sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

ACONTECIMENTOS DA SEMANA

SUSPEITO EM LIBERDADE CONDICIONAL ASSALTA TAXISTA NA ZONA NORTE DO RIO

William Souza Pereira foi preso por suspeito de assaltar taxistas na zona norte do Rio. Ele estava em liberdade condicional há três meses, após cumprir oito anos de prisão por latrocínio (roubo seguido de morte).


O jovem foi reconhecido por um dos taxistas após ser preso por policiais numa operação de rotina no morro do Borel, na Tijuca (zona Norte - RJ). Segundo a vítima, que preferiu não se identificar, William estava com mais três suspeitos.

“O ocupante do banco de trás me deu uma “gravata” e desligou o carro dizendo que era um assalto. Disse que eu tinha perdido tudo e que não podia reagir porque eles estavam armados”, diz o taxista.

William afirma que não pretendia assaltar o taxista e ia pagar a corrida. O suspeito perdeu o direito à liberdade condicional e voltou para o presídio.

Os outros suspeitos já foram identificados e dois deles são menores de idade. O caso foi registrado na Delegacia da Tijuca (19ª DP).


TÁXIS DO RIO DEVERÃO TER IMPRESSORA PARA RECIBO NA VISTORIA ANUAL

Os táxis que circulam pela cidade do Rio de Janeiro terão que instalar uma impressora para emitir o recibo da corrida. O equipamento será exigido na vistoria anual dos veículos, além do certificado de aferição do taxímetro. A instalação da impressora era prevista desde a publicação do código disciplinar da categoria, no fim de 2013, para garantir mais segurança aos passageiros e melhorar o padrão do serviço para Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.


As regras foram publicadas no Diário Oficial do município nesta segunda-feira (23/02), assim como o calendário de vistoria para o exercício de 2015 para realizar a vistoria em táxis, ônibus, vans, veículos de fretamento e os chamados “cabritinhos”. A estimativa da Secretaria municipal de Transportes é que 45,9 mil veículos sejam vistoriados até o fim do ano.


Impressoras

A regra é que todos os táxis convencionais "amarelinhos" precisam ter impressora instalada no taxímetro para a realização da vistoria de 2015. A Secretaria municipal de Transportes (SMTR) lembra que essa é a primeira vez que o item é cobrado desde a publicação do Código Disciplinar em 2013. O órgão não regulamenta modelo e marca da impressora. Sendo assim, o taxista pode fazer uma pesquisa de mercado e comprar o produto que melhor lhe convier.

Em 2016, a secretaria vai regulamentar quais informações ficarão disponíveis na nota que será dada ao passageiro: identificação do veículo e do motorista, valor da corrida, valor do quilômetro rodado e o telefone de reclamação da Prefeitura: 1746.

A secretaria acrescentou que, até o final de 2015, haverá uma mudança importante também nos táxis executivos. Com base no Código Disciplinar da categoria, esses veículos de cooperativas que prestam serviço diferenciado também deverão ter taxímetro. O equipamento não é obrigatório para a realização da vistoria deste ano, mas o prazo da Prefeitura do Rio para os taxistas cumprirem a determinação termina em dezembro/2015.

A partir de 2016, os táxis executivos, que atualmente operam apenas com tabela, vão rodar também com taxímetro, como os tradicionais “amarelinhos”. A tabela será mantida para que os turistas que não conhecem a cidade saibam o valor da corrida antecipadamente.

Vistoria

Com exceção dos ônibus, os operadores não precisarão apresentar no ato da vistoria cópias autenticadas dos documentos, mas apenas levar cópia simples e os documentos originais. A novidade pretende diminuir a burocracia do processo.

Os operadores de ônibus, táxis e veículos de fretamento devem agendar a vistoria.

A vistoria anual é realizada apenas quando os motoristas comprovam a quitação de multas, apresentam os comprovantes de pagamento do Darm e de desinsetização contra vetores e pragas urbanas.




TÁXIS SÃO IMPEDIDOS DE CIRCULAR DEVIDO Á MÁ CONSERVAÇÃO NO RJ

A primeira etapa da Operação Angélica, do Procon Rio, vistoriou táxis nos aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont, onde seis táxis foram autuados. Do total, quatro foram lacrados e impedidos de continuar circulando devido ao mau estado de conservação de sua carroceria, pneus carecas e um farol quebrado.



Ao todo, foram nove veículos autuados na operação que realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). Dentre as diversas irregularidades vistoriadas, os fiscais verificaram principalmente se a cobrança estava sendo feita com base no taxímetro, se os motoristas estavam devidamente legalizados, (exibindo suas autorizações ou permissões em local visível), se a dedetização do veículo e seus pneus estavam regulares e se os táxis possuíam apólice de seguro em favor de terceiros.


Além dos quatro táxis lacrados por problemas de conservação e manutenção, outro veículo foi lacrado por não ter apólice de seguro. Um sexto táxi foi autuado por ser registrado no município de Niterói e estar pegando passageiros na cidade do Rio de Janeiro, o que é proibido por lei. Um táxi só pode embarcar passageiros no município onde está registrado.




PREFEITURA VAI LANÇAR NOVO EDITAL PARA SERVIÇO DE TÁXI EM MACAÉ (RJ)




Um novo edital para a permissão da exploração do serviço de táxi em Macaé, no interior do Rio, será publicado em março/2015, anunciou nesta quinta-feira (26/02) a Prefeitura. A decisão foi tomada após reunião entre representantes da categoria e o prefeito, Dr Aluízio, na noite de quarta, no auditório do Paço Municipal, sede da prefeitura. O objetivo do encontro foi esclarecer dúvidas em relação ao assunto. Atendendo a reivindicações dos profissionais, foi protocolado um requerimento de correção do atual edital.

As futuras modificações serão analisadas por uma equipe da prefeitura que inclui técnicos de vários órgãos da administração municipal. Ao todo, serão 122 novos táxis no município (110 permissões serão para veículos convencionais e outras 12 para adaptados). "Nossa intenção é que esses novos táxis já estejam circulando no município no período da Feira Brasil Offshore (evento programado para o período de 23 a 26 de junho, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho)", disse Dr Aluízio.

A partir da publicação do novo edital, o prazo para a realização da licitação é de 45 dias. "Atualmente temos 107 permissionários e 86 motoristas auxiliares no município", informou Leonardo de Oliveira, que acumula 14 anos de profissão e é um dos porta-vozes do grupo. Os vencedores da licitação terão direito de explorar o serviço por cinco anos (60 meses), renováveis por igual período, desde que estejam física e mentalmente aptos ao trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário