domingo, 3 de maio de 2015

PROBLEMAS SÃO GRANDES PROFESSORES, O QUE APRENDEMOS COM O UBER?

Não se trata de tecnologia, pois a pelo menos dois anos, os aplicativos que ligam os passageiros a motoristas já funcionam muito bem obrigado.

O Uber chamou atenção para uma necessidade maior, que não é apenas de se ter um motorista, mas de ter qualidade no serviço. 

Recentemente fiz uma apresentação junto com o amigo Daniel Tavares, em reunião com taxistas de várias cidades, e para meu espanto, a reação dos cariocas que alí estavam, foi a de que estaria elogiando demais o inimigo. 

Na verdade expus o que está aí para todo mundo ver, o Uber inovou o sistema com apenas um diferencial, o respeito ao cliente, no tange ao velho e "bom atendimento". 

Alguns taxistas as vezes pensam que estão fazendo um favor, que o carro é dele e que pode fazer o que quer. 

Quantas vezes ouvi taxistas contarem vantagens de como roubou um gringo ou expulsou de seu táxi um passageiro e que ainda recusou ou escolheu a corrida? 

Quanto a cobrança, o Uber também não é um santo, pois em dias de muita procura, eles sobem o preço, e isso pode ser observado por reclamações em sites especializados.

E aos incautos que acha que comprando um carro preto e se inscrevendo lá é fácil, pesquise sobre os grupos de motoristas do Uber, insatisfeitos com a empresa.

E tem mais, a idéia deles, já nasce nula, pois lhes faltam o principal,  A LICENÇA (permissão, autorização, alvará, ponto ou qualquer nomes que se use em sua cidade). Mas prestemos atenção, pois ano que vem, é ano de eleição, e eles podem se legalizar em qualquer município que os queira adotar como fonte arrecadadora de impostos.

Alguns mitos sobre o Uber precisam ser desfeitos, como o que ele não pede certidões negativas, seguro obrigatório e nada consta criminal, isso é básico e eles pedem na contratação.

Tudo é uma questão de vontade politica, andar próximo ao poder, me deu a chance de entender um pouco como as coisas realmente funcionam e como reagimos a todas elas.

A questão da liderança de classe, é algo muito mais importante do que querer aparecer para se candidatar ano que vem a um carguinho na chapa de algum vereador, é conhecer verdadeiramente as necessidades dos trabalhadores legalizados, que estão em dificuldades por omissão das autoridades.

***************************************************************************************************************************************************************

FORMAR UMA NOVA COOPERATIVA DE BAIXO CUSTO ??

Conheço alguns projetos que não precisam de muita coisa das autoridades, mas de pessoas fortes e
com vontade de fazer. Uma cooperativa de baixo-custo, significa não contratar motoristas-diretores, pois esse é um dos maiores motivos de a mensalidade ficar caro. Outro fator, é o despacho de corridas, que hoje através de app, o custo se reduz para por exemplo uns R$ 15/mês.

Um amigo, me convidou a pouco tempo para participar de uma idéia dessas, respondi a ele não tinha pretensões de ficar mais a frente dessas coisas, mas que apoiaria incondicionalmente.

O mais complicado, é reunir as pessoas de bem interessadas em trabalhar, e não se tornar a próxima celebridade. Precisamos de serviços, de propostas, de idéias que nos conduzam a algo de sólido, que traduza em segurança e garantia da nossa sobrevivência.


45 comentários:

  1. Andre o Uber não cumpriu a liminar? estão funcionando normalmente e o aplicativo está ativo!!! Sabes nos informar sobre o bloqueio do Uber????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, ainda não deve ter sido citado. As vezes sai na imprensa muito antes de se tornar público em Diário Oficial.

      Excluir
    2. acabei de obter informação que a justiça de são paulo revogou aliminar a favor da UBER, ela volta a funcionar normalmente. ja tem comemoração no facebook da uber. decepcionado.

      Excluir
  2. Se tem que tirar certidões, tem gente aí preocupado,pq se o taxi falir, não vai poder trabalhar lá. Kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Hj no maracana a uber vai arrebentar comprei até chocolate pra oferecer aos passageiros. Kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. O MARACÃ É UBER HA UHH HA UHH....Deixa de ser baitola rapá...o 99 táxi esta na camisa do BOTAFOGA...É TAXISTA NA VEIA....

    ResponderExcluir
  5. 99 É TAXISTA ....TÔ VENDO NA TV

    ResponderExcluir
  6. FILA DE TAXISTA NO MARACÃ....VAMOS TAXISTAS INVADIR E PEGAR OS PASSAGEIROS...UBER VAI DORMIR...

    ResponderExcluir
  7. Uber é pirata e verme!!!!

    ResponderExcluir
  8. André do táxi. Só quero saber quando você vai. Lutar contra as diárias abusivas e pela liberação de mais autonomias cassadas. Pois sempre que faço essa pergunta fico sem resposta.

    A pergunta é quando você vai focar no assunto que interessa a todos os que são explorados hoje.

    Ou você apóia a cobrança de 200 de diária.

    Porque você só fala em uber. Quando existe na praça hoje uma exploração. Do trabalho. Se a uber for legalizada. Isso irá abrir uma brecha para que possamos criar outras cooperativas e você sabe disso.

    ONDE ESTÁ O ANDRE DO TÁXI QUE BRIGOU PELA QUEDA DA LIMINAR.

    Aquele André do táxi. Que falava só vou parar quando ganhar minha autorização.

    Sei que talvez não me responda mais todos queremos saber quando você vai apoiar os Auxiliares que são explorados hoje.

    ResponderExcluir
  9. A uber pelo que sei já vai derrubar a liminar. Aí vamos fica deixando de focar a realidade da praça... Quando a luta vai continuar. Estamos cansados de promessas.

    ResponderExcluir
  10. Quantos permissionários ou Autorizatários estão preocupados com a uber. PENSA UM POUCO ANDRE DO TÁXI. Agora pensa quantos auxiliares estão preocupados com uma diária justa. Que apóio então foca na maioria dos que irão lhe apoiar.

    ResponderExcluir
  11. Se não tiver resposta irei passar a acreditar no que falam de você. Sabia

    ResponderExcluir
  12. Agora já que a uber está proibido no Brasil então.

    Vamos focar em proibir, banir os exploradores do ramo do táxi também o que acha André do táxi.

    E vamos lutar pela liberação das cassadas.

    Pra ontem pois em julho vai fazer um ano que só se liberou 148 .
    Das 3000 e poucas que estão sem fazer vistoria. Fora uber.
    Fora também exploração no serviço de táxi.

    E se você é contra minha idéia é porque é explorador também. Então evita fazer seus comentários. Sem noção. Pois iremos acabar com a exploração na praça do Rio de Janeiro.
    E quem sabe não seremos exemplo para o Brasil nesse aspecto.

    André contamos com você nesse luta. Liberação das autorizações e fim da exploração.

    E parabéns pelo seu trabalho. Sempre lutando por melhoras apesar das dificuldades e dos críticos.

    Podemos contar com você nessa luta. Aguardamos sua resposta. André do táxi.

    ResponderExcluir
  13. Olha Amos Santos, da maneira com que se expressa, você deve achar que sou seu empregado e estou aqui para atender apenas a seu interesse pessoal porque é o 600 e pouco da lista.

    Pouco me importa se vai acreditar numa meia dúzia de menitrosos e fofoqueiros, mas eu sei que eu trabalho e muito.

    Quer arriscar sua vida, vai lá na porta das empresas e monta um piquet, pois ficar me pressionando a morrer por você é que não irá acontecer.

    Faça a sua parte primeiro, você foi a uma reunião e nunca mais te vi ombreando ao meu lado, então se é pra falar a verdade, eu não vou ficar lhe agradando por nada.

    Preste mais atenção em meus textos, quando falo em "ocupar" o lugar dos ilegais, de que maneira você acha que isso irá acontecer? Somente com a liberação de autonomias aos auxiliares.

    O grande problema é que a maioria não presta atenção, lê somente a metade e começa a falar besteiras, aí quando chego para reivindicar, perco metade do tempo rebatendo fofocas de pretensos lideres de taxistas, dando mais uma demonstração de desunião, desorganização e direcionamento.

    Não quero mais saber de fofocas com meu nome, tenho minha consciência livre, mãos limpas e coração aberto nas causas a que me propus e meus objetivos não mudaram.

    Desculpe mas não ficarei na internet debatendo esse tipo de coisa, a associação fica na Rua Nicarágua, 354 - Penha e funciona de segunda a sexta das 08 as 18 Hs e sábados de 08 as 12 horas.

    As reuniões acontecem todas as quintas feiras as 13 horas, no clube Garnier, Rua Ana Neri, 1540 -Rocha

    Me desculpe a honestidade e franqueza, mas tô cheio de um monte de cobrança e pouca participação da coletividade, que vai conquistar esses direitos, não serei eu nem você, mas um conjunto de pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, como esse Amos Santos é individualista e marrento, Andre esse cara se ganhar sua autonomia vai logo vender ou alugar, deve ser mais um auxiliar que chorou da exploração e que depois que virou permissionario a primeira coisa que vez foi alugar ou vender. Parece uma criança mimada => "ou eu ganho a minha autonomia ou vou confiar nos outros que falão mal de você". Na verdade esse Amos Santos é um verdadeiro Babacão, em vez de pensar na classe num todo só pensa no umbigo dele. O que adianta ele ser permissionario se o Uber acabar com os taxi, aí ele pega a autonomia dele e enfia no CU.

      Sou Auxiliar e meu pensamento e na classe taxista em geral.

      Excluir
  14. Obrigado pela sua resposta.
    Mais convoca a grande massa para lhe ajudar que irá saber ou não se terá apoio.
    Pois só assim irá saber se irão ou não lhe apoiar..
    E realmente sei que para esse pleito como para qualquer que seja o objetivo só irá ter sucesso com o apoio da maioria.
    E obrigado por se expressar.

    Agora entendi o motivo de você não se interessa pelo assunto de diária abusiva.
    Obrigado pela atenção.

    Abraços e não desista de lutar.
    Sei que esta desanimado.
    E para uma pessoa lhe apoiar ele tem que ter isso no coração. Não apenas fisicamente.
    Pois o apoio físico muitas vezes é só por interesse próprio.
    E quando esse interesse não é realizado no tempo que a pessoa física deseja ela abandona a causa.

    Agora quando o apoio é verdadeiro e vem do coração.
    Menos a pessoa não estando presente fisicamente ela está do seu lado.
    E continuo lhe falando. Estamos juntos.

    E não desista de lutar só por que alguns ou vários que lhe acompanharam fisicamente lhe abandonaram.

    E como você sempre fala.
    SÓ VOU PARAR QUANDO GANHAR MINHA AUTORIZAÇÃO.

    Não pense que fiquei chateado com sua resposta não fiquei não. Ok

    E parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tira esse seu rabo gordo da poltrona e vai se filiar na Aamotab. Seu pela saCU.

      Excluir
  15. Sei o quanto é complicado organizar e liderar uma classe desunida.

    Não pense que pelo simples fato de você me ver apenas uma vez na reunião não vou nelas..

    E muito menos pense ou se sinta meu empregado, porque jamais lhe vi como tal. Agora lhe vejo sim como um grande representante da classe trabalhadora do táxi.

    E quando me expresso assim dessa maneira as vezes até pode parecer que estou apenas preocupado em minha própria vantagem como você mesmo tirou essa conclusão pela sua resposta.

    Só que esse problema de diária abusiva e liberação de autorização não interessa apenas a minha pessoa e você sabe disso.

    E eu não posso deixar de buscar essas informações.

    ResponderExcluir
  16. Pois uso esse canal para desabafar com você.
    Não para ficar falando um monte de besteira como muitos têm feito.
    Porque tenho certeza que um dos objetivos do seu Blogger é esse. Ser usado para informar e debate assuntos relacionados ao serviço de táxi. Ou estou errado...
    Estamos juntos ANDRE DO TÁXI.
    DESANIMA NÃO UM DIA UM DIA........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse canal é mole, com seu rabo gordo na poltrona. Já se filiou na Aamotab.

      Amos Santos Pela Saco da Silva

      Excluir
    2. Porra tento você como "colega de trabalho" como o cara não irá desanimar. Taxi é coletivo porra, para de pensar só em você seu merdinha.

      Excluir
  17. Uma coisa que tenho observado que está lhe incomodando e muito André do táxi é que você está dando ibope a pessoas que lhe criticam por que tentou se candidatar a um cargo na política.

    Pois sempre você menciona indiretamente isso nas suas postagens.
    Ignora essas pessoas foque nos seus objetivos.

    Lute por eles busque apoio.
    Deixa esses críticos com suas palavras .

    Por quando alguém não tem argumentos para uma pessoa ele acaba criticando e ofendendo ela.

    Hoje lhe vejo como uma pessoa bastante instruída e que entendi e tem um bom contato para resolver muitas coisas para a categoria.

    E é nítido que o que você precisa é de apoio para que você se interesse em fazer algo.

    Saiba que o meu apoio você tem como sempre teve. Embora nunca tenha percebido o mesmo. Deixa os críticos pra lá.

    Quem tem boca fala o que quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depois dessa, o andre vai arrumar uma autonomia para você rapidinho.

      Excluir
    2. Quando você ganhar a sua, você além de alugar ou vender, NÃO VAI NEM LEMBRAR QUE O ANDRE EXISTI.

      Conheço muito bem pessoas que nem você.

      Excluir
  18. Ok Amos, um forte abraço e a luta continua. Se todos fossem claros e objetivos como estamos sendo aqui, as coisas estariam mais avançadas.


    Uma boa semana e que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é empregado das empresas, despachantes, relojoeiros e etc.... se acabar os auxiliares vai ter que trabalhar kkkk

      Excluir
  19. Bom dia André. So uma sugestão: acho que esta dando muita evidência a esses caras da UBER. Temos sim que discutir, mas acho que VC esta dando sugestões pra eles. Por exemplo: "em Portugal buscam apoio da população. Será que vão fazer isso aqui também?" Com isso VC da idéias a esses ilegais. Nao acha?
    Se tiver que comentar, comente coisas que vai contra a eles não a favor. Com isso VC esta abrindo brechas e colocando coisas na cabeça deles. Poste coisas que não vá de encontro da opinião dos taxistas.
    Até agora não foi falado da proibição que foi determinada em São Paulo como andas? Ainda esta podendo baixar o APP e não foi tirado do ar. So uma sugestão de um taxista que quer ver o melhor para a categoria. Abcss e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, o Andre está pecando nesse quesito.

      Se liga Andre, não de munição para nossos inimigos.

      Excluir
    2. boa noite Marcus Bastos mas em relação a dar dicas.
      O aplicativo é o mesmo em qualquer parte do mundo e garanto q toda a parte de comunicação e bastante interligada com certeza ele não precisa de um blog para se defender...
      em relação a liminar ela caiu...
      por isso devemos sim trabalhar em conjunto.

      Excluir
    3. Marcus Bastos, estamos em ambiente interno, e pode ter certeza que o que eu disser, eles já usaram ou já testaram.

      Quem menos os conhecem são os taxistas e estas exposições que faço serve de alerta e esgotamento de possibilidades.

      Excluir
    4. Obrigado pelos esclarecimentos.

      Excluir
    5. Obrigado pelos esclarecimentos.

      Excluir
  20. Pobre Amos. Acredita piamente que vai receber uma permissão. Pior, crê na existência de autonomias cassadas. Amigo, elas até existiram. Eu disse existiram ! Porém, já foram divididas entre políticos, empresários, apadrinhados, emfim, entre pessoas que descobriram no taxi um investimento altamente lucrativo. Tudo que se ler aqui, sobre distribuição de autonomias, será pura enrolação. Esqueça, prezado Amós. Não viva em função de promessas. Trabalhe irmão. Se você acha que é explorado - e é - , há duas opções : aceitar e continuar no ramo, e apesar de tudo ter um salário razoável, ou sair e enfrentar o mercado de trabalho instável, com salário ridículo e cada dia mais exigente. Pense nisso Amós e também todos os outros Amós do taxi. Acordem !!! E com relação ao Uber, essa praga, não tenho medo, mas vejo-o cada dia mais presente. Acho que em breve ele irá incorporar os aplicativos de taxi, 99 e easy assumindo a carteira de clientes e aí sim, teremos uma quantidade enorme de autonomias, não cassadas, mas sim devolvidas por desistência, já que não valerão mais nada. E nem você, Amós, nem ninguém terá interesse por elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que não é uma questão do andre liberar, ele teve a idéia é foi o grande pai da criança, mas acho que não irá sair autonomias não por culpa do andré, mas por causa dos amos que desistem.

      Eu conheci os tres movimentos que se propuseram a buscar permissões, o único que conseguiu (fora os diarias, alias esse ninguem nunca vai passar por cima), o unico foi esse andre do taxi.

      Eu ouvi no Garnier que antes de completar os dois anos do codigo, não sai nada, mas depois temos alguma chance.

      Nao vou mais a reunião, mas também não jogo pedras no rapaz, ele ja deu o primeiro passo

      Excluir
    2. A grande realidade é que pra o auxiliar ganhar qualquer coisa ele tem que brigar por ela.
      Se ficar nessa de que as coisas não vão mudar nunca que a solução é ou aceita ou sai. Realmente nunca irá sair nada. Outra coisa que tenho plena certeza e que não me encomodo nem um pouco. É ler esses críticos que não entendem nada do táxi. Que ficam com essa palhaçada a eles querem autorização pra vender pra colocar auxiliar.

      O grande problema desses é que tem olho grande queriam está no meu no seu lugar auxiliar que trabalha honestamente.

      E ele sabe que não está aí fica falando coisas sem base sem fundamento.

      Tenho certeza que autorização sai sim desde que os principais interessados se mobilizem pra isso.

      Em alguns anos atrás a briga de um pequeno grupo que foi criticado por vários fechou a inscrição de novos auxiliares. Porque hoje isso não pode acontecer novamente.

      Quanto a uber não a vejo como sendo o fim da praça do táxi. Ela hoje está tirando PS primeiramente dos táxis particulares.

      Porque hoje ela é muito cara. E trabalha como qualquer taxista gostaria de trabalhar com a lei da oferta e procura.

      Tipo tenho 10 PS e um carro disponível o PS que quiser esse carro terá que pagar mais caro o valor da corrida. Isso é só um exemplo mais é assim mesmo que é cobrado as corridas por lá.

      Quer falar mal de mim fala quer Falar mal do André do táxi do João Paulo Pedro Joaquim podem fala a vontade agora se quer realmente mudar a sua condição para melhor se junte a todos com o mesmo objetivo aí quando existir uma grande massa mobilizadade teremos muitos objetivos realizados.

      Eu só vou parar quando ganhar minha autorização.
      Se você não acredita.... Só lamento

      Excluir
    3. Caro Amós. Lamento que sua interpretação de meu comentário, tenha sido que eu estava te criticando e falando mal de você. Nem de você nem do André. Simplesmente vi no seu comentário de 3 de maio de 2015, um tom de aflição e desespero, a ponte de pressionar o Andre. O foco não pode ser somente liberação de autonomias. Hoje temos outras prioridades, uma em especial ( a propósito, a liminar caiu ). Não sou inimigo do André. Pelo contrário. Admiro o seu trabalho em pró da classe. Infelizmente, por um motivo profissional não ligado a taxi, não posso apoiá-lo no movimento como eu gostaria. Caro Amós, te respeito como ser humano, como profissional do taxi, como um homem sonhador. Em momento algum falei mal de você. Tente me entender. Um grande abraço.

      Excluir
    4. Js Filho. Você sabe como funciona a cobrança das corridas da uber
      . É a lei da oferta e procura. Vamos lá se tem carro pra atender o preço é X se tem mais passageiros que carro eles aumentam o preço na hora em até três vezes o valor ou mais de três vezes.

      Hoje o que precisa acabar na praça do Rio de Janeiro é a exploração. Do trabalho.

      Hoje a necessidade de se tabela o valor da diária. Existem hoje 22007 auxiliares registrados com garantia de um dia ganhar uma autorização. Isso está publicado em Diário oficial.

      O que os Auxiliares precisam entender é que uma pessoa sozinho e sem motivação não vai lutar por ninguém.
      Não sou a favor de uber.
      Mais pense ela hoje tem um mercado de táxi especial. E com ágio.

      Táxi amarelinho é pra o povão. E é graças ao povão que os Auxiliares ainda estou conseguindo fazer a diária. Só que não está sobrando nada para eles.
      Não estou lhe criticando de maneira alguma. Só que não apoio e nunca vou apoiar a exploração.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  21. É jsfilho 04, parece que você chegou ao ponto.

    ResponderExcluir
  22. Tudo quanto é liminar cai rapidamente, a única que levou mais de dois anos para cair foi a doa taxista com tudo travado na SMTR.

    ResponderExcluir
  23. Se a liminar nao tivesse caido e o Uber tivesse chegado naquela época. Imagina o que teria acontecido. Kkkk

    ResponderExcluir