terça-feira, 14 de abril de 2015

LEI 3952/02 - LEI QUE AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A DESEMPLACAR NO DETRAN, CARROS CLANDESTINOS


Nos últimos cinco anos tenho respirado táxi, numa busca incessante de defesa e conquista dos direitos de nós taxistas.

No último ano, me candidatei a Deputado Federal e depois disso, passei a sofrer muito preconceito.
TRECHO DE JORNAL DE CAMPANHA , ANDRÉ DO TÁXI E JORGE FELIPPE NETO EM SETEMBRO DE 2014, O ASSUNTO É ANTIGO OU EU ESTAVA A FRENTE DO TEMPO?

Será que só conseguem pensar num possível alto salário que eu poderia receber? Será que não pensam que se hoje, o André fosse um deputado as coisas seriam mais fáceis de serem resolvidas?

Nas reuniões que vou, percebo o quanto se preocupam em não me deixar trabalhar, com medo de que eu me auto-promova. Lamento isso, pois basta fazer melhor, as vezes a frase que me vem a cabeça é:

Se tua estrela não brilha, não tente apagar a minha.

Não sei se serei convidado novamente a vir candidato, isso depende muito mais do partido do que de mim. Quanto as minhas certidões, tudo já foi esclarecido e sanado, estando apto a me candidatar, mas não sei se é exatamente o que pretendo fazer em 2016.

Me preocupo com o dia de hoje, pois se não agir desde já, talvez já em 2016, não haja tantos taxistas ou apenas uma grande massa falida. Desde ano passado, fui pioneiro, junto com o Daniel Tavares a lutar contra essa praga que se chama Uber.

Mas sejamos honestos, eles são apenas parte do problema, converse com quem roda na Barra da Tijuca por exemplo?

Não precisamos tanto de produzir leis locais, mas sim começar a aplicação das existentes.

A primeira que gostaria de ver a EFICÁCIA, é a Lei 3952 de 17 de setembro de 2002.

Já entreguei através de ofício na SMTR e secretaria estadual de transportes, esta lei, e vou cobrar a aplicação da mesma.

Graças a Deus não estou sozinho nessa, conto com dezenas e centenas de colegas, quero que sejas, mais um nesse pelotão.

Se associe já, Rua Nicarágua, 354 - Penha Tel. 4062 - 7249

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Hide details for Texto da Lei   [ Em Vigor ]Texto da Lei [ Em Vigor ]

Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em conformidade com o que dispõe o § 5º combinado com o § 7º do artigo 115 da Constituição Estadual, promulga a Lei nº 3952, de 17 de setembro de 2002, oriunda do Projeto de Lei nº 2773, de 2001.

LEI Nº 3952, DE 17 DE SETEMBRO DE 2002.

AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A APREENDER E DESEMPLACAR OS VEÍCULOS IRREGULARES DE TRANSPORTES DE PASSAGEIROS TÁXIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

    A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
    D E C R E TA:

    Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a apreender e desemplacar, sem prejuízo de eventuais sanções penais, os veículos utilizados para transportes de passageiros (táxis) sem as respectivas permissões ou concessões.

    Art. 2º A penalidade prevista no artigo 1º, será aplicada pelo órgão controlador – DETRAN/RJ, no prazo de 5 (cinco) dias da apreensão do veículo.

    Art. 3º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

    Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em 17 de setembro de 2002.

    DEPUTADO SÉRGIO CABRAL
    Presidente


    28 comentários:

    1. Os grupos de zapzap sao bons para o bate papo, mas conteudo inteligente, so aqui mesmo. Parabens pelas informacoes, agora é só chutar a gol! Se vier candidato, ajudo voce, que mesmo sem ter a carteira de federal faz por nos, imagino se tivesse entrado, duvido que deixava essas coisas acontecerem

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    2. Meu caro Anônimo 00:15 h

      Esse DEP Federal ai e do pragauai, ele além de só ter recebido 2009 votos tem a ficha suja.
      Kkkkkkk Dede cambalhota se de mal.
      Mais também nem tanto arrumou muito $$$$

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      1. Mentiroso, ele teve maisde10.000 voto e a ficha suja foi você quem inventou isso, ele mostrou na reuniao os originais, eu vi.

        Ruim com ele, pior sem ele, vai dar meia hora de lombo, eu acho que tu que te nenen cim o andre

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    3. Sem dúvidas que o capitao desse barco é o andre, nao vejo outro nome para nos conduzir em mais essa batalha. Mas os outros nao o apoiam porque sabe que se ajudar ele decola e ninguem mais pega. to contigo, desemplaca geral

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    4. Bem amigos, enquanto nos degladiamos o inimigo maior está bem na nossa frente,
      97 candidatos a entrar no aplicativo ilegal
      25 novas assinaturas por semana

      Infelizmente nossa categoria vai perder essa guerra pq simplesmente não conseguimos nos organizar e assumir fatos.

      Quando levamos esse problema para várias lideranças, fomos motivo de chacota...

      Foram poucos que vislumbraram esse problema e abraçaram a causa...
      cito algumas lideranças como:

      André Oliveira - Taxinforme, AAMOTAB (pela total estrutura de comunicação com outros países, disponibilidade e carreata do dia 11/06 a primeira internacional com a participação de 11 cidades e 7 paises)

      Alan Oliveira - Zaznu a farsa da carona solidária ( pelo pioneirismo e atuação contra o Zaznu a maior inspiração dessa luta)

      Wagner Caetano, Carlos Lourenço - Movitaxi e Taxistas SP (pela total parceria e troca de informações, realmente grandes amigos)

      Samir Ward - Somos Todos Taxistas (pelo apoio e disponibilidade do grupo para expor o problema)

      Marcos Bezerra - Novo Rio Coop (pelo canal no dia da audiência pública quando tive oportunidade de levar o problema ao prefeito)

      Eduardo Fernandes, Paulo Toledo - UTC DE CURITIBA (Esse pessoal comprou o Barulho muito antes do aplicativo chegar em Curitiba)

      Marquinhos (GATAP) e Flávio Simões ( UAI TAXISTAS) - (Q organizaram a maior carreata de taxis contra clandestinos e piratas de MG)

      GRUPOS INTERNACIONAIS PELAS INFOS.

      TODOS OS MOVIMENTOS DO RIO E AMIGOS QUE AJUDARAM EM CARREATAS NO RIO E EM SÃO PAULO MEU MUITO OBRIGADO POR TUDO.




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    5. Mas uma lei que nao serve de nada como varias outras que temos, apresenta uma estatistica de quantos carros foram desemplacados desde a criacao dessa lei. Vivemos no brasil pais da cambalhota. Kkkkkk

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      1. Mais um taxista idiota que nao sabe o poder que tem nas maos. Se precisar do meu apoio para cobrar que essa lei, estou junto, pelo menos já temos algo de concreto, palpável nas maos.

        Se nenhum carro tiver sido desemplacado, nos seremos os primeiros a exigir que desemplaquem logo esses piratas

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    6. Bom, eu não compro briga com o Uber, vou relatar o meu caso: alugava o carro + autonomia pelo valor de R$ 160,00 diários, dava uma receita de R$ 2300,00 mensal líquido, já imputando a depreciação do veículo etc. Aí pensei, posso morrer sem poder transferir a permissão que pode tb não valer mais nada, recebo apenas 1% do valor desse "patrimônio", correndo o risco de ser condenado, caso o meu único auxiliar cause dano a alguém, podendo até ser grave, como matar um pai de família, consequentemente eu teria que pagar pensão para os dependentes da vítima para praticamente o restante da vida deles, não tem seguro viável que cubra esse risco.

      Aí vem o UBER, que já está enfraquecendo a praça, bem como na minha opinião: veio para ficar, não dá para combater o avanço tecnológico com leis passadas. O que tem de mais um pessoa ir ao trabalho de carro e daí "dar" uma carona para terceiros? Sei que o serviço não está sendo aplicado dessa forma, mas de qq jeito são inúmeras variáveis que me faz acreditar que o sistema de táxi está em falência.

      Estou fora, boa sorte a todos.

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      1. Tem toda razão amigo!!!

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      2. amigo fiz a mesma coisa que você, so que eu não tinha auxiliar como conheço bem o pais que vivo e sei que a tecnologia vai evoluir cada vez mais e conheço bem nossos políticos estava vendo a hora em que ia ficar ruim, agora no lugar do amarelinho tenho seis quitinetes alugadas pois já tinha o terreno e estou trabalhando de empregado com todos os direitos que nunca tive como taxista não ganho uma fortuna mais da para viver e meu investimento nenhum aplicativo vai tirar nunca.

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    7. Não adianta ficar batendo no assunto "Uber" se o assunto "Liberação de Autonomias" não foi concluído!!! Se tivessem nesse meio tempo estudado outras formas de se excluir o " investidor da praça " (aquele que pratica a cobrança de diárias, os aluguéis de autonomia, luvas e etc) e conseguído formas de se cassar essas autonomias das mãos desses exploradores e repassa las aos auxiliares com maior tempo de serviço, não estaríamos sujeitos ao avanço dos aplicativos como o Uber...

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      1. Se tem espaço para o clandestino, é porque tem espaço para a liberação de autonomias. Não falo apenas de um assunto, entenda que são leitores diversos, com interesses diversos, temos que diversificar os temas. O senhor pode aguarda a vez de falar nesse tema, mas se quiser fazer uma conexão, pense no que eu falei na primeira frase desta resposta.

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    8. É sempre um assunto para chamar a atenção e criar falsas espectativas na cabeça dos taxistas. No início eram a liberação das autonomias que encheu de esperança os auxiliares. Este assunto ficou esquecido... Agora o assunto é o Uber e já não se fala mais em liberação de autonomias para os auxiliares e nem se quer estudam meios justos para isso, ficou para escanteio.... Diante desses fatos como conseguir ganhar a confiança do taxista? Cada dia que passa mais investidores compram as autonomias que ainda restam por valores astronômicos... A praça está ficando na mão dos empresários e investidores, daqui a pouco seremos todos auxiliares, nenhum taxista será mais permissionário, pois todas as permissões estarão nas mãos de investidores...

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    9. O Uber está trazendo uma oportunidade para o auxiliar sair da diária e da exploração. Já que estão todos preocupados com isso, resolvam o problema dos auxiliares. A solução está aí, os Americanos já enchergaram este problema em vários países e aqui no Brasil é a mesma coisa.... Eles sim estão criando meios para o motorista profissional trabalhar por conta própria!!!

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      1. o seu animal, a diária lá é mais cara. Vai ser escravo lá então. Porra!!!!!

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      2. Perceba como e o que vc escreve amigo... Analise direitinho quem é o animal e o desinformado aqui?

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      3. Você é o animal!!!!! Tens 90mil pra comprar um carro e colocar no Uber???? Seu babaca filho da puta

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      4. Imagina tu rodando no taxi... Deve maltratar passageiro direto, chingando todo mundo rsss... Pelo visto no taxi tu não pode trabalhar amigão.... Se mata!!!

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    10. Infelizmente é uma guerra dificil de se vencer, ate pq me parece q is órgão públicos não querem resolver, pois se quisessem não precisavam nem utilizar essa lei, era só bloquear o APP.
      Mas realmente, se não lutarmos certamente vamos perder, pois de fato os diretores desse APP estão fazendo seu lobby entre os deputados pra conseguir descriminalizar esse serviço. Temos que partir pra cima, pois por enquanto é ilegal mas em breve se não nos movermos sera legal.
      Nesse pais o certo passa a errado numa simples canetada em Brasília.

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      1. Isso mesmo! Que nem comprar vender ou alugar autonomia, que é proibido mas todo mundo faz, pq aqui no RJ pode tudo e a Prefeitura se omite!!!

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    11. Andre é só pedir o bloqueio do aplicativo e pronto.........acaba esse Uber.

      Você tem que tentar de alguma forma esse bloqueio. Se tu conseguir será eleito de olho fechado.

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      1. Caro amigo, estou reunindo um dossiê sobre o assunto, já está com 300 páginas. Não é tão simples barrar esses caras, em São Paulo por exemplo, um projeto de Lei impedindo o Uber foi barrado porque os vereadores consideraram que não podiam impedir uma atividade econômica. Estranho demais, porém...

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    12. bem partindo do principio que o uber e uma atividade econômica como foi em são Paulo estamos ferrados pois se o uber e um aplicativo que concta passageiro a motorista profissional autônomo qualquer pessoa poderá criar uma plataforma igual ao uber e começar a oferecer o mesmo serviço que o uber, e ai teremos talvez mais uns dez aplicativos bem so de car sevice no rio de janeiro já devemos ter uns dez e ai a prefeitura não vai mais poder fazer mais nada pois qualquer pessoa vai se cadastrar como motorista e não mais teremos taxis amarelinhos e sim uns 100 mil carros fazendo o antigo serviço que era dos taxis, simples assim e ai vai começar a briga entre aplicativos para ver quem tem mais poder uma vai dar dez% desconto o outro vinte% e ai teremos uma verdadeira zona no transporte individual de passageiros ou a prefeitura se mexe enquanto pode ou daqui a mais um tempo sera tarde de mais sem contar que os taxistas cadastrados não vao mais querer ser fiscalizados ou pagar qualquer tipo de taxas já que o transporte virou a la bagda, o prefeito que se cuide talvez ate as olimpiadas já teremos reflexo desta merda toda.

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      1. Nesse caso o interesse é do taxista, não da Prefeitura.

        A responsabilidade é nossa. Em algumas cidades da Ásia, o sistema de táxis praticamente acabou.

        Na cidade de São Francisco, EUA a queda foi de 65% em média para os taxistas.

        Em Nova Yorque, os famoso medalhões já cairam de preço cerca de 15%, de pouco mais de 1 milhão de dólares para uma média de $ 840 mil verdinhas.

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    13. Para de colocar terror o bundão

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    14. Andre se em São Paulo não pode impedir uma atividade economica, então pode onibus pirata, jogo do bicho, carteado, car service, boca de fumo, também é uma atividade economica. Vamos pra cima deles, esse papo é furado!!!!!!! taxi é só para taxista, como jogo é para lotérico, como onibus é para empresa de onibus, drogas só na farmacia.

      ESSE PAPO DE ATIVIDADE ECONOMICA É FURADA, TENDO EM VISTA QUE O SERVIÇO É ILEGAL

      Toda a categoria conta com VOCE

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    15. eu queria todos os os auxiliares, com suas permissões, para acabar com essa choradeira...puts não dá para aguentar mais!!!!
      vcs. estão chorando, e eu ficando mais rico!!!!!

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