueles que não compartilham a visão (e os lucros) das elites industriais, tecnológicas e financeiras.
Como o historiador François Jarrige demonstra em seu livro Techno-critiques: Du refus des machines à la contestation des technosciences (Paris: La Découverte, 2014), esse discurso marginalizador nasceu junto com a Revolução Industrial e consolidou-se na Belle Époque, justamente o período em que surgiram os grandes barões do industrialismo e um movimento trabalhista que buscava uma segurança social melhor e salários mais dignos ante uma desigualdade crescente.
Hoje, em 2015, temos a Uber estimada em mais de 40 bilhões de dólares, o seu CEO com seus 5.3 bilhões de patrimônio e seus motoristas autônomos (“driver partners”, de acordo com a “novilíngua” do Silicon Valley) — esses últimos cada vez mais desiludidos com o potencial econômico de um trabalho instável ao mesmo tempo em que ameaçam o ganha pão de milhões de taxistas pelo mundo.
São justamente as vozes mais criticas que demonstram que o “progresso” pode seguir caminhos diversificados. Podemos “des-inventar” certas inovações que se mostraram perigosas, como o DDT e o CFC, e podemos procurar maneiras de orientá-las em direções mais positivas e seguras, como vem sendo o caso da energia nuclear.
A ideologia que brota do Silicon Valley apresenta a tecnologia como uma coisa inerentemente positiva ou, na pior das hipóteses, neutra. Mas a tecnologia nunca é imune a dinâmicas de poder. O “progresso” não é alcançado através de inovações tecnológicas, mas sim graças a escolhas políticas de como (e se) incorporaremos essas inovações dentro do nosso complexo mundo social.
Se uma introdução ética de novas tecnologias na sociedade depende de um diálogo democrático, porque ao invés de aceitar o Uber como um fait accompli não considerarmos a ideia de Mike Konczal? Um Fellow no Roosevelt Institute, Konczal sugeriu socializar o aplicativo, lembrando que os populistas americanos criaram cooperativas para lidar com as mudanças tecnológicas no final do século XIX.
Afinal, os motoristas já são donos de quase todo o capital operacional (os seus carros), então porque não distribuir o lucro de maneira comparável? Aí sim, poderíamos dizer que o aplicativo fomenta uma verdadeira economia compartilhada. Mas se o Uber não quer empregar motoristas, que seja então apenas uma provedora de software.

* Patrick Luiz Sullivan De Oliveira é doutorando em História da Princeton University
Fonte: http://www.cartacapital.com.br/
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40 comentários:

  1. Já tinha lido, ótimo texto, mas VC vê já tem miliciano da uber ameaçando aqui.
    Se isso for verdade já era, acho q realmente é torcer pros políticos não roerem a corda.
    E tem q parar com essa guerra de ameaçar, xingar... Po somos trabalhadores, não marginais!!! Se perdemos a cabeça já era.

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  2. Pra que um texto tão grande para nada.

    A uber não presta porque que é ilegal.

    E nunca se compara algo legal com ilegal.

    Da maneira que comparam uber e táxi.

    Uber empresa de transporte de passageiros.
    Que usa carros particulares para atender seus clientes.
    Sem autorização para isto. O que a torna ilegal.

    Não importa o tratamento o carro. Ou qualquer outra coisa que ela faça. Ela não é autorizada a fazer isso. Então não presta.

    A mais poderíamos legalizar.

    Não pode não porque já existe um profissional capacitado querendo a mesma coisa e nós não.

    Quem são esses profissionais.
    Os auxiliares que estão sendo massacrados por exploradores.

    Chega de fala em uber André da kombi.

    Só fala nisso agora eu em muda o tema.

    Fica fazendo teatro chega chega chega chega.

    A manifestação já passou.

    Ver se honra sua palavra.
    Que falou que iria ver a situação dos auxiliares.

    Ou vai falar para eles a mesma frase que falou pra nós do garnier.

    Muda de postura. Sempre enrolando as pessoas.
    Coisa feia. Fez acordo agora fica postando pensamento de outros contra uber.

    Me explique isso. Qual foi o acordo.

    Deveria colocar aqui no Blogger a não pode não né. Kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk.

    Um cara tão inteligente. Mais tá igual os políticos só pensa em si.

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  3. Na minha opinião antes q a casa caia de vez para nos,temos q fazer-nos o curso e nos qualificar nos para e não margem para os PS achar q eles são melhores q nós.pois sinto q nosso ganha pão está sendo ameaçado.esses liberianos são lobos em pele de cordeiro.

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    1. ABRAM O OLHO GENTE!!! TEM PESSOAS FALANDO QUE VÃO FAZER MUNDOS E FUNDOS E CRITICANDO O UBER !!! MAIS NA REALIDE A PESSOA QUER FICAR BEM CONHECIDA COMO O FULADO DE TAL QUE BRIGA OU SUPOSTAMENTE TENTA FAZER ALGO EM PROL DE SUA CATEGORIA!!!

      ANO QUE VEM TEM ELEIÇÃO PRA VEREADOR!! ESSA É A EPOCA DE APARECER, E FICAR NA CRISTA DA ONDA!!! QUEM TEM QUE PROIBIR OU LIBERAR NÃO É FULANO E NEM FICAR FALANDO BESTEIRAS!!!

      É A JUSTICA, QUEM MANDA É O GOVERNO FEDERAL!!!!! ELES SIM TEM O PODER DE DERRUBAR QUALQUER COISA!!!!

      NÃO CAIAM EM FALSAS MENTIRAS!!!!

      SEMPRE SE APROVEITAM DO POVO BRASILEIRO NUMA HORA DE DESESPERO!!

      CANDIDATOS SANGUE SUGAS QUEREM SE APROVEITAR DA DESINFORMAÇÃO DAS PESSOAS!!!!

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  4. Em relação às essas ameaças, é claro que são tudo mentira! Pelo amor de Deus, trata-se de empresa Multinacional avaliada em mais de U$50 BILHÕES! deixa de se idiota e para de inventar coisas! A UBER está cagando para milícia e outros meios!
    André, você é o cara, e confiamos em você!

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    1. vai pensando que não...realmente não não os acionistas americanos que estão incomodados e sim os investidores do rj sp mg ...tem miliciano com 5 carros na uber colocando auxiliar pra dirigir...e tem mais o novo investidor da uber é o rogerio 157 da rocinha,(ouvi falar) imagina se for verdade,isso é uma máfia.

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    2. No Uber eles podem botar quantos carros quiser porque é pirata na prefeitura q não é pirata pode tb!!! Dois pontos iguais a bagunça

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  5. Mas já tem gente com 5 carros lá dentro, oq aqui chamam de investidor.

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  6. No Brasil só conheço o sistema de táxis da cidade do Rio de Janeiro. Em geral os serviços prestados são péssimos. Existe pouco respeito ao passageiro, com música em alto volume, uso frequente de celular e todos os tipos de som no espaço limitado de um carro. A sensação de desconforto e insegurança também é passada pela forma agressiva de dirigir, comentários não solicitados, mal humor etc. Isso sem mencionar os que recusam passageiros que queiram ir para determinados bairros. Muitos táxis estão em péssimo estado de conservação. Assim como o serviço de ônibus, o serviço de táxis do Rio de Janeiro é péssimo e incompatível com uma cidade muito bonita, interessante e turística em pleno século XXI.

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  7. Taxistas de várias cidades brasileiras estão protestando contra esse tal de Uber. O que é isso?

    O Uber é um aplicativo de celular que conecta uma pessoa a um motorista particular. Digamos que você precisa ir até o trabalho, por exemplo. Pede um carro do mesmo jeito que faria com um aplicativo de táxi.

    É um aplicativo para pedir táxi?

    Não. Funciona de um jeito um pouco diferente. Os carros do Uber são pretos, geralmente de luxo, e há vários itens de conforto para os passageiros, como bebidas e balas. Os motoristas usam roupas sociais e abrem a porta para a pessoa entrar. Como os táxis, esse serviço cobra bandeira, quilometragem e taxa por minuto parado. Mas há uma diferença importante: quando há muita demanda por carros em uma determinada região, o preço da corrida aumenta. Se muitas pessoas começam a querer usar o Uber em um determinado bairro, por exemplo, o faz crescer o preço para que haja um equilíbrio no número de carros (na prática, isso desencoraja as pessoas a usarem o aplicativo). Quando o número de pedidos volta ao normal, o preço da corrida diminui novamente.

    Os carros do Uber são táxis?

    Não. São motoristas particulares que atendem a quem tem conta nesse aplicativo.

    Por que os taxistas estão irritados?

    Porque, para eles, trata-se de uma concorrência desleal. Para operar um táxi, o motorista precisa conseguir um alvará, uma licença especial emitida pelas prefeituras das cidades. Conseguir uma permissão dessas envolve uma boa dose de burocracia e investimento. Na maioria das capitais brasileiras, a prefeitura parou de emitir alvarás e quem quiser virar taxista tem que comprar ou alugar de alguém que tenha esse documento.

    Os taxistas fizeram alguma coisa para combater o Uber?

    Além de protestos em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, o sindicato da categoria entrou com uma ação na justiça de São Paulo para obrigado o Uber a parar de fazer corridas. A Justiça decidiu que o aplicativo pode sim operar.

    Quem defende o Uber diz que o serviço prestado é diferente do táxi (porque é de um nível mais alto) e que ele é o equivalente a contratar um motorista particular, algo que já existe e é perfeitamente legal. O Uber apenas conectaria os clientes aos motoristas, e isso não pode ser considerado uma concorrência aos táxis.

    http://www.cartacapital.com.br/sociedade/entenda-a-polemica-do-aplicativo-uber-9680.html

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    1. Aqui no Rio de Janeiro a JUSTIÇA já Liberou o Uber desde o ano passado!

      O secretario disse que vai entrar na justiça contra o Uber, DE NOVO!!!

      Podemos acreditar que até as próximas eleições, depois de ter votado nos nossos candidatos a justiça admitirá que estava errada, como tem idiotas!!!

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  8. OPERAÇÃO PROTESTO SINCRONIZADO NAS GRANDES METRÓPOLES DO BRASIL. SE OS POLITICOS NÃO TOMAREM ATITUDE, NÓS TOMAREMOS: ALÔ BH, SP, RJ, CURITIBA, PORTO ALEGRE E BRASILIA. VAMOS PARAR O BRASIL NO MESMO DIA E HORÁRIO.

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    1. Será que vocês ainda não perceberam que os seus protestos estão fazendo o sucesso da UBER?
      Será que você que paga diária para ser motorista de um táxi, somando o que você gasta com esta diária você consegue pagar prestação de um carro de luxo que será seu?
      Será que está na hora de acabar com o cartel dos taxis, pessoas e empresas com 100, 200, 300 licenças e você pagando diária?
      Não sou motorista, na minha cidade não existe UBER mas por tudo que leio, entendo que é o momento de acabar com o monopólio e termos uma qualidade de serviço muito melhor.

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  9. Adesivos em todos os carros mostrando a verdade sobre o uber!!! Casos de estupro, tarifa dinâmica ( tiro) , TX de cancelamento, caos no transito de NY...

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  10. FALA RAPAZIADA ...TA ROLANDO UMA CONVERSA QUE O ANDRE DO TAXI VAI VIRAR "ANDRÉ DA UBER"...VERDADE ISSO? ELE VAI NÓS ABANDONAR? PARECE QUE A MILICIA COMPROU ELE

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  11. Não mete essa infeliz !
    Vai pra Uber vai pra kombi vai a merda
    Já vai tarde

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    1. pessoas como vc que nos envergonham,você é abjeto a classe.

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  12. eu é que não chamo mas a uber. Sou contra milícia. e sem contar que eles podem me extorquir depois...por isso que tem uns motoristas da uber na gardênia azul. lá é área de miliciano...bom agora eu vou apoiar os taxistas nessa briga pois não posso ser á favor dessa raça desumana de bandidos

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  13. AE ANDRE VAI NA PAGINA DO RECLAME AQUI.... PROCURA PELA RUBER....E VAI VER QUANTAS RECLAMAÇOES...DE COBRANÇA INDEVIDA...

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  14. Me enviaram um email dizendo que eu tinha R$ 40,00 para testar o serviço ,...
    Sexta-feira, 24 de Julho de 2015 - 20:14, São Paulo - SP
    Uber
    Me enviaram um email dizendo que eu tinha R$ 40,00 para testar o serviço , mas me enganaram . Fiz uma corrida curta para testar o serviço no valor de R$ 14 e me cobraram . Aguardo uma solução continue lendo

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  15. TEM MUITAS RECLAMAÇOES...UBER NO RECLAME AQUI....

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  16. ENTÃO TA NA HORA DO ANDRÉ(TAXINFORME E OUTRAS) FAZER CARTAZES,REVISTAS,INFORMATIVOS ALERTANDO SOBRE ESSES PERIGOS QUE A GRANDE MÍDIA MANIPULADORA NÃO MOSTRA(QUE AO CONTRARIO DENIGRE NA IMAGEM DO TAXISTA)

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  17. Promoção
    Uber
    São Paulo - SP Sábado, 25 de Julho de 2015 - 07:43

    Ontem fui informada por um motorista do Uber que a minha corrida não seria cobrada se fosse inferior a R$50,00 devido a uma promoção vigente no dia (24/07) no Rio de Janeiro.

    Dessa forma, mais tarde peguei novamente o serviço, em percurso que ficou menos do que o valor referido.

    Entretanto, só depois vi o e-mail do uber informando que deveria ser colocado um código na aba de promoções, o que, obviamente não foi feito por mim uma vez que fui informada equivocadamente pelo motorista, e assim fui cobrada por ambos os serviços.

    Gostaria de uma solução, pois gosto muito dos serviços realizados pela empresa, entretanto, nesse caso, o incidente foi causado pela falha na informação de um de seus motoristas.

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  18. uber
    Terça-feira, 28 de Julho de 2015 - 09:25, Salvador - BA
    Uber
    quero excluir minha conta e nao consigo ele ja cobrou 3.00 reais e nao gostei continue lendo

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  19. ACHO QUE TA NA HORA DO ANDRE 2.000 DE CADA AUXILIAR PARA FAZER INFORMATIVOS CONTRA A UBER...E OS PERMISSIONARIO E AS EMPRESAS EXIGIR QUE SEUS AXILIARES CADA UM PAGUE 2.000 PRO ANDRE PARA TERMOS RECURSOS FINANCEIRO PRA COMBATER A UBER.

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  20. Uber: vacina contra a máfia dos alvarás de taxistas

    Protestos funcionam como publicidade: downloads do aplicativo quintuplicaram na semana passada.

    Semana passada, você leu em toda a mídia sobre os protestos, no Rio de Janeiro e amiúde, contra o Uber – que viu seus
    downloads se multiplicarem por 5 nas 24 horas seguintes à efervescência.

    O alvará para você ser taxista custa 100 mil reais.

    Vou te dizer uma coisa: os jornais e a rádio fazem o senhor ter pena dos taxistas por causa do Uber.

    O que acontece se libera o Uber?

    Acaba a máfia dos alvarás. Mas precisamos dos promotores para investigar essa máfia também…

    https://br.noticias.yahoo.com/blogs/claudio-tognolli/uber-vacina-contra-as-m%C3%A1fias-do-alvar%C3%A1-de-150845701.html

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    1. Vi essa matéria hoje e o pior são os comentários. Muita gente desinformada, muitos defendendo o Uber. Pensam que vão ter mais qualidade com ele. Escrevi que isso vai ser até eles quebrarem os taxis, aí vai ser um inferno. Todos perderão, só eles vão ganhar, como já está acontecendo lá fora.

      Realmente estranho é o silêncio das empresas Globo. Quando fala, fala a favor. Não surpreende se eles forem sócios da Uber no Brasil...

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  21. Uber tá se F....de verde e amarelo.
    Operação no SDU levou + de 20 carros.
    Cadê a marra agora seus piratas.
    Isso é só o começo.

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  22. hehe e eu vou dar risada

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  23. Não comemoro a derrota de outros, são pais de família TB, que estão pela necessidade, e principalmente pelo nosso mal atendimento, sendo usados pela uber. A uber não se criaria aqui se tivéssemos um bom atendimento. E os motoristas q lá estão, na verdade são usados pela uber!!
    A errada aqui é a uber, eu ia rir se o diretor da companhia fosse preso, ou o cara de pau do Sabba que responde pela uber... Fora isso temos q comemorar o estado cumprindo as leis, e continuarmos lutando pra evitar a regulamentação da uber, pois a globo vai continuar tentando!

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    1. Meu caro,não generaliza a categoria,tem uma minoria sim que nem deveria ser taxista,mas não diga que damos mal atendimento,a UBER não se criou aqui amigo, o que eles querem é dominar o transporte pelo mundo e ganhar dinheiro num curto espaço de tempo, a UBER foi criada lá fora. No entanto estão sendo banidos em varios lugares,e onde foram regulamentados as autoridades só perceberam agora a merda que fizeram. Agora quantos as apreensões vc está com dó deles,por favor amigo,leia o que os motoristas deles escrevem na pagina do facebook da UBER sobre nós, Dizem que somos bandidos e sujos,ficam denegrindo nossa categoria, e vc fica com dó,imagine se eles pudessem acabar como nós,te garanto que iam cuspir em cima.

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    2. Leia isto, vc tem dó dos caras porque? Se vc visse a metade dos comentários que esses fazem sobre a gente vc não ficaria com dó não, se eles foram apreendidos hj, é porque a lei começa a funcionar, e outra camarada,eles sabiam que isso poderia ocorrer,sabem que estão na ilegalidade. Creio que a maioria nem deve ser donos dos carros, pois a UBER aceita segundo condutor, veja no site de parceiros UBER e vc vai ver como é,isso ai ta virando que nem o Táxi,cheio de investidor colocando carro para trabalhar.

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    3. É verdade. Não tinha pensado assim!!
      E realmente, sei q levamos a fama por conta de uma minoria...

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  24. Até que enfim a Globo mostrou alguma coisa, pois todo dia eles falam alguma coisa a favor da UBER, o povão ja ta ligado que a GLOBO promove a UBER, queria também que a GLOBO fizesse uma matéria que tem um monte de investidor colocando varios carros na UBER e contratando motorista para ganhar R$ 1.200,00.

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  25. globo a velha globo...ensinando como matar irmão,como matar marido,passando a imagem que um cristão é adultero enquanto um casalzinho gay tem uma conduta exemplar(quando na verdade sao eles quem promovem as maiores putarias que se podem imaginar ate enfiar crucifixo um no cu do outro esses tarados loucos enfiam.Isso é que é uma familia respeitavel)

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  26. Globo,até meus passageiros comentam que vcs fazem o maior marketing para a UBER, hoje minha esposa já cancelou no salão de beleza a assinatura da revista Época.

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  27. Pessoal, parem para pensar.Mesmo que este Urber de certo, com certeza os taxistas irão se qualificar.A competividade sadia é bom para o mercado de transportes.Mesmo assim, em minha opinião a Urber náo vingará, vai ser passageiro....os taxistas estão fixos e não saem!!Confio mais em um taxista do que estes iniciantes hipócritas, engravatados.Cuidado gente , já existem Urber na praça falsos!!!

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