sexta-feira, 27 de março de 2015

CARROS COM MAIS DE SEIS ANOS, PODERÃO RODAR COM AUTORIZAÇÃO PROVISÓRIA ATÉ O DIA 23 DE DEZEMBRO DE 2015

Conforme muitos solicitaram, os carros com mais de seis anos de uso poderão fazer a vistoria 2015 na SMTR segundo o calendário já estabelecido.

Agradecer ao Prefeito Eduardo Paes que atendeu a demanda solicitada por diversos grupos de redes sociais, sindicato, Aamotab e parabenizá-los pelo excelente trabalho.

Fiquem atentos e agende sua vistoria. Aqueles que perderam o prazo do final zero, deverão fazer recurso da multa de R$ 172,00.

Certidões negativas do 1º ao 4º ofício poderão ser retiradas GRATUITAMENTE indo direto a Av. Almirante Barroso, 90 2º andar.

Basta levar o documento de identidade e preencher o formulário que é fornecido no local, as certidões ficam prontas em 05 dias úteis.

Para quem for pagar, o custo é de R$ 319,00 e fica pronto em 02 a 03 dias.

Dúvidas, impressões de Darm, agendamento, situação cadastral e recursos, podem ser feitos na sede da AAMOTAB, Rua Nicarágua, 354 - Penha (tel 4062-7249), de forma GRATUITA aos associados.

Não será mais necessário fazer o abaixo-assinado.

******************************************************************************




DECRETO RIO Nº 39890 DE 26 DE MARÇO DE 2015

Prorroga a exigência da apresentação do veículo dentro da vida útil do tipo convencional, para o Serviço de Transporte Individual de Passageiros em Veículos de Aluguel a Taxímetro – Táxi.

         O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO no uso de suas atribuições legais,

         CONSIDERANDO a exigência da vida útil para os veículos no Decreto 38.242 de 26 de Dezembro de 2013;

         CONSIDERANDO a necessidade de fornecer um prazo maior para a troca dos veículos aos autorizatários com a vida útil vencida para os taxistas que comprovadamente estão em dia com as obrigações da SMTR e operando;

         DECRETA:

         Art. 1º Ficam os Autorizatários do Serviço de Transporte Individual de Passageiros em Veículos de Aluguel a Taxímetro, do tipo convencional, que possuam veículos com vida útil superior a seis anos e que comprovadamente estejam em dia com as obrigações da SMTR e operando, autorizados a prorrogar a apresentação do novo veículo, dentro da vida útil de seis anos, até no máximo o dia 23/12/2015.

         §1º O autorizatário para comprovar a situação regular e operando, deverá ter realizado a vistoria 2014 e estar quites com todas as multas do código disciplinar existentes.

         §2º A vistoria veicular anual deverá ser realizada de acordo com o calendário de vistoria e o autorizatário receberá uma autorização provisória, devendo o mesmo apresentar o novo veículo até a data estabelecida no caput para receber o selo 2015.

         §3º Os processos de troca de titularidade inaugurados em 2015, deverão atender ao Decreto 38.242 no que se refere a vida útil.

         Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 26 de março de 2015; 451º ano da fundação da Cidade.

EDUARDO PAES

38 comentários:

  1. Uma solução justa!! Assim continua valendo a vida útil de 6 anos, apenas aumentando o prazo inicial de adequação a norma.
    Parabéns pela solução.

    ResponderExcluir
  2. Leia isto27 de março de 2015 13:02, não é falsa modéstia, muita gente brigou por isso

    ResponderExcluir
  3. Andre agente sabe que voce e o cara!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Mortinho, TB acho q num geral pra categoria é péssimo. Mas se pensarmos que devem ter colegas com necessidade de um prazo maior, principalmente por problemas de saúde, seis meses a mais de prazo é justo. Oq não pode acontecer é chegar no final do prazo e vir de conversa de novo. Ai vira bagunça

    ResponderExcluir
  5. Parabéns André !! Esse mortinho é um péla saco !!! Que nem roda no taxi, só quer tumultuar, sempre com seus comentários ridículos fora do contexto e fala que faz 400 500 por dia, é desses otarios que não precisamos mesmo.

    ResponderExcluir
  6. a prefeitura também não e boba, como vao trocar cerca de 9 mil carros em poucos meses se entre carta espera de carro e permuta se perde de 5 a 6 meses ia se causar um caos pois como milhares de chefe de famila iriam ficar sem trabalhar, não e o meu caso pois o meu e 2012 ainda tenho muito tempo para trocar no final todo mundo sai bem na fita.

    ResponderExcluir
  7. A vitoria de uma minoria. Derrota de toda uma classe. Em dezembro, nova choradeira e o prefeito cara de palhaço, cedendo. A concorrencia agradece.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também acho isso, muitos taxistas que tenho conversado também acham

      Excluir
  8. Bom dia a todos, estou tendo problemas com a toyota kaizen em pilares, com documentacao e dinheiro qje eles nao querem devolver, se alguem esta tendo problemas na kaizen por favor divulguem pois acho que nao sou o unico o site reclame aqui esta com uma enchurrada de reclamacoes e detalhes eles nao respondem, a classe precisa saber para nao srr enganada no reclame aqui tem varios taxistas reclamando da kaizen vamos denunciar essas safadesas que fazem conosco. Me ajudem. Corram de kaizen de pilares . Maior furada.

    ResponderExcluir
  9. 23 DE DEZEMBRO, AUMENTA O PRAZO OUTRA VEZ, E AS CARROÇAS CONTINUAM NAS RUAS.
    E OS APLICATIVOS AGRADECEM!!!!

    ResponderExcluir
  10. André, nas postagens anteriores, tinha palavras de baixo galão e vc não tirou...pq está cancelando as postagens agora?

    ResponderExcluir
  11. burro e louco, até crianças de colo falam!!!

    ResponderExcluir
  12. Este Mortinho só e de falar quem o conhece sabe disso. Tenho um Cobalt 2015/2015 LTZ 1.8 automático na praça no qual eu rodo sozinho. Nada de muito especial tem gente com carro bem melhor não tenho dúvida. Conheço muitos que tem carros (antigos) muito melhor e mais confortável que o meu e também em ótimo estado de conservação ex. tem um Santana no taxi Leblon que o carro parece zero tanto no interior quanto no exterior sou contra este prazo para troca de carro mais a favor de vistorias para ver as condições de conservação na aparência e mecânica também do carro com frequência.
    Não quero dizer várias vistorias mais sim uma vistoria que englobe o DETRAN, SMTR, vistoria do gás e IPEM todas juntas.

    ResponderExcluir
  13. Via crucis toyota kaizen pilares.
    bom meu carro e 2008 com o prazo estourado para troca de carro. No dia 25 de fevereiro fui ate a toyota kaizen pilares fui atendido pelo vendedor marcelo castro miito solicito atencioso muito persuasivo, pediu toda a documentacao e 500 reais para inicisr o processo de cartas para a compra do etios. Legal entreguei toda a documentacao e os 500 reais e avisei que estava com o prazo apertado para troca ele me garantiu que daroa tempo. 
    Bem passado 30 dias tentei contato com o vendedor marcelo castro nao consegui. Ai entrei no site da kaizen e narrei tudo que foi feito e queria informacoes pelo tempo era para as cartas estarem prontas. Bom para minha surpresa duas horas depois recebo ligacao do gerente de vendas direta marcelo matos informando que o vendedor teria cobrado 500 reais indevidamente e o meu dinheiro seria devolvido. No dia seguinte fui ate a kaizen tentar recuperar meus 500 reais e saber de fato o que estava acontecendo. Mas uma vez vem o marcelo castro com malemolencia papo mole, nao desculpa deixa o numero da tua conta que iremos depositar o dinheiro.fato que nao ocorreu ate hoke nao me devolveram meu dinheiro e descovri que a documemtacao esta intacta e nao foi dado entrada em nada. To para rwsolver a segunda feira vou pegar toda a documentacao e ter que comecar tudo do zero. Se nao fosse o andre ter conseguido estender o prazo junto com prefeito estava perdido. Isso e uma falta de respeito com agente taxista mas infelizmente e assim mesmo mo brasil nao existe leis sevrras para punir empresas que desrreipeitam seus consumidores. Kaizen pilares nunca mais. Fujam dessa roubada. Verifique o site reclame aqui e voces vao ver casos de taxistas pior que o meu na mesma kaizen pilares.

    ResponderExcluir
  14. Entendo que o presente espaço é democrático, todavia, deveria ser usado com sabedoria, respeito e informações que, realmente sejam úteis para a nossa profissão. Comentários jocosos e sem conteúdo nem deveriam ser permitidos. Então vamos ao que interessa. Todos sabemos que existem muitos profissionais que cuidam muito bem de seus veículos. Existem inúmeros táxis em excelente estado de conservação, muitos até bem melhores dos que outros seminovos. Com isso eu quero dizer, que o Prefeito seria justo se, ao invés de obrigar a troca de toda a frota, promovesse uma vistoria séria e determinasse a troca dos que, de fato não estão condicionados ao serviço. Outro fato relevante, diz respeito aos colegas que possuem "restrições" que os impedem de realizar a troca de seus veículos. A situação está difícil para todos, para uns mais, para outros menos, mas o fato é que são raros os que podem adquirir um veículo com pagamento em "cash". Eu fico me perguntando, como o Sr. Prefeito vai agir com os que não estão podendo fazer a troca? Solução complicada...ou não. Se a Prefeitura respeitasse e valorizasse os taxistas, se estivesse interessada em resolver os problemas com a classe, tomaria providências que trariam benefícios para ambas as partes. Uma delas seria abrindo uma linha de crédito especial, com taxas muito baixas, que contemplasse toda a classe, inclusive os que estivessem com restrições. Um programa de avaliação do veículo, no ato da troca, que reverteriam em bônus para a aquisição do novo, onerando menos ainda, os agradecidos bolsos dos taxistas. Os veículos em questão, passariam a ser propriedade da Prefeitura e poderiam reverter-se em lucros através de leilões públicos. Dois outros quesitos que de grande importância para nós taxistas, são: oficinas mecânicas e aquisição de peças de reposição. Também seriam programas de convênios da Prefeitura, que seriam de inestimável valor para a nossa classe, pois, nos proporcionariam a compra de peças e execução de serviços, com o menor preço possível. Isso é apenas uma pequena amostra do que significa ser justo com uma classe que trabalha sob muito "stress", correndo riscos com assaltos, acidentes, etc...Uma classe que "luta com um leão todo dia" para sobreviver e que a Prefeitura tem que conservar a seu lado, pois, ao contrário das empresas, que manipulam o sistema de transportes da cidade, nós queremos a moralização do mesmo e estamos dispostos a lutar, "ombro a ombro" ao lado de quem quer o melhor para o RJ. Convém lembrar que, sozinhos somos muitos, pequenos e fracos, todavia, juntos podemos ser um só, porém, gigantes e poderosos. O jogo começou e eu já dei o primeiro passo. Vamos ver quem dará o próximo.

    ResponderExcluir
  15. Amigo Tiberious pelo amor de DEUS, deixa a Prefeitura fora disso veja o Ex: dos relógios (taxímetros), impressoras o roubo que e imagina comprar um pneu que em uma loja especializada custa em torno de R$ 250,00 este mesmo pneu com ajuda do prefeito custaria R$ 900,00. Tendo em vista que no caso do relógio eles só reprograma a memória rom isto a custo zero já que possuem o programador. E a impressora uma impressora laser Samsung na Casa e Vídeo R$ 359,00 uma impressora sem nenhuma tecnologia especial mais sendo para taxista custa R$ 600.00 para outros comercio o preço e em torno de 10% do valor cobrado isto e a ajuda da prefeitura do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo "Anônimo", quando eu me refiro à Prefeitura, estou apenas mostrando que não existe justiça e nem respeito da mesma, pelo nosso trabalho e nossa classe. Que os programas aos quais me refiro, poderiam ser aplicados caso houvesse interesse em dirimir dificuldades inerentes à nossa profissão. Conquistas nessa área, dependerão de nosso trabalho conjunto. Não podemos contar com um Sindicato que nada faz por nós, pois, solicitá-lo seria o mesmo que evocar o Satanás em defesa de nossa causa, ou seja, seríamos jogados na fogueira. Já é mais do que sabido e notória, a forma como somos explorados. Não estou atacando ninguém, apenas mostrando que, se houver forte cobrança de nossa parte e boa vontade por parte da Prefeitura, existem soluções para as situações as quais me referi. De nada nos adianta reclamar dos preços abusivos a que somos submetidos, se ficamos de braços cruzados diante da situação. Reafirmo que só nós podemos mudar a situação atual. Ao amigo, meus respeitos e um cordial abraço.

      Excluir
    2. amigo tiberius suas ideias são maravilhosas desde que vivêssemos em um pais serio o que infelizmente não e o nosso caso vivemos num pais de bandidos em que todo mundo quer passar a perna em todo mundo estou a 25 anos nessa luta e nunca foi diferente nos para as autoridades somos apenas uma massa de manobra.

      Excluir
    3. Amigo "Anônimo", eu concordo com tudo o que você disse e é por causa dessas e outras, que continuo firme na minha posição: somente nós poderemos mudar a situação. Quando todos pensarem e agirem como um só a coisa vai mudar.

      Excluir
  16. Só no Rio de Janeiro um prefeitinho faz o que quer como e o caso do nosso mudaremos isto se deus quiser fora prefeitinho assim como foi com o governador e será com a presidenta MUDA BRASIL OU O ULTIMO A SAIR NÃO SE ESQUEÇAS DE APAGA A LUZ.

    ResponderExcluir
  17. Tem uma saida, privatizacao da Smtr ja.

    ResponderExcluir
  18. Tem que fazer igual foi feito com os aeroportos, ja que a smtr nao tem capacidade de gerenciar o modal taxi de forma satisfatoria a taxistas e usuarios, entrega na mao de uma odebrecht para gerenciar para ver se a coisa nao melhora para todos.

    ResponderExcluir
  19. ANDRÉ VE SE CONSEGUE A VIDA UTIL DO CARRO PARA 10 ANOS,AI FICARIA MELHOR.

    ResponderExcluir
  20. ANDRÉ VC É O CARA SE VC QUISER VC CONSEGUE,VIDA UTIL DE 10 ANOS EU APROVO.

    ResponderExcluir
  21. O PREFEITO FALOU NA BAND NEWS Q QER OS TAXIS DO RIO COM PADRÃO INTERNACIONAL,CONCORDO COM ELE,MAS PRIMEIRO VAMOS ARRUMAR A CASA COLOCANDO A SAÚDE PUBLICA, A SEGURANÇA ,AS ESCOLAS,ENFIM TUDO O QUE A PREFEITURA GERE DE PRIMEIRO MUNDO,PORQUE TA TUDO UMA GRANDE MERDA NÃO É VERDADE MEU ILUSTRE PREFEITO EDUARDO PAES, TEM UM TIO IDOSO QUE ESTÁ A 6 MESES QUERENDO MARCAR UMA CONSULTA NA SUA CLINICA DA FAMILIA E NÃO CONSEGUE NUNCA TEM MÉDICO ENTÃO CARISSIMO PREFEITO PRIMEIRO ARRUME A SUA CASA PARA DEPOIS VIR QUERER ARRUMAR A MINHA,PRIMEIRO VAMOS FAZER BONITO PARA OS BRASILEIROS DEPOIS FAZEMOS BONITO PARA QUEM VEM DE FORA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso o colega ainda não tenha percebido, o nosso prefeito é um "Superstar". O que ele quer e precisa é dos holofotes e da mídia para aparecer. Pode até querer fazer coisas, porém não sabe como e acaba metendo os pés pelas mãos. É como um cachorro que, do nada começa a latir sem saber porque. Fecho com o Tiberius.

      Excluir
  22. PREFEITO EDUARDO PAES NÃO ADIANTA TER UM TAXI NOVO E QUANDO O MOTORISTA DESTE TAXI FICA DOENTE ELE NÃO TEM ONDE SE TRATAR,E MORRE A MINGUA EM UMA FILA QUE NUNCA ACABA ESPERANDO UMA CONSULTA .COMO TENHO VISTO ACONTECER COM VARIOS COLEGAS,O SENHOR DEVERIA ESCUTAR QUEM REALMENTE ESTÁ NAS RUAS LUTANDO PELO PÃO DE CADA DIA.

    ResponderExcluir
  23. Em toda emoresa e assim os funcionarios sao a imagem da empresa ou dos seus gestores.
    se a empresa e organizada seus funcionarios sao organizados.
    Se a empresa e uma bagunca seus funcionarios serao uma bagunca.
    entao e assim Smtr uma bagunca seus taxistas uma bagunca.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia!
    Quero registrar minha indignação perante a Concessionária LEALTO, localizada na Avenida Brasil, nº 2522, e seus colaboradores.
    Meu nome é José Augusto Fonseca Gomes. Sou taxista auxiliar do senhor, Francesco Manes Filho, fiz uma vasta pesquisa em todas as montadoras para escolher o carro ideal para o meu trabalho, escolhi o Duster.
    Em Julho, fui até a Concessionária LEAUTO, e fui atendido pelo vendedor Mauricio, responsável por vendas diretas, e o mesmo indicou o despachante Ricardo, para fazer o documental (carta de isenção). Ainda em Julho, entreguei a documentação necessária ao Sr. Ricardo e efetuei o pagamento de R$ 170,00. Ele me deu um prazo de dois meses.
    Estou desde de Setembro indo a LEALTO, e tentando fazer contato com o despachante sem êxito. No dia 14, de Outubro consegui fazer contato com o Ricardo, e ele pediu para que eu passasse na Concessionária pra pegar os documentos.
    Fui surpreendido, o despachante nada havia feito. Ele deixou alguns documentos não deu satisfação e não devolveu o meu dinheiro.
    A LEAUTO não se responsabilizou pelo ocorrido, e me indicou outro despachante.
    O mínimo que a LEAUTO deveria fazer era devolver meu dinheiro, pois na tentativa de agilizar meu processo utilizei os serviços de um despachante associado à Concessionaria.
    Levei meus documentos a uma despachante indicada por um amigo, e ela analisou meus documentos e logo deu o parecer de que a carteira de motorista do permissionário não tinha atividade remunerada, e o despachante só havia tirado o SMRT, que alias vence em Novembro, além disso, não há tempo hábil, até Dezembro, de tirar a isenção de taxista e tão pouco posso fazer o financiamento pelo FAT (Banco do Brasil).
    Resumindo voltei ao ponto zero, e ainda fui LESADO por um despachante 171, que mesmo sabendo que precisa atualizar a carteira de trabalho do Permissionário, para ter direito a isenção de 30%%, se calou, embolsou a grana e devolveu os documentos alegando está muito atarefado. Então porque aceitou fazer o serviço se não podia,
    Como uma Concessionaria, representante de uma Marca Conceituada, tem parceiros deste nível. Qual a credibilidade que passa para os clientes???
    Fiquei no prejuízo, preciso trocar meu carro até dezembro, pois em 2016 ele terá mais de 5 anos de uso, e estarei irregular perante a regulação dos taxis. Logo não poderei trabalhar.
    Se desde o inicio o digníssimo despachante tivesse se posicionado, já teria resolvido à atualização da carteira e procurado outro despachante para me auxiliar, e talvez já tivesse dado entrada na minha carta de credito junto ao Banco do Brasil.
    Desde já agradeço.
    Augusto

    ResponderExcluir
  25. Bom dia!
    Quero registrar minha indignação perante a Concessionária LEALTO, localizada na Avenida Brasil, nº 2522, e seus colaboradores.
    Meu nome é José Augusto Fonseca Gomes. Sou taxista auxiliar do senhor, Francesco Manes Filho, fiz uma vasta pesquisa em todas as montadoras para escolher o carro ideal para o meu trabalho, escolhi o Duster.
    Em Julho, fui até a Concessionária LEAUTO, e fui atendido pelo vendedor Mauricio, responsável por vendas diretas, e o mesmo indicou o despachante Ricardo, para fazer o documental (carta de isenção). Ainda em Julho, entreguei a documentação necessária ao Sr. Ricardo e efetuei o pagamento de R$ 170,00. Ele me deu um prazo de dois meses.
    Estou desde de Setembro indo a LEALTO, e tentando fazer contato com o despachante sem êxito. No dia 14, de Outubro consegui fazer contato com o Ricardo, e ele pediu para que eu passasse na Concessionária pra pegar os documentos.
    Fui surpreendido, o despachante nada havia feito. Ele deixou alguns documentos não deu satisfação e não devolveu o meu dinheiro.
    A LEAUTO não se responsabilizou pelo ocorrido, e me indicou outro despachante.
    O mínimo que a LEAUTO deveria fazer era devolver meu dinheiro, pois na tentativa de agilizar meu processo utilizei os serviços de um despachante associado à Concessionaria.
    Levei meus documentos a uma despachante indicada por um amigo, e ela analisou meus documentos e logo deu o parecer de que a carteira de motorista do permissionário não tinha atividade remunerada, e o despachante só havia tirado o SMRT, que alias vence em Novembro, além disso, não há tempo hábil, até Dezembro, de tirar a isenção de taxista e tão pouco posso fazer o financiamento pelo FAT (Banco do Brasil).
    Resumindo voltei ao ponto zero, e ainda fui LESADO por um despachante 171, que mesmo sabendo que precisa atualizar a carteira de trabalho do Permissionário, para ter direito a isenção de 30%%, se calou, embolsou a grana e devolveu os documentos alegando está muito atarefado. Então porque aceitou fazer o serviço se não podia,
    Como uma Concessionaria, representante de uma Marca Conceituada, tem parceiros deste nível. Qual a credibilidade que passa para os clientes???
    Fiquei no prejuízo, preciso trocar meu carro até dezembro, pois em 2016 ele terá mais de 5 anos de uso, e estarei irregular perante a regulação dos taxis. Logo não poderei trabalhar.
    Se desde o inicio o digníssimo despachante tivesse se posicionado, já teria resolvido à atualização da carteira e procurado outro despachante para me auxiliar, e talvez já tivesse dado entrada na minha carta de credito junto ao Banco do Brasil.
    Desde já agradeço.
    Augusto

    ResponderExcluir
  26. André por favor me dê uma luz. Alugo uma autonomia que findava o prazo 23/12/2016. Como o mercado estava e continua instável para se fazer financiamento para troca do carro. Não fiz esperando a Uber se proibida nesse mesmo mês. Para minha surpresa o prazo para Uber se estendeu até março. Não sei o que este governo irá decidir diante ao quadro.
    Enfim meu carro foi lacrado neste janeiro 15/01/2017.
    Eu só posso me indicar para adquirir outro veículo, sabendo que o mercado irá me dar suporte para pagar a autonomia e a prestação do veículo novo.
    Como proceder?

    ResponderExcluir
  27. Andre
    Por favor me dê uma luz. Alugo uma autonomia (Meriva/2009/10) que findava o prazo 23/12/2016. (Ultimo ano do carro previsto por lei).
    Como o mercado estava e ainda continua instável para se fazer financiamento de um carro novo. Não fiz esperando a Uber ser proibida nesse período, inclusive tinha data prevista de julgamento em dezembro de 2016. Para minha surpresa estenderam o prazo para Uber até março. Não sei o que o nosso governo vai decidir diante ao quadro.
    Enfim meu carro foi lacrado neste janeiro 15/01/2017. Inviabilizando um profissional de trabalhar e o pior, tratando-o sob leis preparadas para piorar ainda mais a situação do trabalhador. Caso ele trabalhe irregular.
    Eu só posso adquirir outro veículo, sabendo que o mercado irá me dar suporte para pagar a autonomia e a prestação do veículo novo. O que não vem acontecendo nesses últimos meses.
    Como proceder?

    ResponderExcluir