sexta-feira, 27 de março de 2015

UMA TEORIA SOBRE APLICATIVOS E COOPERATIVAS


Recentemente uma discussão tomou conta da internet, quando a Abracomtáxi protocolou um pedido de fiscalização aos aplicativos na Receita Federal em Brasília, o que teoricamente, prejudica os motoristas de táxis que trabalham com app's, que segundo eles, fazem concorrência desleal com as cooperativas.

Fazer a coisa certa, pelo motivo errado, foi a falha desta ação, pois não souberam explicar até hoje o porquê de querer influenciar o pagamento de impostos que até então os colegas são isentos ou sonegam. Não podemos incentivar a ilegalidade da sonegação, mas é preciso explicar como as coisas funcionam.

Muitos taxistas enchem a boca para dizer que pagam impostos, e isso é mentira! A maioria dos taxistas pagam apenas taxas, como a de R$ 37,50 do Ipem/inmetro, R$ 72,00 da vistoria da SMTR, R$ 266,00 de seguro obrigatório DPVAT e cerca de R$ 120,00 da homologação do GNV. Isso nunca foi imposto, se disser isso a quem realmente paga, R$ 500,00 de taxas é "café pequeno".

Já os taxistas de cooperativas, tem de recolher Imposto de Renda na fonte, pagam mais 2% de ISS (imposto sobre serviços), No passado, esse imposto aqui no RIO, tinha uma alíquota de 5%, porém não era tributado, pois muitos não emitiam notas, agora com a nota carioca, toda corrida de empresas são taxadas.

Outros impostos, como IPI/ICMS na compra de carro, pis/cofins também são isentos, aliás, essa é a principal conquista da Abracomtáxi.

APLICATIVOS SÃO VENDÁVEIS

O maior risco para o sistema de táxis que os aplicativos representam, não é acabar com as cooperativas e cargos de presidentes e diretores que não abrem mão da sua função, nem para diminuir o custo da mesma e torná-la competitiva, o risco está no fato delas serem vendáveis.

Ao utilizar o aplicativo, o taxista fornece o que há de mais precioso, a carteira de clientes.

Um caso bastante conhecido foi a da Central das Cooperativas do Rio de Janeiro, que abriu as portas e entregou seus contratos nas mãos da empresa Wappa, que praticamente "quebrou" a cooperativa.

App's como o Easy táxi e o 99 táxis, são muito populares, porém é preciso ter noção que eles podem ser adquiridos pelo Uber por exemplo.

O fundo de investimento que financia o Easy, é o mesmo que criou o Tripda, concorrente do Uber.

Hoje eles são de graça, alguns cobram de 6 a 9% nas corridas feitas no voucher eletrônicos e cartões, o que para quem era de uma cooperativa, é uma mixaria!

Não existe almoço grátis, infelizmente entregamos o nosso maior patrimônio, o cadastro de passageiros.

COOPERATIVAS SÃO NOSSAS, E NÃO PODEM SER VENDIDAS

As cooperativas são dos cooperativados. Apesar de óbvio, não é isso que a maioria considera.
O que mais ouço, são críticas a este sistema que hoje é pesado e oneroso.
Os taxistas abandonam as cooperativas a fim de se livrar dos altos custos que elas geram, sem se preocupar com o futuro.

Nos anos 90, as cooperativas se fortaleceram e decentralizaram o sindicato, criando estruturas sociais para suprir as necessidades dos seus sócios, como reboque, plano de saúde, advogado e principalmente, se apoderando de espaços públicos, chamando pontos livres de "seus".

Outro fator, foi que havia muita insegurança, tanto para os passageiros, quanto aos taxistas.

Cadastrar os passageiros e usar taxistas cadastrados em uma estrutura, gerava confiança e segurança para ambos.

O tempo passou, as necessidades mudaram, as estruturas ficaram cada vez mais caras e o sentimento daqueles fundadores de que haviam feito algo próprio, criado a sua empresa, sumiu, dando lugar a pessoas preocupadas apenas em ganhar dinheiro, usando como critério o número de corridas que aquela cooperativa tinha a oferecer.

Hoje, o que resolveria e seria muito útil, seria as cooperativas se juntassem, e formassem uma única cooperativa, usando o mesmo sistema, criando um APP próprio, como opção de adesão de novos associados.

NÃO SE VENCE UMA CRISE SEM SACRIFÍCIOS

Um líder, um presidente de entidade coletiva tem de estar preparado para o sacrifício, e neste momento, abrir mão de suas regalias e salários, seria a decisão mais acertada a fazer.

Como concorrer contra gigantes com mais de 20.000 taxistas cadastrados?

Porque não juntar os quadros sociais e formar chapas entre os presidentes e deixar a coletividade decidir quem vai gerencia uma mega estrutura?

Será que teríamos alguém capaz de fazer isso? mandatos de 01 ano, estruturas simples, como as das empresas concorrentes.

Os aplicativos crescem e tomam o mercado, porque não precisam muito mais do que umas salas de computador, um servidor e equipes de rua atuando junto ao taxista.

Talvez essa colocação seja apenas a opinião de um leigo, mas é o pensamento lógico de centenas de colegas que já se manifestaram assim.

Fora os casos de arrogância e prepotência de certos presidentes, que dão nítida demonstração de incompetência, e assumem cargos por falta de concorrência, na teoria do Tiririca, "pior que tá, não fica", mas infelizmente pode ficar.

Um dia talvez acordemos do sono da ignorância, e aí, tomara que não seja tarde demais.



8 comentários:

  1. Boa André, tocou no ponto nervoso de certas Cooperativas, o preciosismo de seus dirigentes que preferem ver o barco afundar a abrir mão de seus cargos. Aloisio Coopnortetaxi

    ResponderExcluir
  2. Existe um caminho, a prefeitura poderia privatizar a gestao do sistema de taxi do rio, assim como fez com os aeroportos, escolhe uma odebrecht da vida e passa a gestao ja que ela nao consegue gerir o sistema de forma satisfatoria.

    ResponderExcluir
  3. Andre. A 2 anos atrás com o surgimento dos primeiros APP em são Paulo e aqui no Rio, eu fazia parte do conselho fiscal de uma coop da barra da Tijuca, que já estava em dificuldade financeira, levantei a ideia de juntar com outras coops pra aumentar a arrecadação e diminuir os custos, foi aprovado e cai a campo pra tentar fazer essa fusão. Visitei praticamente todas as coops da barra e recreio, fui chamado de loucos por alguns... Enfim, apenas uma coop, a extinta Americas, sinalizou com uma possível fusão, depois de exaustivas reuniões fizemos um projeto bom pra levar pra assembleias. Na primeira assembléia o quadro social da Americas disse NAO!!! Voltei a tocar o projeto e a Barra taxi sinalizou com uma proposta de incorporação. Ou seja, a diretoria da minha coop seria extinta e eles assumiriam tudo inclusive as dividas, topei. Foda se cargo não estava ali por dinheiro, ate porque ganhava 250 por mês pra ter a responsabilidade de ser conselheiro. A barra taxi aprovou em assembleia. Mas a minha coop não aprovou em assembleia pois o então presidente não queria perder o cargo... Infelizmente cansei de lutar por colegas sem capacidade de ver o futuro. A barra taxi então fez o seguinte, lançou o titulo por valor simbólico pra QQ taxista q viesse de outra coop da barra, passou de 170 associado pra quase 300. Só da minha coop vieram 30, mas uns 15 da barra town, uns 20 da Americas, quase todos da pequena ocean taxi... Ou seja, acabou ferrando as outras.
    Hoje o cenário aqui na Barra é o seguinte: ocean taxi extinta, Barra especial e barra town tiveram que se unir, e todas as outras viram seus quadros sociais diminuírem... A barra especial teve que vender sua cede pra quitar dívidas, mas como no momento esta sendo dirigida por um excelente diretor esta se recuperando junto com a quase extinta barra town.
    Mas esta claro pra mim, como já havia dito a 2 anos atrás, que todos esses esforços só servem pra adiar o problema. Não ha como competir com os APP!! As coop que ainda respiram por conta de jogadas como essas que descrevi, ainda vão sofrer como outras que já acabaram levando junto o CPF de alguns associados. Alguns associados só estão se sujeitando a pagar mensalidade de coop pelos benefícios como plano medico empresarial. So existe uma saida, unirmos todas e criarmos um único APP!! Mas isso que tentei a 2 anos atrás fazendo isso unindo todas as da barra pra começar, já esta ficando tarde pra se fazer, pois a cada dia mais taxistas abandonam as coop e vão pros APP. Daqui a pouco vai criar o APP pra meia duzia? Pois já tem mais taxistas nos APP que nas coop! O jogo já virou! Não ha muito mais oq fazer, ate pq nas coops pra fazer esse processo de fusão passa por vaidade e ganancia de diretores, aprovações em assembleias de cartas marcadas e etc. Processo esse que se iniciasse agora só teria um fim satisfatório daqui a mais de um ano, e no ritmo que os APP vão, ate lá não passara de meia duzia de taxistas em suas coop...
    Na minha opinião já era!! O negócio agora seria mais fácil tentar um projeto junto a algum APP do que tentar ir contra oq já esta consolidado principalmente pelos clientes!! E disser que não tem almoço grátis é errado, o easy taxi já da lucro.. Só com publicidade e venda de cadastros pra empresas de marketing vai muito bem, pode ser que um dia com o domínio do mercado eles cobrem algo de nos, mas já não é mais necessário. A wappa vive com as taxas do voucher.. O negócio já esta consolidado lutar contra isso é quase impossível ate pq duvido que alguem consiga convencer os diretores de coop a largar o osso pra se unir numa única coop, alem das imensas dividas que algumas coop possuem que invibializa uma possível fusão.

    ResponderExcluir
  4. A abracomtaxi é o retrato do mercado no momento, no desespero tenta de tudo pra acabar com a concorrência, chegando a dar tiro no próprio pe! A real é que assim como os diretores de coop os diretores dessa associação TB diziam que os app não iam dar certo, e não se preocuparam em mudar seu modo de gestão. Agora que os APP mais que vingaram estão preocupados, pois com fim das coop quem vai sustentar tal associação? Pra que serve a abracomtaxi se não exister coop? É o desespero pelo fim dos seus cargos e não pelo fim da categoria... É o fim de um ciclo do sistema de taxi que começou no inicio da década de 90 com as pioneiras coop e acaba agora com falecimento das ultimas coop... A soluçao , se é que ela existe é criar um APP oficial junto a prefeitura, que não vai fazer isso!!! Ou unir todas as coops em uma só e criar o APP das coop do rio, ou que na minha opinião não tem mais como acontecer, ficou tarde!!! Abracomtaxi, cadê a solução???? Fica a pergunta pra quem realmente tem q responder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não consigo entender como se fala tanto em app e cooperativas a 25 anos trabalho no role e sempre consegui ganhar o meu sustento sem ter cooperativas e app e so trabalhar pois hoje o que não falta e passageiro.

      Excluir
  5. Ola boa tarde a todos ai vai um alerta para geral. Cuidado com a toyota kaizen pilares. Estive la em fevereiro entreguei a documentacao para tirar as cartas conforme o vendedor teria que deixar a documentacao e 500 reais. Passados 30 dias tentei contato com o vendedor para saber da documentacao mas nao consegui conrato ai entrei no site da kaizen e relatei o fato que tinha deixado a documentacao e 500 reais e gostaria de saber da documentacao. Para minha surpresa o gerente de vendas me ligou e infornou que nao era para eu ter dado os 500 reais ao vendedor que nao era preciso e eu teria sido enganado peli vendedor e o dinheiro sera devolvido. Alertem a todos cuidado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você colocar o seu nome, podemos alertar as pessoas, mas anonimamente, fica difícil checar a informação.

      Excluir
  6. Dino o gordo Guaporé5 de abril de 2015 às 12:14

    Esse camarada arrogante fala como fosse um dono da sabedoria.
    Senta essa bunda fedorenta em um banco de carro de praça e vai trabalhar ao invés de ficar fumando esses cigarros um atrás do outro e ficar pensando como arrumar dinheiro aplicando terror nos outros.
    KD as autonomias ?
    Fanfarrão, agua de salsicha, cabeça de melão

    ResponderExcluir