segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

PREÇO DA GASOLINA NO BRASIL ESTÁ QUASE 70% ACIMA DO INTERNACIONAL

Com a queda da cotação do petróleo, o preço da gasolina nas refinarias do Brasil já está quase 70% acima do preço da referência internacional do combustível, segundo cálculos do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

De acordo com levantamento divulgado pelo CBIE, o preço de refinaria nacional da gasolina atingiu uma diferença de 68,9% em relação ao preço médio do combustível no mercado internacional. No dia 5 de janeiro (segunda-feira), a diferença estava em 57,4%.

Já o preço do óleo diesel nas refinarias nacionais agora está 53,2% acima do preço de referência do Golfo do México. No dia 5, a diferença era de 45,7%.
Trata-se da maior diferença desde o final de outubro do ano passado quando os preços dos combustíveis no Brasil deixaram de estar defasados em relação ao mercado internacional.
"Esta defasagem é recorde. Eu diria que é a maior diferença já registrada nos últimos 5 anos", afirma Adriano Pires, sócio-diretor do CBIE.


MARGEM PARA REDUÇÃO DE PREÇO NAS REFINARIAS

Com a queda do preço do petróleo, a Petrobras passou a vender os combustíveis com um prêmio expressivo em relação a valores internacionais, o que tem gerado especulações e até cobranças sobre uma redução nos preços cobrados pela estatal.

O CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura) estima o atual nível de defasagem de preços pode garantir à Petrobras um ganho mensal de mais de R$ 1 bilhão com a venda de gasolina e de cerca de R$ 2 bilhões com o óleo diesel.

Apesar dos ganhos da Petrobras com a venda de combustível, Adriano Pires (sócio-diretor do CBIE), não acredita numa redução de preços nas refinarias. "O governo deverá aproveitar a queda do preço do barril de petróleo para arrecadar mais imposto e não para beneficiar o consumidor", avalia. "O Brasil está sempre na contramão do mercado. Quando o petróleo está caro, a Petrobras subsidia o consumidor. Quando o petróleo está barato, é o consumidor quem subsidia a Petrobras".

No ano passado, a companhia, orientada pelo governo, seu acionista majoritário, manteve os preços da gasolina baixos para ajudar a controlar a inflação, em um momento de alta do preço do petróleo, o que afetou o fluxo de caixa da estatal.

O CBIE estima que a Petrobras deixou de ganhar mais de R$ 50 bilhões nos últimos anos ao vender combustíveis a preços menores que os de referência no mercado internacional.

Na semana passada, a Petrobras divulgou comunicado dizendo que não há decisão sobre o reajuste no preço da gasolina e do diesel.  "A política de preços da Petrobras visa não repassar a volatilidade dos preços internacionais ao mercado doméstico, seja quando os preços internacionais estão em elevação, seja quando estão em declínio", disse a empresa.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que a Petrobras deverá tomar suas decisões, entre elas sobre o preço da gasolina, "como uma empresa".



Volta da Cide

O mercado já dá como certa a volta da cobrança da Cide (Contribuição de Intervenção sobre Domínio Econômico) na gasolina nas próximas semanas. A Cide foi zerada em 2012 justamente para atenuar o impacto do aumento do preço da gasolina.

Entre as opções em estudo pelo governo estaria uma taxação superior à que vigorava em 2011, quando as alíquotas começaram a ser reduzidas. Naquela época, a Cide era de R$ 0,192 por litro de gasolina e de R$ 0,07 por litro do diesel.

O retorno da contribuição, entretanto, não deverá ser repassado necessariamente para o consumidor, na avaliação de Adriano Pires (sócio-diretor do CBIE). "Eu apostaria numa redução do ganho da Petrobras. O governo deverá fazer uma conta de chegada na bomba de forma a reduzir o ganho da Petrobras e colocar a diferença na Cide", opina.



Fonte: G1




20 comentários:

  1. Resumindo, estamos pagando o rombo deixado na Petrobrás.

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  2. Também temos das latas velhas mais caras do planeta. A alimentação das mais caras. O vestuário dos mais caros. Os impostos dos mais caros. Os piores serviços que um imposto pode proporcionar. E uma renda per capita ridícula. Mesmo assim tem aquele que come merda e ainda ri, ou pede pra que todos batam palmas. Na concepção do sujeito é tudo normal e qualquer manifestação contrária é coisa de resmungão. Estamos sendo assaltados todos os dias e já nos habituamos com papel de otários. E não pensem que estou aqui pra falar bem ou mal de A ou B do sistema político. Porque na verdade estou falando mal de A e B.

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  3. Hoje eu peguei um passageiro no meu taxi, que tem conhecimento na SMTR e afirmou que as 3.000 autonomias já foram distribuídas entre eles e que o Rodrigo Maia levou a maior parte.
    Agora eu pergunto, é verdade André?
    Não tem mais autonomias para nós?

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    1. Eu também peguei um passageiro anteontem ele tem amizade no Céu e ele me falou que papai noel vai amanhã na sua casa te dar de presente sua autonomia, não roda amanhã não nem precisa pagar sua diária pois papai noel amanhã as 18:00 estará na sua chaminé.

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    2. ho ho ho ho papai noel chegou oh oh oh

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    3. Se caso ele não aparecer em vez de 18:00 pague 180,00 de diária

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    4. ķkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkkkkkk número parecido ķkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkkkkkk VAI TRABALHAR PORRA SEU VIADINHO

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    5. Companheiro, esqueça tais autonomias, pois elas não existem. Trabalhe, pague as diárias e procure viver bem. A nossa causa é contra uber, porta de hotel, piratas e concorrências desleais. Se conseguirmos que as autoridades competentes nos ajudem, agradeça de joelhos. Governador, prefeito, secretários de transportes... todos enganadores mentirosos. Trabalhe, e esqueça as balelas. São promessas de eleição.

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    6. concordo com você.

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  4. EDUARDO, VAI DISTRIBUIR 3500 BURRINHOS SEM RABO!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    PODE COMEÇAR A FESTA!!!!!

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  5. MORTINHO, a hiena come carniça, faz sexo uma vez por ano e vive rindo. Já passou da hora de alguns permissionários deixarem de ser hienas, pois auxiliar não tem "patrimonio" sob risco, por causa da clandestinidade. Poderiam dar ideias, sujestões, ter ums participação mais construtiva a favor da classe, que não deveria se dividir em permissionários e auxiliares, e sim, unir-se como um todo. Sentar-se sobre uma autonomia e ficar debochando de colegas, que têm sonhos, é ridículo. Como diz um dos grupos da classe : "somos todos taxistas".

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    1. Tem toda razão amigo! Essa é a visão!

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    2. VAI FAZER QUEIXA AO TEU AMIGO SAPÃO, ELE Q JÁ NOS PERSEGUE A QUINZE ANOS, É O ÚNICO Q EU SEI QUE DIVIDE NOSSA CLASSE...SEMPRE BRINQUEI DESSA FORMA...ESQUECEU? OU VC CHEGOU AGORA, DEVIDO A TER SIDO EXPULSO, DO BLOG DO TEU "PATRÃO"!
      "MINHA VISÃO, É QUE SOMOS IGUAIS...SIM!!!!
      GUARDE AS TUAS CRÍTICAS, PARA O SAPO GORDO!!!

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    3. se existe auxiliar e porque tem um monte de gente que quer ser auxiliar eu não tenho e nunca terei e acho que auxiliar deveria ser so nas empresas ai ninguém poderia reclamar e dizer que e escravo em pleno século 21 existem pessoas querendo ser escravas po trabalha quem quer emprego e o que não falta.

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  6. Também sou permissionario e nunca terei auxiliar quando não puder trabalhar mais transfiro. Auxiliar deveria ser só em empresas. Só que na minha VERDADEIRA opinião é tirar das empresas e passar para os auxiliares e acabar de vez com auxiliar.

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  7. Sobre o assunto das 3.000 autonomias, fiz o comentário do que o passageiro me passou e gostaria que o próprio André respondesse.
    Aos comentários ridículos eu dispenso.
    Aos comentários construtivos eu somo.

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  8. E companheiro eu se fosse permissionário estaria preocupado sim essa empresa uber quebrou muitos taxista na europa,e com 7 meses aqui no Brasil veio e nas grandes capitais tem cada dia mais ganhando mercado e atraindo usuários de todas as classes principalmente globais e classe media alta estamos vendo essa novela de gente vendo as cooperativas afundar e ninguém fala nada?
    Conquistamos mercado e atraimos os usuários através de nossa organização em mudar o sistema e profissionalismo altos investimentos para o próprio taxista pudesse explorar o seu próprio serviço.
    Lembre se se uma coisa estamos em uma era em que o empresários estão cada vez mais no nosso mercado e só sobrou com o permissionário e o auxiliar para ajudar todos são autônomos e estão no mesmo barco se não remarmos juntos estamos ferrados o uber veio pra acabar com sistema de taxi em todo mundo,daqui a pouco o nosso direito de trabalhar também não vai valer de nada.
    Pense nisso a cooperativa a anos a trás tinha valor comercial hoje não vale nada assim vai ser a licença de taxi se nos não acabar com as nossas diferenças
    TODOS SOMOS TAXISTAS E PONTO UM DEPENDE DO OUTRO NINGUÉM NA ERA DE HOJE TEM GARANTIAS E ESSES GOVERNANTES NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA NOS A NAO SER EM EPOCA DE ELEIÇÕES PRA VOCÊ TER QUE ELEGER UM DELES PRA NOS ATRASAR.
    A UBER VEM PRA ATRAIR O TAXISTA COM AUTOS GANHOS E A QUALQUER MOMENTO VAI VIR A NOTICIA TRISTE DEPOIS NÃO RECLAMA PORQUE VAI TER QUE ACEITAR QUE VAI DUER MENOS.

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  9. E companheiro eu se fosse permissionário estaria preocupado sim essa empresa uber quebrou muitos taxista na europa,e com 7 meses aqui no Brasil veio e nas grandes capitais tem cada dia mais ganhando mercado e atraindo usuários de todas as classes principalmente globais e classe media alta estamos vendo essa novela de gente vendo as cooperativas afundar e ninguém fala nada?
    Conquistamos mercado e atraimos os usuários através de nossa organização em mudar o sistema e profissionalismo altos investimentos para o próprio taxista pudesse explorar o seu próprio serviço.
    Lembre se se uma coisa estamos em uma era em que o empresários estão cada vez mais no nosso mercado e só sobrou com o permissionário e o auxiliar para ajudar todos são autônomos e estão no mesmo barco se não remarmos juntos estamos ferrados o uber veio pra acabar com sistema de taxi em todo mundo,daqui a pouco o nosso direito de trabalhar também não vai valer de nada.
    Pense nisso a cooperativa a anos a trás tinha valor comercial hoje não vale nada assim vai ser a licença de taxi se nos não acabar com as nossas diferenças
    TODOS SOMOS TAXISTAS E PONTO UM DEPENDE DO OUTRO NINGUÉM NA ERA DE HOJE TEM GARANTIAS E ESSES GOVERNANTES NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA NOS A NAO SER EM EPOCA DE ELEIÇÕES PRA VOCÊ TER QUE ELEGER UM DELES PRA NOS ATRASAR.
    A UBER VEM PRA ATRAIR O TAXISTA COM AUTOS GANHOS E A QUALQUER MOMENTO VAI VIR A NOTICIA TRISTE DEPOIS NÃO RECLAMA PORQUE VAI TER QUE ACEITAR QUE VAI DUER MENOS.

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  10. Precisamos somar. Unir as lideranças em um só grupo e nesse grupo, agregar toda a categoria: permissionários e auxiliares. A nossa causa é única e muito séria. Não somos 28 mil, 32 mil, 50 mil. Somos mais de 100 mil, pois nossas esposas e filhos, nossas famílias, se tornam taxistas, já que são nossos dependentes. Este é o nosso trabalho. Todos precisamos defendê-lo. Porém, a maioria não aceita parar por 2 ou 3 horas em um dia da semana e participar de reuniões. Não comparecem ás manifestações e carreatas. Acham que estão levando vantagem, por estarem trabalhando com menos carros nas ruas. Torcem para ter manifestaçoes, aumentando suas férias. Até quando ? As lideranças estã formadas. Precisamos fortalecê-las. O André pode nos conduzir nessa luta. Mas nós precisamos estar com ele. Depende de cada um de nós, basta querer. Hoje, temos objetivos maiores que ganhar uma autonomia. De que adianta receber a permissão, contrair dívida e não ter clientes. Cada um de nós, é peça fundamental. Só depende de nós.

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  11. Precisamos somar. Unir as lideranças em um só grupo e nesse grupo, agregar toda a categoria: permissionários e auxiliares. A nossa causa é única e muito séria. Não somos 28 mil, 32 mil, 50 mil. Somos mais de 100 mil, pois nossas esposas e filhos, nossas famílias, se tornam taxistas, já que são nossos dependentes. Este é o nosso trabalho. Todos precisamos defendê-lo. Porém, a maioria não aceita parar por 2 ou 3 horas em um dia da semana e participar de reuniões. Não comparecem ás manifestações e carreatas. Acham que estão levando vantagem, por estarem trabalhando com menos carros nas ruas. Torcem para ter manifestaçoes, aumentando suas férias. Até quando ? As lideranças estã formadas. Precisamos fortalecê-las. O André pode nos conduzir nessa luta. Mas nós precisamos estar com ele. Depende de cada um de nós, basta querer. Hoje, temos objetivos maiores que ganhar uma autonomia. De que adianta receber a permissão, contrair dívida e não ter clientes. Cada um de nós, é peça fundamental. Só depende de nós.

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