terça-feira, 24 de março de 2015

TROCA DE CARRO ESTÁ VALENDO, NOTICIA DE ADIAMENTO É BOATO, SE QUISERMOS, TEREMOS QUE PEDIR


Como deixar de se envolver num tema, quando o assunto é o sustento de um colega? Como achar normal, ou querer julgar as razões que não permitiram um taxista trocar de carro. Todos gostam de um carro novinho para trabalhar, mas as vezes, isso não é possível, aí o que fazemos, jogamos fora esse profissional?

Fazer manifestação é o segundo ato que se aplica depois de tentar na diplomacia. Se não fazemos nem o básico, caímos em descrédito, daí as coisas pioram.

Aqueles que quiserem participar, poderão retirar a partir desta terça feira dia 24 de março, uma folha, ou imprimir a foto com o ABAIXO ASSINADO e sair pelas ruas pedindo o apoio da classe.

Nós da associação, temos apenas cerca de 500 associados, e uma minoria adimplente, o que nos limita com relação a colocar pessoas nas ruas fazendo esse trabalho por nós.

Se conseguirmos encher umas 100 folhas dessas, já será suficiente para apoiar o pedido junto as autoridades.

Nesse caso, quem tem o final de placa 0 e 1, tem prazo até sexta feira dia 27/03, mas não é para se desesperar. Um jornal direcionado a taxista, talvez tenha alarmado, deixando subentendido que as permissões seriam cassadas, talvez para apoiar seus patrocinadores a venderem mais carros, uma vez que diz que: "uma linha nesse jornal, vale mais do que páginas nos outros". Escrevo para o Taxinforme, mas não tenho "rabo-preso" com qualquer anunciante, são todos parceiros, mas se a balança pende, eu fico do lado do trabalhador sempre!

Eu não vou precisar trocar de carro, mas estou disposto a ajudar esses colegas a não ter que entregar sua autonomia por não estar com crédito, ou dinheiro para fazer a permuta e ainda os casos que a carta ficou para última hora.

Incentivo a troca de carro, mas sou contra proibir essas pessoas de levar o sustento para seu lar.

O poder está nas mãos dos INTERESSADOS.

Pegue as folhas de abaixo assinado na Rua Nicarágua, 354 - Penha - tel. 4062-7249
Na quinta feira, as 13 horas na Rua Ana Neri, 1540 - Rocha (reunião do Garnier)

****************************************************************************************************************************************************************
No texto a seguir, pediremos ao Prefeito que reveja a situação da troca de carro. 
Venho por meio desta, solicitar a alteração o artigo 16, alínea letra "d" do decreto nº 38.242 de 26 de dezembro de 2013. Solicitamos a vossa senhoria a prorrogação do prazo para a troca do veículo pois  não foi suficiente. Estamos sendo procurados na associação, por vários motoristas com casos diversos impossibilitando a troca do veículo.  Com a proximidade do prazo de troca, muitos taxistas estão tendo de abrir mão de sua autorização, auxiliares que tem parceria (os que alugam autonomia) estão ficando sem suas frentes de trabalho. É preciso analisar com o cuidado de um problema social, impedir que pessoas que vivem do táxi a anos, tenham de mudar de profissão neste momento.

Alguns motoristas, relatam situações diversas como problemas de saúde e problemas financeiros, que não foram resolvidos no ano de 2014, o que tem impedido a dar inicio ao processo de permuta.
 Tratando-se de uma profissão remunerada, o mesmo ficará impedindo de gerar recursos não só para seu próprio sustento quanto resolver pendências financeiras para assim adquirir o novo veiculo. O mesmo problema observamos nos taxis especiais, que mesmo possuindo uma tarifa maior, possuem despesas muito elevadas.
*********************************************************************************************************************************************************************************************************

Obs, aqueles que tem carros com final zero, o prazo termina nesta sexta feira dia 27, mas não se desespere, sua permissão será apenas bloqueada e NÃO cassada como dizem por aí. 

18 comentários:

  1. Andre concordo que alguns tem problemas que impossibilitam a troca, mas ter um limite pra idade do veiculo é justo e correto, tem Santana modelo antigo rodando, Versailles!!! Poxa isso queima o filme... A prefeitura avisou isso a um ano e meio. Acho que se VC quer pleitear alguma coisa tem que ser em favor de quem teve algum motivo serio pra em 2014 não poder ter se organizado. Sei lá, alguem que comprove doença que o deixou afastado do trabalho.
    Agora pedir assinatura pra população pedindo pra taxista poder trabalhar com carro velho chega a ser ridículo.
    Qual seriam os motivos, sem ser saúde dos familiares ou a própria, que impediu o taxista de trocar de carro?
    Eu pago 2800 de prestação de casa, 500 condominio , 700 de cooperativa, tenho filho adolescente em escola particular, curso inglês....
    Pago uns 7000 de contas por mês, e troquei de carro! Como os outros não conseguem? Sinceramente não entendo.
    O problema é que a maioria dos taxistas não vêem o taxi como profissão, algo serio, trabalham hj sem pensar no amanha... Não trabalham no carnaval pq viajam, mesma coisa réveillon... Não se preocupam, estão esperando em cima da hora pra dar um jeitinho. Ai continua a mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a idéia foi essa, mas já percebí que não deixei isso bem claro no post. Vou explicar esse caso melhor....

      Excluir
    2. Vc não pode comparar sua situação com as dos demais taxistas, cada um tem sua vida e suas dificuldades. Tenho um gasto mensal em casa maior do q o seu, pois tenho uma filha deficiente e minha esposa não trabalha para cuidar dela e ainda por cima pago aluguel de casa e o pior pago aluguel de AUTONOMIA!!! Troquei de carro sim, mas foi por um usado ano 2012 ex taxi de um colega. Sou auxiliar há 8 anos e não tenho nem previsão se me tornarei permissionário um dia... Isso sim é um PROBLEMAO amigo!!!

      Excluir
    3. Ah! E mais um detalhe!!! Trabalho sozinho, no meu carro ninguém me ajuda a pagar despesas, não tenho auxiliar!!! Dificuldades todos tem, não fique achando q a sua é maior do q a dos outros!!! Taxista é autônomo não tem q pagar aluguel, diaria, propina e etc...nada pra ninguém!!! Chega de exploração!!!

      Excluir
    4. VOU FAZER UM CURSO DE TAXISTA COM VOCE, POIS ESTOU A 25 ANOS NA PRAÇA E NAO CONSIGO GANHAR ESSA GRANA PELAS CONTAS QUE FIZ VOCE TEM UMA DESPESA MENSAL DE MAIS DE 6 MIL REAIS MAIS PRESTAÇAO DE CARRO SEGURO E MANUTENÇAO ISSO DEVE IR A 9 MIL REAIS POR MES COM O KM RODADO A 2 REAIS VOCE PRECISA RODAR POR MES TRIPULADO 4500 QUILOMETROS AJA RABO PARA ENCARAR 15 HORAS POR DIA 30 DIAS SEGUIDO ISSO SEM ACONTECER NADA POISS SE TIVER UM ACIDENTE AI A COISA FICA FEIA, VOCE E UM HEROI.

      Excluir
  2. Leia isto, destaquei a frase em que falo dos problemas de saúde, sim esta é a principal razão, e também há casos de gente que não se preocupa mesmo, só vai trocar de carro na marra!

    O difícil é separar o joio do trigo nessa hora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre VC é a verdadeira liderança da categoria, mas vejo que essa misao é muito difícil, pois o próprio taxista dificulta as coisas lhe trazendo mais problemas pra resolver. Como já disse antes, a lei da distribuição das automias cassadas é boa, sua luta em Brasília contra a licitação foi perfeita, seu empenho agora pra defender a CNH dos taxistas esta correto e espero que de frutos... Agora se VC for ficar brigando pelo problema pessoal de cada um vai ficar impossível pra VC. A troca de carro é justa!
      Quem realmente teve um problema serio de saúde em casa e ficou impossibilitado de trocar de carro pode ajuizar uma ação pedindo prorrogação, assim as chances de cada caso pontual ser atendido é grande.
      Agora falar que tem gente que não trocou de carro porque tem nome sujo, ou porque não conseguiu juntar dinheiro é ridículo.
      Tem muita gente que ganha bem menos que taxista e nunca teve nome sujo... Ganhamos muito bem pra poder trocar de carro a cada três anos, é só ser profissional, o problema é que tem colegas que estão preocupados em colocar rodas de liga leve, DVD... Querem parar de trabalhar na hora do transito... Tem um posto en frente ao rio design barra que entre 17 e 20 hra fica cheio de taxi parado, outro dia parei pra conversar com um colega lá que estava reclamando que ia ter que trocar sua meriva 2007 e não tinha dinheiro, perguntei pq então não estava trabalhando, e o sujeito me respondeu que não trabalhava na hora do trânsito... Ai é mole, na hora que o cliente mais precisa neguinho se esconde... Canso de escutar não trabalho na chuva, não trabalho Domingo...
      VC esta lutando por quem não é profissional e só atrapalha a categoria.

      Excluir
  3. Não acredito no que acabei de ler: ABAIXO ASSINADO PEDINDO ADIAMENTO DA TROCA DE CARROS? Os taxistas tiveram mais de um ano para se programarem, empurraram com a barriga esperando uma solução mágica que não apareceu e agora estão desesperados? Por que não fizeram este abaixo assinado quando o Código Disciplinar foi lançado há mais de um ano? Por que não um abaixo assinado exigindo que a Prefeitura e a PM tome providências em relação aos táxis piratas? Um simples decreto do Prefeito declarando que o uber é ilegal e está proibido de atuar na cidade do Rio de Janeiro já seria um bom começo. Estou vendo que o taxista só irá tomar uma atitude quando os piratas tomarem definitivamente o lugar do táxi. Quando isto acontecer, vai ter manifestação, abaixo assinado e o escambau.

    ResponderExcluir
  4. Peguntem a quem literalmente criou o código, por que alterar agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, quem criou foi o Prefeito, e é com ele que queremos apresentar as reivindicações.

      Excluir
  5. Anonimo de 12:38,
    Entendo toda sua dificuldade com uma filha deficiente, você é mais um guerreiro trabalhador correto atrás. Mas entenda também se o problema pessoal de cada um for levado em conta ninguém mais troca de carro. VC acha errado a prefeitura querer que os taxis tenham 6 anos de uso? Eu particularmente acho justo, o cliente que andar em carro seguro, novo... E só oferecendo um serviço bom poderemos nos fazer respeitar, pedir um aumento descente no fim do ano. A prefeitura deu um prazo, acredito que alguns tiveram problemas e não conseguiram cumprir o prazo, alguns problemas sérios como o seu, outros não. E imagina: quem tem filho especial como VC pode andar com carro velho, ai quem é idoso tb , quem esteve doente TB... Ou seja, é muito difícil fazer nao cumprir a regra. Pois se abrir pra um vai ter que abrir pra vários, pois todos nos temos motivos, uns mais sérios ( como VC), outros nem tanto.
    Agora quanto ao fato de VC pagar aluguel de autonomia que é algo ilegal, foi VC quem quis entrar nesse esquema, ninguém lhe obrigou. Se VC estivesse pagando diária seu permissionário teria que trocar o carro sem VC ter que pagar nada. Ninguém aluga autonomia obrigado, se VC quis é responsabilidade sua, se não esta satisfeito vai trabalhar em outra coisa.
    Sou autorizatario nunca tive auxiliar, acho errado quem aluga sua autorização e fica em casa, mas não acho vitima aquele que aluga. Também acho errado o autorizatario poder por motorista auxiliar e cobrar diárias abusivas sem regras. O certo seria o autorizatario ter que trabalhar, só podendo ter auxiliar em caso de doença comprovada pelo INSS, e a diária ter um valor maximo estipulado pelo sindicato. Dessa forma se resolveria todos esses problemas a médio prazo, mais vcs vão querer? Pois os primeiros a ficarem desempregados seriam os auxiliares, se os autorizatarios tiverem que rodar quem vai perder o ganha pão são os auxiliares... Alguns autorizatarios vão ter que entregar a autonomia pq tem outro emprego, ai essa passaria pros auxiliares mais antigos como manda a lei, mas obviamente não tem pra todo mundo...
    Resolver esse problema é muito dificil , principalmente por sermos uma categoria dividida, onde auxiliares pedem pelo amor de Deus pra serem auxiliares, depois se dissem "escravos" mas não querem alforria. E alguns autorizatarios entram na praça pra ganhar dinheiro em cima de auxiliar. Fazendo disso um investimento, que nao é. Mas felizmente numa rápida pesquisa na coop em que trabalho constatei que a maioria dos autorizatarios trabalham, sendo que metade deles devidem o carro com auxiliar e outra metade , como eu, trabalham sozinho. Uma pequena parte , cerca de 20% da frota da coop, o autorizatario não trabalha... Essa é a fatia do bolo errada, mas é uma minoria.
    O Andre esta tentando resolver essa situação sem prejudicar quem realmente trabalha, seja auxiliar ou autorizatario. Mas ninguém vê a dificuldade que é, e as conquistas q ele já conseguiu.. A politica é foda, toda essa situação é pura politicagem de décadas, não se resolve justamente da noite pro dia. Se o Andre tivesse sido eleito ajudava muito, mas não foi. Mas sua votação expressiva já ajuda nas suas visitas a Brasília.
    Bom falei pra caramba. Mas esse canal é pra isso discutirmos idéias e assim tentar melhorar a categoria.

    ResponderExcluir
  6. Boa André, abaixo assinado e carreata, não podemos ser pegos de surpresa assim, estamos com dificuldades financeiras e precisamos de tempo para trocar de carro, bela medida, nós taxistas de verdade apoiamos.

    ResponderExcluir
  7. Na empresa em que sou locatário, alugou um fiat Siena ano 2009, por R$ 195,00 de diária, se pagar no prazo sem multa( R$ 15,00 ). Isso multiplicado pelos 24 dias do mês, pois sábado e domingo não pago, da um total de R$ 4.680,00. Diariamente, alem dos R$ 195,00, tenho que fazer para mim, no minimo R$ 100,00, livre. Como ? Trabalhando. De 6:00 hs até 22:00 hs. Nos fins de semana, os colegas sabem quanto é o faturamento. Portanto eu pergunto, se eu fosse permissionário, esses R$ 4.680,00 não dariam para pagar a prestação de um carro ? VÃO TRABALHAR, seus preguiçosos reclamões. Permissionários preguiçosos que ficam batendo papo nos postos de combustível. Se um auxiliar paga tudo isso e ainda consegue um bom rendimento mensal, porque vocês não conseguem ? Permissionário morar de aluguel ? Tomem vergonha na cara. Se trabalhar por média de R$ 300,00, no fim do mês, são R$ 9.000,00. Isso por baixo, porque fim de semana da pra melhorar. Agora, " não trabalho domingo ; não rodo no horário do rush ; tenho que assistir a novela... e outros blá, blá, blas, vão ficar sempre chorando miséria e dirigindo suas carroças. E não venham me dizer que eu não tenho despesa, pois não é verdade. Na empresa, se o carro enguiça ou precisa fazer manutenção, eu pago a diária. Se vou fazer vistorias, pago diária. Se o carro ficar parado 30 dias na oficina, eu pago as 30 diárias. O maximo que eles fazem é parcelá-las. Pago multa, avarias etc... Sou contra a prorrogação do prazo, sim. Sinto na pele o que é trabalhar com uma carroça. E pagar caro por ela. Vão trabalhar e parem com as desculpas, colocando culpa nos filhos, colégio, aluguel, etc. A culpa e do corpo mole. André, abaixo assinado ? Fala sério. Não é essa a causa.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite "amigos taxistas",

    Sei do alcance desse blog e o quanto ele já foi e é esclarecedor quando o assunto é sobre nossa PROFISSÃO.

    A troca de carros é necessária sim, mas para isso tem q ser feito algo que não prejudique quem PRECISA trabalhar, quem é PATRÃO (PERMISSIONÁRIO) não tem tanto problema, mas quem vive de pagar diária ou aluguel de autonomia como fica? Fica na dependência do PATRÃO (PERMISSIONÁRIO) em relação a carta de isenção, acho que poderia ser feito algo nesse aspecto de facilitar a vida do EMPREGADO (AUXILIAR), para que ele possa agilizar, neste caso, a troca do carro.

    Agora vai um recado para TODOS, que classe mais desunida é essa! É um querendo ferrar o outro, sabe quando vamos conseguir algo? NUNCA! Ou vocês mudam suas atitudes ou sempre vamos viver de migalhas (CENTAVOS) e continuaremos ser uns dos táxis mais barato do Brasil!

    ResponderExcluir
  9. Troca de carro já EU APOIO!!!!!

    Chega de carroças amarela. Quem não tem competência não se estabeleça.

    ResponderExcluir
  10. André, uma pergunta sou autorizaria.e tomei um tiro trabalhando, fiquei muito tempo parado e s condições de trabalho e não tive como fazer as vistorias 15/16 e agora paguei as vistorias e tenho que fazer permuta e isso tudo me enrolou todo como devo proceder.

    ResponderExcluir
  11. André, uma pergunta sou autorizaria.e tomei um tiro trabalhando, fiquei muito tempo parado e s condições de trabalho e não tive como fazer as vistorias 15/16 e agora paguei as vistorias e tenho que fazer permuta e isso tudo me enrolou todo como devo proceder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que saber se seu carro for 2011 em diante, basta agendar as vistorias e está tudo certo. Como você citou uma permuta, acredito que seu táxi seja 2010 ou anterior.

      Caso necessite de assessoria, passe lá no escritorio, Rua Padre Manuel da Nóbrega, 644, em frente ao Ipem.

      Excluir