sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Em São Pedro da Aldeia (RJ) taxistas fazem vistoria em taxímetro

Os taxistas de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos no Rio, devem ficar atentos aos prazos para vistoria periódica de taxímetro. A ação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM - RJ) vai até sexta - feira (26/09) na cidade.  A verificação é feita anualmente de acordo com o Calendário de Vistoria de Taxímetro previamente liberado pelo IPEM - RJ.
No início da semana foram vistoriados os táxis com finais de placa 1, 2, 3 e 4. Na quarta-feira (24/09), foi atendidos os taxistas com veículos cujas placas terminem em 5 e 6. Quinta-feira (25/09), foi finais de placa 7 e 8. No último dia da ação, sexta-feira (26/09), serão vistoriados os carros com finais de placa 9 e 0.
O atendimento é feito na Coordenadoria de Transporte da cidade, entre 8h e 17h, com intervalo para o almoço. O processo consiste numa triagem dos documentos dos profissionais, corrida de pista nas proximidades do Teatro Municipal e recebimento da documentação e selo do exercício 2014 no ônibus do IPEM-RJ.
“Temos cerca de 250 taxistas em São Pedro da Aldeia. É importante que eles façam a vistoria de seu taxímetro, porque, como qualquer aparelho eletrônico, ele está sujeito a erros no funcionamento. O IPEM vem até o município realizar essa verificação anual, faz uma análise da documentação do motorista e do carro para realizar, em seguida, a corrida de pista. Caso haja uma variação no taxímetro é feito o reparo. Os taxistas que não comparecerem estão sujeitos a ter sua autonomia suspensa. É papel da Prefeitura gerenciar o trabalho desses profissionais, por isso fazemos essa intermediação junto ao IPEM”, disse o coordenador de Transporte da prefeitura, Jorge Pires.
O IPEM é um órgão fiscalizador veiculado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Para realizar a verificação de seu taxímetro e receber o selo do IPEM-RJ do exercício 2014, o profissional deve ir até a Coordenadoria de Transporte da cidade portando o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2013 ou 2014; Certificado do IPEM-RJ exercício de 2013 ou 2014; Certificado de Segurança Veicular, para carros movidos a Gás Natural Veicular (GNV), na validade e a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 37,50 já quitado.
Helvécio Gomes levou seu veículo para averiguação na terça-feira (23) e aprovou a ação. “Sou taxista há 27 anos e venho em todas as vistorias que acontecem em São Pedro da Aldeia. Acho importante que verifiquem nossos taxímetros, porque a tarifa padronizada é boa tanto para os profissionais quanto para o passageiro, é uma forma de garantir que não será cobrado nada além do necessário. É muito importante manter nosso trabalho legalizado”, disse.


3 comentários:

  1. Por qual motivo estão omitindo as informações sobre a reunião com o prefeito???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro André Luis dos Santos, as informações sobre a audiência estão no Taxinforme.com, por aqui posto apenas matérias que eu participei.

      Não pude ir a esta reunião.

      Não há motivos para omitir informações.

      Excluir
  2. bom dia amigo por favor o amigo sabe quanto esta uma autonomia de saõ pedro e se pode me endicar alguma com preço bom

    ResponderExcluir