terça-feira, 5 de maio de 2015

LIMINAR CONTRA O UBER É DERRUBADA EM SÃO PAULO - CAIU A LIMINAR DO UBER

Alegria de pobre dura pouco, liminar contra Uber caiu antes mesmo de sentirmos os seus efeitos.

Quando me perguntam o porquê de não ingressar com uma ação contra o Uber, sempre falei da possibilidade de dar chance de esgotar questionamentos e argumentos, e assim fortalecer os adversários, pois há riscos de conseguirem alguma medida preventiva e trabalhar sob a tutela do poder judiciário de forma "quase legal".

Não podemos deixar de lembrar que o feito do SIMTETÁXI foi uma grande vitória e que ainda estamos no páreo e a luta apenas começou.

Ainda estou no processo de conhecimento do inimigo, buscando estratégias e traçando planos com companheiros inclusive de outras cidades.

O melhor texto que esclarece o assunto LIMINAR CONTRA O UBER, é de um grande advogado de São Paulo, na qual tenho grande estima e consideração, inclusive foi um dos que trabalharam na comitiva formada por mim, Dr. Edson de Curitiba, Edmilson Sarlo (Americano da Abracomtáxi), Deputado Federal Osmar Serraglio e Dr. Fábio Godoy.

Godoy explica de maneira simples o que aconteceu :


Seguem abaixo os esclarecimentos sobre o processo movido em face da UBER.

Em 28 de abril de 2014, o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas empresas de Táxi no Estado de São Paulo distribuiu MEDIDA CAUTELAR INOMINADA COM PEDIDO DE ORDEM LIMINAR em face da UBER DO BRASIL TECNOLOGIA LTDA, processo nº 1040391.49.2015.8.26.0100 perante a 12ª Vara Cível do Foro Central da Capital do Estado de São Paulo.

Na mesma data, foi deferida a ordem liminar, cuja parte final dispõe o seguinte: DEFIRO a liminar para determinar que a requerida cesse a disponibilidade e o funcionamento do aplicativo em questão (nacionalmente), bem como suspenda suas atividades na cidade de São Paulo, SP (conforme especificação do pedido inicial), sob pena de multa diária de R$ 100.000,00 (cem mil reais) - limitada, por ora, a R$ 5 milhões -, a correr a partir do terceiro dia da efetivação da intimação da requerida. A presente decisão servirá de mandado, a ser cumprido pela própria parte requerente, determinando-se que as empresas Google, Apple, Microsoft e Samsung deixem de fornecer nas suas respectivas lojas virtuais o aplicativo Uber, bem como para que suspendam remotamente os aplicativos Uber dos usuários que já o possuam instalado em seus aparelhos celulares. Caso haja pedido nesse sentido, fica já deferida a intimação da requerida e o cumprimento do mandado às empresas retro por meio de oficial de justiça, recolhidas as devidas custas. Observo que a requerida poderá ingressar nos autos especificamente para pugnar pela revogação da liminar - portanto ainda antes de escoado seu prazo para a contestação, e sem prejuízo dessa -, devendo o cartório promover a conclusão imediata do feito. Cite-se com brevidade, por meio de carta com AR. Sendo requerida, também fica já deferida a citação por oficial.

A UBER foi intimada da ordem liminar e citada da ação judicial em 29 de abril de 2015.

Em 30 de abril de 2015, a UBER manifestou-se no processo e pediu a revogação da liminar, alegando que os motoristas exploram atividade privada que não coincide com o ramo de atividade dos taxistas, bem como o marco civil da internet (lei 12.965/14) privilegia a criação de novos negócios na área de tecnologia. Além disso, alegam que houve a violação do princípio do Juiz natural, pois já foram distribuídas duas ações anteriormente junto à 19ª Vara Cível do Foro Central, ambas julgadas extintas.

O juiz acolheu a alegação quanto ao Juiz natural e determinou a remessa dos autos para a 19ª Vara Cível do Foro Central da Capital.

Paralelamente, a UBER interpôs o recurso denominado Agravo de Instrumento perante o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, ao qual foi dado efeito suspensivo para suspender a decisão liminar (aquela que suspendeu a atividade da UBER) até que o Juízo da 19ª Vara se manifestasse sobre as questões processuais levantadas.

Agora pouco (04/05), a Juíza da 19ª Vara Cível do Foro Central indeferiu a petição inicial e revogou a liminar, sustentando que falta legitimidade ativa para o Sindicato e também a medida cautelar inominada é a via inadequada para o objetivo pretendido.

Portanto, por ora, não existe mais ordem judicial proibindo a atuação da UBER.

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39 comentários:

  1. André boa noite, estamos dessa vez brigando com uma empresa multinacional, onde tem um corpo jurídico muito robusto.
    O que mais me preocupa é que infelizmente vivemos num país corrupto, onde vemos os principais poderes envolvidos em grandes escândalos! Tenho certeza que eles (UBER), vão ter acesso a brechas nas leis para que de alguma maneira consigam legalizar o seu serviço.
    Como você já falou anteriormente, eles crescem devido a uma menoria de colegas nossos que tratam mal os passageiros, tentam sempre levar vantagens.
    Nós somos os culpados por tratarmos o nosso ganha pão mal e agora ficamos aqui reclamando e chorando o leite derramado. Tenho certeza de sua competência e sei que você vai fazer o possível para nos ajudar, mas sinceramente acho que já perdemos essa.
    Mas independente disso, eu só vou parar quando ganhar minha autonomia! !!

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  2. Ok, amigo, mas não perca as esperanças, nós podemos mudar a nós mesmos.

    No dia em que eu perder a fé no Estado e na justiça, saberei que é hora de mudar de país.

    Acredito que a vaidade, arrogância, falta de educação, comprometimento e politicagens, são os maiores fatores que nos comprometem.

    Temos de ficar a mercê da boa vontade das Prefeituras para aumentar a frota( liberação de autonomias) que é uma das ações de combate a pirataria.

    Usar os recursos financeiros para fazer propagandas, campanhas internas de qualificação profissional, que hoje são arrecadados através de taxas nas secretarias que prestam um mal serviço ou deficiente.

    O serviço de táxi tem de ser gerido por nós!

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  3. Vou compartilhar la no grupo do zap, pode? Obrigado aos colegas de SP, aqui no Rio ninguém faz nada.

    Andre, nao desanime, lute por nós

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  4. Não foi dessa vez que a MAFIA dos donos de vários carros (100, 200, 400), conseguiu vencer... Isso que eh desleal. Aluga um carro pra um coitado ter um subemprego. A primeira decisão era um absurdo, onde o excelentíssimo juiz incentivava a baderna publica, com atos para a paralisação das cidades. Era um absurdo. Agora já fui tudo encerrado. Com certeza teremos, em breve, uma regulamentação para o UBER.. Mas agora, o que vale eh que poderemos utilizar o UBER sem peso na consciência.... #UberNaAtiva

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    1. O Zé ruela ninguém obriga a ninguém ser motorista auxiliar não todo mundo perde o emprego e quer ser taxista faz o seguinte trabalha da um duro danado e coloca compra um taxi. E coloca um auxiliar com diária de 20,00 reais. Ele ainda vai achar que esta sendo explorado Zé mane. Vai lavar um calcada

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    2. O Zé ruela ninguém obriga a ninguém ser motorista auxiliar não todo mundo perde o emprego e quer ser taxista faz o seguinte trabalha da um duro danado e coloca compra um taxi. E coloca um auxiliar com diária de 20,00 reais. Ele ainda vai achar que esta sendo explorado Zé mane. Vai lavar um calcada

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    3. Como auxiliar é Burro, a maioria dos motoristas clandestinos da Uber pagam diária que variam em 200 a 300.

      Os donos dos carros da Uber compram vários e alugam na Uber.

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  5. Sou taxista a favor da uber no RJ e contra os exploradores e os car service q estão no poder a décadas e ninguém conseguiu acabar com eles.#uberNaAtiva

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  6. Sou taxista a favor da uber no RJ e contra os exploradores e os car service q estão no poder a décadas e ninguém conseguiu acabar com eles.#uberNaAtiva

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  7. Pessoal, a questão da derrubada da liminar não está querendo dizer que o UBER é um serviço regularizado, e sim como foi a condução do processo, fiquem tranquilos, estamos amparados em vários artigos de lei, imagine se a UBER fosse liberada, centenas de outros aplicativos de veículos particulares clandestinos iriam aparecer, e eles iam acabar morrendo na praia, e o táxi iria continuar sendo táxi, pensem e reflitam.

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  8. Kkkkk eu sou taxista auxiliar, mais quero que a autonomia valha nada, só assim os gananciosos vão se fd.... auxiliar não tem nada a perder. Se falir vai pra uber kkkkk

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  9. Taxi vai continuar sendo taxi sim nas garagens das empresas, pois ninguém vai conseguir pagar duzentos reais de diária com tanta oferta de transporte de passageiro individual.

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  10. Isso, sem contar o volume de taxi clonado.
    Ou seja vários carros com a mesma placa... Isso eh mafia.... Isso sim..... Não sou contra os taxistas, apenas contra os exploradores malditos e bandidos... A favor de serviço de qualidade, e quem oferece isso no mento eh o UBER... Com muita segurança....

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  11. André, Já que a justiça liberou o uber, se temos porta de hotel, car service e outros serviços, sugiro que os auxiliares criem um aplicativo, caracterizem veículos e trabalhem livremente, já que não se precisa mais da autorização da prefeitura. Sim, é o fim da permissão. A própria justiça está determinando isso, ao cuspir na própria lei. Não estou sendo irônico. Estou pedindo a sua opinião e chamando os auxiliares, a pensarem e debaterem a ideia.

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  12. Sou auxiliar e juntei durante 3 anos o valor do carro novo para continuar alugando à autonomia. Por minha surpresa o dono pediu o dinheiro que juntei pra ele e disse que iria financiar 48 de 1000. Mandei ele enfiar a autonomia dele no cccc... Estou na uber, e comprei um corola e tá bombando.

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    1. Parabéns. Sou a favor do UBER, pois alugar alvará e o táxi para motorista qualquer (coisa mais comum que existe), vender alvará (a preços de máfia) e outras atitudes de "taxistas" são ILEGAIS!!! Portanto são criminosos. E dizer que ainda está estudando o "inimigo ", francamente, esse André só pode ser bandido também!!!

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  13. Caramba, aqui só tem comentários de pessoas quem nem são taxistas ou da UBER, André aplique a moderação em seu blog, é lamentável as criticas aqui, amigos o UBER continua clandestino, a questão na justiça é para tirar do ar esse app, os motoristas que aqui defendem a UBER, dou uma sugestão, deixem de ser auxiliares e financiem um Corolla preto, porque não fazem isso, porque sabem que lá na frente vão se ferrar.

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  14. Verdade, mandou bem em seu comentário, aos que não querem ser mais auxiliares, financie um carro preto e fiquem com um carnê bem grosso no porta luva, garanto que tem muita gente querendo ser auxiliar, sabem porque vocês não fazem isso? Porque sabem que vão quebrar a cara lá na frente.

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  15. Kkkkkk vende logo à autonomia, pq lá em nova york tá valendo menos que a metade. Vende logo kkkkk

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  16. Sou auxiliar, tô me lixando pra permissionario. Estou na merda, única coisa é que os 10 milhões diários, que os auxiliares fazem 80 por cento, vão trocar de dono. O André já enxergou isso, vcs permissionarios exploradores e aqueles que não são vão perder tudo. Não sou fã do André, mais à coisa vai feder.vcs não estão brigando com a abrataxi e sim gogle.

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  17. Não se empolgue meu irmão, se tu pensa que o serviço de táxi vai acabar vc deve acreditar em papai noel e coelhinho da páscoa, logo logo assistirem os de camarote os piratas se matando entre eles, quem viver verá.

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  18. O auxiliar q paga uma diária d 200 reais,da para comprar um corolla ou outro carro tranquilo.sua diária vai ser a prestação do carro e seguro...

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  19. O auxiliar q paga uma diária d 200 reais,da para comprar um corolla ou outro carro tranquilo.sua diária vai ser a prestação do carro e seguro...

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  20. Cadê a Abrataxi? Ela que gosta tanto de uma ação judicial não vai se posicionar?

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    1. o sapão morreu...vc (NÃO SABIA?)

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    2. O sapão e sua turma e vários outros estão calados porquê dividiram as cassadas. E os auxiliares ficam aqui sofrendo e sendo enganados. É muita enrolação.

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  21. Então vai lá meu irmão, ta esperando o que pra comprar o Corolla preto e virar clandestino, a fila ta grande de gente querendo virar auxiliar, vc não vai porque sabe que vai quebrar a cara lá na frente.

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  22. Aviso importante a Uber não esta proibido tanto é que foi cacelada a liminar dos taxistas.Uber é legal e o povo esta amando.Viva a Uber .chega de ser naltratado por taxistas infelizes.Aprendam a lição.

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  23. Quem falou que a UBER ganhou a ação está enganado, a juíza não julgou os argumentos do juiz que proibiu o UBER, a questão da decisão dela é como foi conduzida a ação, por se tratar de um processo coletivo, tem que ser iniciado no ministério público, senão fica uma chuva de liminares. O UBER é um serviço ilegal que atropela vários artigos de lei, a batalha jurídica é para tirar o aplicativo de circulação, espero que leiam as decisões antes de falarem abobrinha aqui.

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  24. Ja que nao sou obrigado a ser aux comprei um honda civik zero parcelei em 48 vz me cadastrei na UBER e mandei o fdp do meu permissionario que vivia no butiquim esperando eu chegar com a diaria enfiar aquele carro velho no CU.
    Viva o UBER que seja logo legalizado.

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  25. Falar em uber vcs ja viram uma empresa de de logistica em transporte chamada vix ela tem centenas de carros toyota etios prata vans e outros e fazem transporte individual de passageiros. Alguem sabe informar se o servico que essa vix presta e legal. Sabe dizer andre se e legal.

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    1. Essa vix tambem esta roubando nossos clientes.

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  26. Uber pode andar no corredor de ônibus? Vou optar por esse serviço por causa da agua e da balinha? Sou paulistano e quero agilidade e não motorista abrindo porta pra mim

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  27. Verdade Bruno, e outra a maioria dos taxistas em SP estão investindo em sedans de luxo, aceitam cartões de crédito, andam nas faixas de ônibus otimizando tempo e dinheiro ao usuário, usam GPS Waze e estão cada vez mais dando um atendimento de primeira.

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  28. A verdade é exatamente essa, anonimo 6 de maio 2015 13:39hs. A prefeitura não cumpre que a lei determinou e fica tudo por isso mesmo. Ou estão ganhando tempo para conseguirem se incluir na lista, ou as 3000 cassadas já foram distribuídas na surdina. Tem muita gente que gritava que agora anda calado, calado! Papo de uber pra enrolar. O foco é exigir da prefeitura o cumprimento da lei. Sobre isso ninguém fala.

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  29. Aos que não estão contentes porque não compram um carro preto e vão pra UBER, já tem uns cara na UBER que nem para a prestação do carro estão ganhando, em São Paulo a fiscalização está com marcação cerrada em cima dos clandestinos, porque aqui a prefeitura faz corpo mole.

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  30. Anônimo 6 de Maio 2015 16:39hs. O meu comentário foi apagado é sinal que eu tenho razão, o André não está na listagem do diário oficial e nos submeteu a fazer várias etapas quando na realidade é só a prefeitura dizer a quantidade de cassadas que a lei QUE AS AUTORIZAÇÕES DEVERÃO SER IMEDIATAMENTE REPASSADAS AOS AUXILIARES COM MAIR TEMPO DE SERVIÇO CONFORME LISTA DO DIÁRIO OFICIAL. Ele disse que o Amos só vê o lado dele e isso o que é? Será que o André só não está vendo o lado dele? Se ele estivesse na lista ele não estaria brigando para saber a quantidade de cassadas e assim cobrar o que está escrito na lei que é IMEDIATANENTE PASSAR AOS AUXILIARES COM NAIS TEMPO!

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  31. Irmão, apagou o teu comentário pra não deixar a coisa esquentar. Ele sabe perfeitamente a sujeira que foi feita com as CASSADAS. Não só sabe, como também participou dela. Deve estar com uns 5 " laranjas "na praça. Cada auxiliar que puder contrate um advogado e acione a prefeitura pelo descumprimento da lei. Ou se unam independente de associações e ingressem juntos. É causa ganha. Tem que se mexer.

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    1. Duvido muito o andre participar dessas patifarias, sempre foi claro nas suas colocações.

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