terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

TÁXIS DO RIO DEVERÃO TER IMPRESSORA PARA RECIBO NA VISTORIA ANUAL

Os táxis que circulam pela cidade do Rio de Janeiro terão que instalar uma impressora para emitir o recibo da corrida. O equipamento será exigido na vistoria anual dos veículos, além do certificado de aferição do taxímetro. A instalação da impressora era prevista desde a publicação do código disciplinar da categoria, no fim de 2013, para garantir mais segurança aos passageiros e melhorar o padrão do serviço para Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.



As regras foram publicadas no Diário Oficial do município nesta segunda-feira (23/02), assim como o calendário de vistoria para o exercício de 2015 para realizar a vistoria em táxis, ônibus, vans, veículos de fretamento e os chamados “cabritinhos”. A estimativa da Secretaria municipal de Transportes é que 45,9 mil veículos sejam vistoriados até o fim do ano.


Impressoras

A regra é que todos os táxis convencionais "amarelinhos" precisam ter impressora instalada no taxímetro para a realização da vistoria de 2015. A Secretaria municipal de Transportes (SMTR) lembra que essa é a primeira vez que o item é cobrado desde a publicação do Código Disciplinar em 2013. O órgão não regulamenta modelo e marca da impressora. Sendo assim, o taxista pode fazer uma pesquisa de mercado e comprar o produto que melhor lhe convier.

Em 2016, a secretaria vai regulamentar quais informações ficarão disponíveis na nota que será dada ao passageiro: identificação do veículo e do motorista, valor da corrida, valor do quilômetro rodado e o telefone de reclamação da Prefeitura: 1746.

A secretaria acrescentou que, até o final de 2015, haverá uma mudança importante também nos táxis executivos. Com base no Código Disciplinar da categoria, esses veículos de cooperativas que prestam serviço diferenciado também deverão ter taxímetro. O equipamento não é obrigatório para a realização da vistoria deste ano, mas o prazo da Prefeitura do Rio para os taxistas cumprirem a determinação termina em dezembro/2015.

A partir de 2016, os táxis executivos, que atualmente operam apenas com tabela, vão rodar também com taxímetro, como os tradicionais “amarelinhos”. A tabela será mantida para que os turistas que não conhecem a cidade saibam o valor da corrida antecipadamente.

Vistoria

Com exceção dos ônibus, os operadores não precisarão apresentar no ato da vistoria cópias autenticadas dos documentos, mas apenas levar cópia simples e os documentos originais. A novidade pretende diminuir a burocracia do processo.

Os operadores de ônibus, táxis e veículos de fretamento devem agendar a vistoria.

A vistoria anual é realizada apenas quando os motoristas comprovam a quitação de multas, apresentam os comprovantes de pagamento do Darm e de desinsetização contra vetores e pragas urbanas.

Fonte: Extra


3 comentários:

  1. A Prefeitura ficou de anunciar qual será o novo taxímetro após análises da tecnologia de alguns modelos.Antes de anunciar quais modelos poderão ser utilizados , anunciou primeiro a linha de financiamento de empréstimos para os taxistas. Agora falam da impressora e nada sobre taxímetro. O certo seria que tudo fosse anunciado de uma só vez, pois os taxistas que não possuem impressoras vão adquirir um aparelho que já vem acoplado nos taxímetros mais modernos. Alguém já tem notícias sobre o modelo dos taxímetros que serão exigidos pela Prefeitura por causa das Olimpíadas de 2016?

    ResponderExcluir
  2. Isso ta uma confusão do crl....

    ResponderExcluir
  3. Uma duvida???
    Minha placa e final 40 vou vistoriar dia 09/03.
    Eu não tenho Impressora vou cair em exigência???

    ResponderExcluir