O uso de aplicativos destinados a taxistas e clientes, como Easy Táxi, 99Táxi, Beat Táxi, entre outros apps, foi discutido durante evento promovido na noite de terça-feira (11/11), na Câmara Municipal de São Paulo, pelo vereador Adilson Amadeu (PTB). O evento contou com a participação de vários representantes da categoria. Como por exemplo, o presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, Natalício Bezerra.
Alguns aplicativos, embarcaram na ideia e usam carros particulares para oferecer corridas como se fossem táxis, os chamados apps de carona remunerada, como o Uber e Tripda, também foram motivo de discursão no evento.
O representante da 99táxi participou do debate e falou sobre os aplicativos que trabalham para táxis legalizados, e os aplicativos que usam carros executivos, como O Uber. Ele afirmou que o app do Uber tem sido uns dos mais baixados no Google Play.
O representante da Easy Táxi disse que é muito importante ter uma lei que organize e regulamente o uso dos aplicativos.
Natalício Bezerra, disse que deve-se regulamentar os aplicativos, assim como as cooperativas seguem uma regulamentação e pagam seus impostos. Já tem aplicativos que cobram além do que deveriam. Pois o taxista não pode ter prejuízos.
O evento foi promovido pelo vereador Adílson Amadeu (à direita). Foto: André Bueno / CMSP |
Se algum aplicativo descontar um determinado percentual do valor da corrida, está sendo feita uma cobrança irregular, pois infligi a lei que regulamenta o valor da tarifa.
Quantos os aplicativos de carona remunerada, Natalício falou que é muito fácil combater. É só agir em conjunto com a polícia, e se for preciso, o sindicato dará total apoio. “É só fazer o chamado pelo aplicativo e quando chegarem ao local de embarque a polícia prender o carro executivo”. Ele ainda reiterou que é só as autoridades ter um pouco de boa vontade.
Wagner Caetano, taxista e representante do MOVITÁXI-SP, questionou sobre a exigência de documentos para os passageiros que se cadastram nos aplicativos, da mesma maneira que exigem inúmeros documentos dos taxistas. Pois muitas vezes os taxistas recebem chamadas com o apelido, nome incompleto. Passageiros até chegam fazer pedidos sexuais para os taxistas via aplicativo. Os softwares deveriam ter que bloquear certos tipos de palavras.
Daniel Telles, diretor do DTP (Departamento de Transporte Público), relatou que é de grande valia os taxistas denunciarem os aplicativos de carona remunerada. Pois quanto mais ações e denúncias contra os apps, mas fácil será combatido.
O debate foi de suma importância para a categoria. E o vereador Adilson Amadeu fará a regulamentação dos aplicativos de forma justa.
Agora o assunto é outro ? Autonomia não se fala mais ! Sabe quando eu vou frequentar reunião novamente ??? NUNCA !!!
ResponderExcluirAmigo aproveita o fim do ano. Tem tanta vaga por ai. Não ta dando certo no taxi, parte pra outra.
ExcluirCaro Anônimo12 de novembro de 2014 12:57, agora o assunto é outro sim, trato de vários temas ao mesmo tempo. Não seja estúpido e entenda que existem outras pessoas com interesse nessa matéria.
ExcluirSe você não quer frequentar reunião, o problema é seu e nosso. Se todos pensassem igual a você, nada teria caminhado.
A reunião não tem dono, ela é de uma coletividade e quando você participa, você não está fazendo favor para ninguém além de você, pois se não fosse do seu interesse, você nunca teria ido.
Fique com Deus, e no dia que quiser ir, as portas estarão abertas.
Fique a vontade