Uma data memorável aos taxistas de todo o país, em que várias cidades mobilizaram em protesto contra um app de carona remunerada (transporte ilegal). São Paulo reuniu a maior quantidade, cerca de 1.800 táxis. Houve ainda manifestações em Salvador, BH, Curitiba e Brasília.
Convocada pela Abracomtáxi - Associação Brasileira das cooperativas, em todas as cidades, além é claro das cooperativas, participaram movimentos independentes, sindicatos e grupos de redes sociais.
Aqui no Rio de Janeiro, o apoio veio da AAMOTAB, Taxinforme, Somos todos taxistas, CTR - RIO e representante do sindicatos autônomos e e outros integrantes de grupos de Whats App.
Apesar do grande número de pessoas ligadas a estes grupos, a participação foi baixa se levarmos em conta o número de cadastrados nas salas de bate-papo.
As 10 horas da manhã, o grupo que se concentrou em frente ao clube Boqueirão, ao lado do aeroporto Santos Dumont (Centro do RJ) e os microfones foram abertos para que as lideranças pudessem se expressar.
A idéia inicial era segui até a zona sul, se manifestar na porta de hotéis e dispersar. Porém, no meio dos manifestantes surgiu a proposta de seguirmos para a SMTR para entregarmos um ofício formulado pela AAMOTAB em que cobra a atuação mais eficaz da secretaria.
Segue o texto:
********************************************************************************
Três propostas foram feitas:
1) Orla de Copacabana
2) SMTR
3) Prefeitura
A terceira opção foi a mais votada. Ao chegar na Prefeitura ficamos por mais de uma hora sem que fossemos atendido. Um guarda Municipal ameaçou multar os táxis na porta da Prefeitura, um taxista tentou tomar o talão da mão do guarda e um princípio de tumulto se formou mas nada de muito grave.
Em seguida, fomos até a Rua Dona Mariana, 48 - Botafogo, sede da secretaria de transportes. Infelizmente as autoridades bloquearam o acesso a rua e os táxis tiveram de dispersar por volta das 15 horas.
REUNIÃO COM O SECRETÁRIO RAFAEL PICCIANI
SECRETÁRIO RAFAEL PICCIANI ( camisa branca e crachá) RECEBE OS TAXISTAS NA PORTA DA SMTR |
Uma comissão formada por 12 taxistas foi recebida pelo secretário de transportes Rafael Picciani.
Falamos sobre a questão do Uber, carros de porta de hotel e pirataria.
COMISSÃO DE TAXISTAS NO AUDITÓRIO COM O SECRETÁRIO DE TRANSPORTES |
Sobre a denúncia feita a DRCI - Delegacia de represssão a crimes de informática, ele nos informou que infelizmente o inquérito não prosperou e foi arquivado pelo MP do Rio de Janeiro que não considerou ilegal o aplicativo. Porém, Picciani afirmou que fará nova tentativa, e agora também municiado com um dossiê entregue pelos taxistas Daniel Tavares e Carlos Soares do Sindicato.
Perguntei se a competência de fiscalizar o transporte era da SMTR, e ele respondeu que sim, mas explicou as dificuldades de dar um flagrante nesse tipo de situação que é caso de policia. Sugerimos que pedisse apoio a policia, e se comprometeu a pedir ao governo do Estado, apoio de força policial para agir nesse sentido.
Quanto a proposta de diminuir o foco nas fiscalizações aos taxistas regulamentados e aumentar a pressão em cima dos clandestinos, concordou e ao ser perguntado o "quando"? respondeu que nas próximas semanas é possível termos resultados nesse sentido.
Uma cópia da Lei 3952/02 foi entregue juntamente com o ofício. Esta Lei Estadual, permite ao poder executivo, ao flagrar um veículo fazendo transporte irregular de passageiros, ser desemplacado pelo Detran em até 05 dias.
Com relação aos outros pleitos, falamos superficialmente e o secretário nos contou que a partir de uma reunião que tivemos com ele em janeiro deste ano, uma proposta de mudanças positivas devem ser apresentadas em cerca de um mês.
Comentou sobre a questão das impressoras que tiveram os preços majorados, e inclusive pediu apoio a deputada Cidinha Campos da Defesa do consumidor que desse atenção a este caso.
Sobre a implantação de GPS nos táxis, afirmou que em pouco tempo apresentará soluções de acordo com propostas de empresas de tecnologia, visando assim, melhorar a fiscalização contra os táxis piratas.
Reconheceu que o taxista não pode ficar 05 dias sem trabalhar por causa do prazo de compensação das taxas( DARM's) e que também é meta a solução deste problema.
Sobre a implantação de equipamentos, disse que entrou em contato com bancos fomentadores do desenvolvimento, que podem custear a juros muito baixo, crédito aos taxistas, com prazos diferenciados do mercado.
A reunião com ele durou cerca de duas horas, Rafael apresentou propostas animadoras que ainda não devem ser divulgadas até a conclusão dos mesmos.
NOTA 10 AOS GUERREIROS, NOTA ZERO AO DESAGREGADOR
Não poderia deixar de comentar aqui a excelente atuação e esforço de centenas de trabalhadores nesta tarde.
O sistema de táxis é plural, não tão desunido como muitos pensam. Tem muito a melhorar, pois numa classe com mais de 50 mil trabalhadores envolvidos, termos 500 pessoas envolvidas, significa 1% de todos os interessados e possíveis prejudicados com a ação de motoristas clandestinos, que hoje já responde por uma perda de 20 a 30 % do faturamento do taxista.
Incrível como num grupo de 500, existem tantas diferenças e muitas vezes vaidades veladas, que precisam ser destiladas no "jogo do poder".
Confesso que as vezes me sinto no meio de um "GAME OF THRONES" um seriado da TV a cabo, que retrata a guerra dos sete reinos na era medieval. Intrigas, invejas, traições, conspirações e interesses individuais.
Hoje foi um pouco diferente, as lideranças souberam se comportar e respeitar o espaço de cada um, por isso o meu singelo parabéns!
A nota zero, vai para um sujeito que segundo me descreveram, usava calça jeans, blusa azul e óculos escuros, que transitava no meio das pessoas tentando a todo custo desarticular qualquer ação que eu propusesse.
Ficou evidente o individualismo, o revanchismo, a falta de compromisso com o coletivo e sobressaiu o interesse pessoal de alguma forma me prejudicar, se valendo de "fofoquinhas" e picuinhas.
Sei muito bem quem é, mas evitei comentar com essas pessoas que vinham me contar o que ele fazia.
Respondia apenas que isso se tratava de raiva. "Raiva, é o veneno que tomamos, na tentativa de matar o outro."
Única coisa que posso fazer por este indivíduo, é orar por ele.
Que Deus abençoe a todos nós, e a luta continua!
Muito estranho esse arquivamento do processo contra o uber por parte do MP! Será que a série de leis que garante o transporte individual remunerado de passageiros privativamente aos taxistas devidamente cadastrados vale menos do que interesses escusos? Pelo visto, novas manifestações precisarão ser organizadas futuramente porque essa história ainda vai longe!
ResponderExcluirParabens ao andre, camp, samir, marquinho. O que nos taxistas mais queremos e ver voces juntos trabalahando para todos os taxistas. valeu
ResponderExcluirPrimeiramente parabéns a todos envolvidos!!
ResponderExcluirAcho muito estranho a SMTR exigir tanto dos motoristas de táxis (impressora, taxímetro de ultima geração e Gps)
mas na hora de combater a ilegalidade simplesmente deixam um não fazem o seu papel e deixam arquivar um processo
a tanto tempo e simplesmente não recorreu. Debaixo desse algum tem caroço. Vamos aguardar os próximos capítulos.
Cara pálida tem que dar nome.
ResponderExcluirDeixa de ser besta.
Sujeito arrogante e asqueroso .
Você foi lá de intrometido, pega seus panos de bunda e sai fora.
Botaram o pinoquo pra correr ha ha ha!!!
ResponderExcluirDepois do que vi ontem, acho que o pinoqio nao e tao pinoquio assim, pra que tanta perseguicao? resolva seu problema pessoal, pessoalmente, nao use o nosso grupo para tirar suas diferencas, ta se queimando com a galera
ExcluirParabens a todos os envolvidos, ao valdeci, ao marquinhos e o andre, voces fizeram boooniiiito. que essa união continue. desagregadores, pede pra sair. ja somos poucos, pra que brigar? quando tiver a proxima, eu to dentro
ResponderExcluirMeus agradecimentos e Parabéns para todos que lá estiveram, não pude estar com vocês pelo fato de estar com “O CARRO LACRADO ESPERANDO A TAXA COMPENSAR” um grande absurdo. Mais isto poderá acabar. Eu acho que teremos que nos reunir outras vezes pois estes caras da Prefeitura só agem sobre pressão.
ResponderExcluirPara os ficais da mesma passar a unha no teto do taxi, olhar detalhes na pintura do mesmo e tentar arrumar num jeito de lacrar e fácil, mais quando vem o obvio como eu já vi um fiscal em Copa Cabana em uma blitz ver um carro de porta de hotel e o taxista questionar ele respondeu eu tenho que vistoriar TAXI e ponto final. As taxas quem paga somos nós e as fiscalizações absurda e para gente que mantem este sistema.
Sempre taxas, taxas, cobrancas e nada de retorno. O oficio tem que virar lei, nunca tinha parado pra pensar quando que eles levam nosso todo ano.
ResponderExcluirParabéns Andre.
ResponderExcluirCada vez mais fica evidente que você merece a posição de liderança a frente da categoria.
Respeito as outras lideranças, elas também são importantes ao nosso meio, só precisam se espelhar no André e ter o talento que ele tem, isso é evidente, sem desmerecer os demais.
ResponderExcluirSe formassem uma equipe ou conselho com o André nessa função, as coisas andariam, porque também sozinho, ele não vai conseguir
Ai teve o momento sacolinha nao.
ResponderExcluirkkkkkk
Venho por meio desta agradecer a todos que se empenharam nessa missao e pedir obrigado nao vejo a hora de ter outra manifestacao dessa, pois sou motorista uber e por causa dessa manifestação os chamados pelo app uber dobraram de ontem para hj nunca ganhei tanto dim dim no uber como de ontem para hoje obrigado a vcs.
ResponderExcluirValeu seus otarios só serviu pra divulgar a uber.todos os passageiros que peguei hj nunca tinham ouvido falar neles. Teve ps que disse que vai usar.
ResponderExcluirTodos os passageiros que "peguei" (neste caso ele se diz motorista do Uber), nunca tinham ouvido falar "neles" ( ao invés de dizer "nunca tinham ouvido falar em nós, ou na gente")
ExcluirÉ lógico compreender que é mais um taxista pela-saco fazendo gracinha, ha,ha,ha, morremos de rir palhaço!
Está baixando o nível me ofendendo. Só falei uma constatação que aconteceu no dia seguinte no meu taxi.Pq vc não briga para tabelar às diarias, a uber vaiafazer por vc . O vale do silício vem com bilhões de dólares contra empresarios de taxi com milhos de reais.Agora vai ficar justo pra mim auxiliar. Reflita isso em vez de brigar por empresarios.
ExcluirAí você mesmo se contradiz, uma hora fala que é motorista do Uber, agora diz que é taxista, vou copiar e colar os trechos:
Excluir" sou motorista uber e por causa dessa manifestação os chamados pelo app uber dobraram de ontem para hj nunca ganhei tanto dim dim no uber como de ontem para hoje obrigado a vcs."
"Só falei uma constatação que aconteceu no dia seguinte no meu taxi"
Acorda meu camarada!
Acho que vc não fez interpretação de texto, comprou o diploma de jornalista? Eu sou de 11:14:todos os passageiros da uber dizem que é carona, nunca ouviu falar neles, neles só podtee ser o uber pois ninguém conhece. Teve ps giria de taxista, que disse que vai usar, usar o que? App de taxi? Ah vai para escola vai
Excluir
ExcluirCaro Sr. Anônimo10 de abril de 2015 15:43, estou me referindo ao comentário do anonimo das 11:12, não fale M. releia com atenção. Porque você não coloca o seu nome no final, assim não teria como se confundir ou lhe chamaria pelo nome, numeral ou apelido.
Leia abaixo sobre o que falei e faça a interpretação.
"Anônimo9 de abril de 2015 11:12
Venho por meio desta agradecer a todos que se empenharam nessa missao e pedir obrigado nao vejo a hora de ter outra manifestacao dessa, pois sou motorista uber e por causa dessa manifestação os chamados pelo app uber dobraram de ontem para hj nunca ganhei tanto dim dim no uber como de ontem para hoje obrigado a vcs."
Realmente parceiro, muito passageiro novo hj no Uber. A maioria não tinha o aplicativo mas depois da manifestação muitos tomaram conhecimento e tiveram uma boa impressão. Adeus amarelinho, paguei muita diária na vida...
ResponderExcluirEsse Picciani é uma ameaça aos taxistas!!! Ele é amigo íntimo do Pascoal!!! Se depender dele auxiliar nenhum se torna permissionário!!! Infelizmente isso é um ciclo q não vai mudar nunca, sempre essa mafia dos transportes indicando e elegendo políticos que atendem somente aos interesses deles!!! Podem procurar saber a realidade deste depoimento!!! Quem manda no Rio são os empresários $$$ através dos políticos corruptos!!!
ResponderExcluirSe você não sabe o André cabeça de melão também
ResponderExcluirE aliás de todos os empresários e lojistas.
E uma pena que tem muito novato nesse movimento agora, procura saber o pq dos antigos se afastaram.
Você acha que alguém ia largar tudo para trás se esse cabeça de melão fosse uma pessoa honesta ?
Tire suas conclusões, procure se informar
Eu fui convidado para ir num churras lá em Colégio, mas a condição era largar o andre porque a festa era bancada por um empresario que não gosta dele.
ExcluirJa to sabendo, o andre é um duro igual a mim, trabalhador, se ele fosse empresario com dinheiro e pagasse o mesmo que o o araujo e o valdeci esta ganhando, eles continuavam por la
Anonimo 01:32 h
ResponderExcluirFalou tudo.
Falou tudo e não disse nada. a galera já sabe que os antigos se venderam
Excluirandre não sei como vai ficar a nossa profissão no futuro mais os caras são fortes li em entrevista revista veja que eles tem um aporte de 49 bilhões de dólares o que e maior que a United Airlines e conhecendo bem o pais em que vivo em que o dinheiro e quem manda não duvido nada que eles legalizem o serviço de alguma forma mais pelo que li a vida deles também não vai ser mansa pois em uma media de 1 a 5 os motoristas tem que ter media 4.5 por mês se não esta fora isto sem contar que logo logo vao ter ações trabalhistas pois como eles ficam com 20% do faturamento algum juiz pode achar que se tem vinculo empregatício bem muita agua vai rolar vamos ver como isso vai terminar sem contar que eles vao querer mais e mais carros com motorista sem controle ate que vai chegar uma hora em que a atividade não trará lucro suficiente para tantas pessoas ai a merda já vai estar feita seria legal pois ia virar uma verdadeira zona na cidade sem contar que os caras botão 20% do lucro limpinho sem pagar qualquer tipo de imposto ou taxa e as autoridades nunca mais vao ter o controle do transporte individual de passageiros sem contar que quando houver acidentes ou qualquer coisa errada sempre quem sera culpado e o motorista pois eles alegam que so colocam carro e motorista conectados e que eles não são uma empresa vamos ver o bicho que vai dar.
ResponderExcluir