domingo, 22 de março de 2015

CABE MANDADO DE SEGURANÇA PARA OS CASOS DE TROCA DO CARRO COM MAIS DE SEIS ANOS? MANIFESTAÇÕES, DIA 26 DE MARÇO OU 08 DE ABRIL?????

CABE MANDADO DE SEGURANÇA PARA OS CASOS DE TROCA DO CARRO COM MAIS DE SEIS ANOS?

Numa consulta com advogados, a resposta foi negativa, pois se trata de uma norma legal vigente e que ainda deu bastante prazo para adequação.

Juridicamente, isso seria um "tiro no escuro", os advogados consultados não vislumbram o direito liquido e certo e alegações suficientes para pedir mais um adiamento.

Em primeiro lugar é preciso entender que o carro é do taxista, mas o táxi (a autonomia ou permissão) é da Prefeitura, ou seja, ela tem todo o direito de mudar as regras quando quiser.

Se ela quisesse mudar o amarelo-java com faixa azul por carros pretos com bolinhas brancas, ela poderia fazer isso, como mudou nos casos dos táxis especiais (executivos).

O fato de muita gente pagar milhares de Reais para alguém desistir do direito para ele, não os faz donos da permissão, apenas detentores do direito de uso.

A saída nesse caso, seria a articulação politica, em que uma nova proposta deve ser apresentada com viabilidade.

Na justiça poderíamos encarar a resposta da Prefeitura que tal medida visa melhorar o atendimento, a qualidade na prestação de serviço a população, aumentar a segurança por exemplo, beneficiando milhares de usuários.

Não podemos esquecer que juizes também andam de táxi.


PROPOSTA A PREFEITURA
Norma vigente: o veículo deverá ter no máximo 6 (seis) anos de uso, contados a partir do ano de fabricação;

1) Alterar o atigo 16, alínea letra "d" do decreto nº 38.242 de 26 de dezembro de 2013.

Esta alínea deverá passar a vigorar com a seguinte redação:

O veículo deverá ter no máximo 6 (seis) anos de uso, contados a partir do ano de fabricação para emplacamento . A vida útil será de 10 (dez) anos,nos veículos adquiridos entre 2004 e 2013, sendo que após o sexto ano, este veículo deverá passar por vistoria semestral presencial na SMTR, a fim de avaliar o estado de conservação, se pode ou não continuar a prestar o serviço de transporte individual de passageiros na cidade do Rio de Janeiro. (NR)

Com esta medida, as pessoas que adquiriram veículos antes do NOVO CÓDIGO DISCIPLINAR, não seriam penalizadas, pois quando compraram o carro, elas podem ter planejado que o carro seria usado por 10 anos por exemplo.

Com a proximidade do prazo de troca, muitos taxistas estão tendo de abrir mão de sua autorização, auxiliares que tem parceria (os que alugam autonomia) estão ficando sem suas frentes de trabalho. É preciso analisar com o cuidado de um problema social, impedir que pessoas que vivem do táxi a anos, tenham de mudar de profissão neste momento.

A justificativa, visa dar maior prazo aos motoristas que ainda não se adequaram a nova regra e que ainda estão em processo de permuta.

******************************************************************************************************************************************************************

MANIFESTAÇÃO NA PORTA DA PREFEITURA QUINTA  DIA 26/03 AS 10 HORAS OU DIA 08 DE ABRIL AS 10 HORAS NO CLUBE BOQUEIRÃO? 

Quando dizem: " TAXISTAS SÃO DESUNIDOS" eu respondo " TAXISTAS SÃO PLURAIS". Em toda classe trabalhadora, é normal o tipo de correntes que encontramos em nosso meio.

Metalúrgicos, rodoviários, caminhoneiros, carteiros e outras profissões tem vários grupos e sindicatos, e no táxi não é diferente, mas na hora de lutar contra o poder concedente, ou fazer reivindicações os grupo se sentam e discutem propostas semelhantes.

A primeira manifestação chegou até mim como um aviso apócrifo, e agora fiquei sabendo que estaria sendo organizado pelo grupo "somos todos taxistas". Tentei ligar para o Samir Alves agora pela manhã se sucesso, então preciso confirmar este fato.

No dia 08 de abril, o delegado da Abracomtáxi aqui no Rio de Janeiro, organizadora do ato, é o presidente da Novoriocoop, Marcos Bezerra, que também não marcou qualquer reunião com outras lideranças. Liguei para ele, o telefone atendeu, parecia estar numa reunião e não podia atender, mas também não deu mais retorno.

Ações sem planejamento são fadadas ao fracasso e desperdício de força, porque parar um taxista para ir a uma manifestação siginifica fazê-o deixar de faturar.

Propostas precisam ser debatidas e votadas com o maior número possível de taxistas para ter maior resultado positivo.

No post acima, coloquei uma proposta de alteração na condição dos carros acima de seis anos, quem for a favor ou contra façam seus comentários.

Com relação a impressora, é preciso analisar outra proposta, a alteração na portaria do IPEM, pois na vistoria da SMTR a resolução 2545 de 20 de fevereiro de 2015, não trata de obrigatoriedade da impressora.

Em relação a questão da compensação da taxa da SMTR ( DARM) de 05 dias úteis, as reclamações devem ser sanadas na secretaria municipal de fazenda.

Contra o Uber, além da SMTR, temos de acionar o DETRO, secretaria estadual de transportes.

Fazer um único ato, não seria o que resolveria os nossos problemas, poderíamos sentar e nos dividir em vários atos e depois se concentrar num único lugar.

Tem trabalho para todo mundo, as vezes fico até rindo quando ouço que fulano pediu para mim não participar, que é segredo para que eu não chegue. Aí eu penso... Será que essa pessoa acha mesmo que vai resolver tudo sozinho?

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES, DIVIDIDOS, SOMOS APENAS MAIS UM .... REFLITAM, COMENTEM E COMPARTILHEM...







24 comentários:

  1. Porque não trocar o carro de seis em seis anos? Carro novo dá menos manutenção e o cliente gostam.

    ResponderExcluir
  2. Os 10 anos são justos para quem planejou antes, muitos estam nesta situação, e com o tempo a nova lei de 6 anos vem sendo feita aos poucos sem pegar ninguém de surpresa. boa proposta André. Luiz amast

    ResponderExcluir
  3. Essa sua proposta deveria sim, ter feito parte no texto inicial do novo regulamento, pois teríamos um tempo de transição. Outro fato é o órgão público querer saber através do gps o nosso faturamento, isso cabe somente a receita federal. O que está por trás disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo, porém fui voto vencido nessa inicial, quanto a saber o faturamento, não é esta a finalidade do GPS. Ele não precisa ser o modelo acoplado ao taxímetro, você poderá ter um taxímetro com gps ou o comum e um sistma de geolocalização em paralelo. Ainda falta a regulamentação dele.

      Excluir
  4. Os unicos taxistas q tem realmente dificuldades para trocar de carro são os que alugam autonomia. Vários são os motivos, o principal é que já pagam aluguel da autonomia e ficar pesado assumir prestação de carro novo, dependem da boa vontade do permissionário que muitas vezes não querem tirar um carro com prestações ou não tem nome limpo para financiar. Muitos permissionários chegam a exigir dinheiro para tirar o carro com isenção. Resumindo muita gente condena o taxista q anda de carro com mais de 6 anos na praça mas não tem noção dos problemas alheios a vontade dele q enfrenta. A solucao para este problema seria mais uma vez acabar com aluguel de autonomia e diárias, organizar a praça e redestribuir as autonomias para os taxistas de verdade, ou seja, aqueles que trabalham no taxi. Proibição de compra e venda e aluguel de permissão concedida pela prefeitura, esse é o caminho certo. Siga nessa direção André!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Redistribuição é o caralho, tem que acabar com os auxiliares e quem não quiser trabalhar que passe a autorização para quem quer.
      E você Andre falando em valores, "milhares", porra não tem que ficar falando merda arruma uma vassoura.

      Excluir
  5. É o caminho certo e correto.

    ResponderExcluir
  6. O CAMINHO CERTO É DO ANONIMO 22 de março de 2015 23:27

    ResponderExcluir
  7. eu acho que tem que trocar, é de 4 em 4 anos!!!!
    já não basta os aplicativos? só carrão.
    e nós, vamos ficar com carroças por dez anos? parem com isso!!!!
    quem não pode comer... bebe água!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí mortinho!!! Como sempre desdenhando dos colegas de praça... Ainda bem q tu é taxista porque se fosse PM ía ser um problema... Rssss

      Excluir
    2. não desdenho de ninguém, po só que eu não aguento tantas reclamações, o André é um herói!!!!
      sou taxista sim e da antiga, e essa p...não muda nunca só reclamam, vamos a luta... e trocar de carro sim !!!!
      estão querendo que os aplicativos devorem a todos?

      Excluir
  8. O Mortinho está certo.
    Quem não tem competência não se estabelece.
    Com a concorrência ilegal, ou nós tomamos vergonha na cara e apresentamos carros melhores, mais limpos e novos, ou a categoria está fadada à extinção.
    Quanto à redistribuição das autorizações, este babaca deve ser mais um da ABRATAXI, que só quer que caia na sua mão sem esforço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engano seu amigo, o único taxista que não se esforça é aquele q aluga a autonomia ou cobra diária, o restante trabalha e se esforça muito. Se todos tivessem sua autonomia com certeza trocariam de carro em muito menos de 6 anos, pois com o valor do aluguel ou da diária pagariam facilmente a prestação de um bom carro. Autonomia de taxi não é investimento e sim emprego... Não se pode permitir que um investidor que nunca foi taxista na vida tenha 10 autonomias para explorar auxiliar...

      Excluir
    2. ENTÃO VAMOS DAR UM JEITO, DE TODOS OS AUXILIARES PASSAREM A AUTORIZATÁRIOS !!!

      Excluir
    3. Com certeza quem é contra 22 ta mamando na teta sem fzr força bando de covarde quem senta a bunda naquela porra de verdade só toma no rabo pra encher o cu desses exploradores que compraram ou conseguiram autonomia no mole cambada de FDP por isso largei essa porra bando de lixo só sujeitada tmb nesse pais de merda o malandro sempre se da bem cambada de fdps

      Excluir
  9. kkkkkkkkk concordo com Taxista Mortinho, quem não tem competência pede pra sair kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Quer trocar de carro sem depender da boa vontade e o nome do permissionario junte 1000 por mes que no final vc compra a vista .Já está economizando na diária o problema é que quer gastar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo não tem jeito, toda profissão tem os incompetentes e os chorões.
      Tem taxista amigo meu que todo dia separa um dinheiro para no final do expediente dar um tequinho no pó. No caso dele é só parar com o vício e trocar de carro e por aí vai........os que gastam com putas no final do expediente, bebidas, jogos e etc.

      Taxista Mortinho você está certo. Não aguenta mete o pé e dá a vez pra quem quer trabalhar direito.

      Excluir
  11. Já estava avisado desde 2013.. Não trocou de carro quem não se organizou, pedir prorrogação da troca é absurdo, seis anos de uso esta correto.. Santana velho queima o filme!!! Ficar fazendo manifestação pedindo esse tipo de coisa só enfraquece.
    Temos outras lutas importantes e justas como a suspensão da CNH, uber e etc...
    Brigar por algo que vai contra o bom senso e interesse da população é tiro no pé.

    ResponderExcluir
  12. Já estava avisado desde 2013.. Não trocou de carro quem não se organizou, pedir prorrogação da troca é absurdo, seis anos de uso esta correto.. Santana velho queima o filme!!! Ficar fazendo manifestação pedindo esse tipo de coisa só enfraquece.
    Temos outras lutas importantes e justas como a suspensão da CNH, uber e etc...
    Brigar por algo que vai contra o bom senso e interesse da população é tiro no pé.

    ResponderExcluir
  13. Já estava avisado desde 2013.. Não trocou de carro quem não se organizou, pedir prorrogação da troca é absurdo, seis anos de uso esta correto.. Santana velho queima o filme!!! Ficar fazendo manifestação pedindo esse tipo de coisa só enfraquece.
    Temos outras lutas importantes e justas como a suspensão da CNH, uber e etc...
    Brigar por algo que vai contra o bom senso e interesse da população é tiro no pé.

    ResponderExcluir
  14. Já estava avisado desde 2013.. Não trocou de carro quem não se organizou, pedir prorrogação da troca é absurdo, seis anos de uso esta correto.. Santana velho queima o filme!!! Ficar fazendo manifestação pedindo esse tipo de coisa só enfraquece.
    Temos outras lutas importantes e justas como a suspensão da CNH, uber e etc...
    Brigar por algo que vai contra o bom senso e interesse da população é tiro no pé.

    ResponderExcluir
  15. Que voltem os fuscas, as Brasília. Corcel, opala, 147. E que o prazo para troca seja indeterminado. Tá bom pra vocês, pobrezinhos ? Ah, que a prefeitura financie também, os ventiladores de painel. Fica lindo e nesse calor do Rio de Janeiro... Ta bom pra vocês, pobrezinhos ?

    ResponderExcluir
  16. Não sou muito de me manifestar em blogs, mas essa eu não podia deixara de falar. Da ultima vez que foi dada autonomias para os auxiliares, eles venderam tudo. Podemos contar nos dedos os que ainda tem a sua. Tem muito que vendeu e agora voltou a ser auxiliar e querendo receber outra de mão beijada. Parem de serem espertos e de querere mamar na teta. Trabalhem q terão condições de comprar...
    Falo mais uma vez, todos esses que querem autonomias de graça, vão vender como foi feito por quase todos que ganharam.
    Se são auxiliares, dão gracas a Deus por ter emprego, pq tem muitos querendo ser.

    ResponderExcluir