Apesar de ter explicado diversas vezes, vou explicar mais uma vez como será a liberação das cassadas. Desde o início. Farei uma "Linha do tempo" para que as pessoas entendam o processo.
30 de janeiro de 2010
André do Táxi participa de uma reunião na Av. Franklin Roosevelt, 164 - Centro do Rio de Janeiro, organizada pelo taxista Jose da Stop táxi, Fábio do Táxi ( ATCEM - Botafogo) e que tinha como convidado o Sr. Ivan Fernandes.
Esta data foi marcada, pois o artigo 10 da Lei 3.123/00:
"Art. 10 - Fica proibida pelo prazo de dez anos a contar da data de publicação desta Lei, a distribuição pela Prefeitura, a qualquer título ou condição, de novas permissões para exploração do serviço de aluguel de veículo a taxímetro."
A reunião que começou as 10Hs. com cerca de 200 pessoas, era para analisar a possibilidade de se haver um novo movimento ou não.
Às 15 hs, bem próximo dalí, começou o Movimento Diárias Nunca Mais - O retorno, estando a frente o Sr. João Batista Faria Gama.
João Batista, adotou a estratégia de fazer atos públicos como dar a volta na cidade da música e fazer o enterro simbólico do politico que a construiu, lavar as escadarias da Câmara Municipal, xingou os vereadores na porta da Câmara com um carro de som, e outras pirotecnias como fazer os seus seguidores participarem de movimentos vestido apenas com uma fralda geriátrica.
Acreditava que através da ex-ministra Eliana Calmon e o ex-secretário de transportes Paulo Afonso, fosse alcançar algo.
JOÃO BATISTA E ELIANA CALMON |
Hoje não temos notícias, mas segundo alguns amigos eles continuam sustentando a causa. Não sei também qual é a estratégia que ele usa, ou se ainda está na batalha, tendo em vista que não tem mais reunião que fazia todo sábado na quadra da Estácio de Sá.
A ministra bem que gostaria de ajudar, mas o assunto era de competência municipal, e fugia sua alçada.
Mas o grupo que lutou é digno de honra, verdadeiros guerreiros do asfalto. Parabéns ao grupo, pena que não deu certo.
Abril 2010
No clube Magnata's, o pastor Marinaldo Gomes, com o apoio de uma candidato a deputado, começou a reunir pessoas, iniciando o movimento de taxistas auxiliares e viúvas com apenas dois objetivos:
- Igualar as permissões antigas às diárias nunca mais.
- Liberar permissões cassadas para os auxiliares.
Julho de 2010
Havia ingressado no grupo do Marinaldo Gomes, e este me passou a responsabilidade de conduzir o movimento, pois precisava voltar a se dedicar as suas atividades religiosas no MOVIMENTO TÁXI DO REI.
Convidamos Ivan Fernandes, que tinha um projeto da Abrataxi há cerca de 03 anos na gaveta e depois de várias tentativas de emplacar a entidade, se juntou ao grupo com uma proposta de dar legitimidade ao grupo , uma vez que tinha o CNPJ e tal.
Setembro de 2010
Organizamos uma reunião que contou com a presença de mais de 1.000 pessoas para receber o então governador Sérgio Cabral, que estava em campanha para a reeleição.
Houve uma conversa de bastidores, em que ficou acertado que seria possível resolver todas as questões, mas que devido ao período eleitoral, sentaríamos para conversar com a Prefeitura e Câmara a fim de ajustar os termos legais e toda burocracia.
Nesta reunião, houve uma grande confusão gerada pelo fato da agenda ter atrasado, o pessoal já estava algumas horas esperando o governador chegar e por isso a pauta foi alterada.
Eu, William da Barrasol e Ivan, não pudemos falar ao microfone. Fábio do Táxi, que era candidato, ao invés de falar sobre táxi, chamou o presidente da associação de moradores da comunidade Santa Marta em Botafogo. Fábio era candidato e fazia um "lobby". Ivan não entendeu ou não quiz entender, e disparou críticas ao Fábio, Governador e outros, se esquecendo que já havia tido uma conversa.
Outubro de 2010
O grupo vai sendo minado pelo presidente da Abrataxi que defendia um ponto de vista diferente dos dirigentes e praticamente expulsa os integrantes e implanta sua filosofia agora de que precisava haver LICITAÇÃO.
Foi um verdadeiro 'golpe de estado!"
No final do ano, saí do grupo por não enxergar saída para os meus objetivos de obter uma autonomia.
Janeiro de 2011
Fui participar do grupo DNM - R. Mas lá também não encontrava uma linha lógica para se resolver os problemas e nada andava.
Março de 2011
Cansado de esperar e ficar sem respostas, iniciei uma "carreira solo". A maioria dos taxistas do grupo estavam mais preocupados com o dinheiro que haviam pago ao movimento, do que propriamente o quê haviam pago.
Agosto 2011
A primeira LIMINAR pega a todos de surpresa, auxiliares comemoram sem saber o quê estavam comemorando. Vitória, vitória! Mas em seguida descobrem que eles mesmos foram prejudicados, pois até que tinha RATr (registro na Prefeitura) não podia trocar de carro e nada de autonomias.
Setembro de 2011
Fundei o Blog do Taxinforme e em seguida o Jornal Impresso. Com muita dificuldade e apoio de alguns amigos, iniciamos o que se tornaria o maior veículo de informação dos taxistas no Rio de janeiro.
Outubro de 2011
Desta vez, caminhando praticamente só, comecei a bater de porta em porta na Câmara dos vereadores.
Uma idéia na cabeça, EU SÓ VOU PARAR QUANDO GANHAR MINHA AUTONOMIA!
Conheci o presidente da Comissão de transportes, Vereador S. Ferraz, que se prontificou a fazer uma emenda ao projeto de Lei do vereador Jorge Felippe que incluia a liberação das cassadas e revogadas.
05 de Outubro de 2011
Após dois taxistas irem a 13ª Vara de fazenda explicar ao juiz o que havia acontecido, as pessoas que eram cadastradas voltaram a fazer cartão na SMTR.
No mesmo dia, em audiência pública com o Prefeito Eduardo Paes, convencemos de que as permissões diárias nunca mais, deveriam ser igualadas às antigas.
Dalí saiu o texto do decreto 34.680/11 que igualou as permissões. Porém se descobre que algumas dessas não podem ser transferidas por causa de mandatos de segurança.
Dessa forma, várias pessoas que estavam cadastradas como auxiliar, mas haviam adquirido a permissão em contrato de gaveta, puderam transferir e dessa forma sairam da lista de auxiliares.
Fevereiro de 2012
Passei a frequentar TODOS OS DIAS a Câmara Municipal e perseguir o meu sonho, liberar permissões para os auxiliares, sem "inchar a praça" , gerando equilibrio entre as partes.
19 de junho de 2012
Lotamos as galerias da Câmara Municipal, saímos de lá vencedores com a Lei Municipal 5.492/12 aprovada por 42 x 1. Vitória da categoria, vitória do vereador Jorge Felippe e do André do Táxi que incentivou dezenas de pessoas que desejavam ingressar na praça como auxiliar, pessoas com processos de transferências travados como o amigo Marcos Zeitouni e outros. Vitória em aprovar a liberação das permissões cassadas e revogadas aos auxiliares.
19 de julho de 2012
O prefeito sanciona a Lei 5.492/12
30 de julho de 2012
Cansados de esperar, juntamos uma comissão e fomos até a SMTR na Rua Dona Mariana, 48 - Botafogo. Dessa vez em compania do vereador Jorge Felippe, fomos recebidos pelo secretário de transportes Alexandre Sansão que autoriza as transferências e todos os processos travados por 09 meses são liberados em poucas semanas.
Agosto de 2012
Uma lista é publicada, junto dela, um decreto que diz que em 30 dias haverá a publicação dos contemplados e a quantidade de autonomias cassadas.
Porém um erro chamou a atenção, só contava o maior tempo "continuado e ininterrupto" do taxista, ou seja, se trabalhou 02 anos num táxi, 05 anos em outro e está a pelos menos 03 anos no último, só estava sendo contados os 05 anos.
Fui até a SMTR e me disseram que só poderiam mudar se uma nova lei fosse apresentada.
Setembro de 2012
Jorge Felippe aceita o desafio e no dia 18 de dezembro de 2012, votamos as alterações no artigo 6º da Lei 5.492/12.
08 de janeiro de 2013
O Prefeito Eduardo Paes sanciona a Lei 5.549/13, que altera e resolve a discussão da lista errada de auxiliares.
10 de janeiro de 2013
O então secretário Carlos Osório vai até a quadra do clube Garnier e se apresenta ao grupo explicando que ha dois dias o Prefeito havia publicado a Lei e tão logo passasse o carnaval as permissões seriam liberadas.
21 de janeiro de 2013
A famigerada Liminar consegue paralisar pela segunda vez todo o sistema de táxis.
Mais uma vez interrompe os serviços de :
1) Transferências a terceiros (impede as pessoas que adquiriram autonomia de trabalhar)
2) Hereditariedade (Viúvas e filhos de taxistas falecidos são prejudicados
3) Entrada de novos auxiliares (pessoas desempregadas com oportunidade de trabalhar e taxistas doentes não podem contratar um ajudante)
4) Impede a liberação das permissões cassadas (prejudica os auxiliares com maior tempo de serviço).
O QUE ATRASOU A LIBERAÇÃO DAS AUTONOMIAS
21 de janeiro de 2013, até o dia 11 de março de 2014
Esta foi a fase mais difícil, tivemos de correr atrás em várias frentes.
Eu viajei até Brasília 32 vezes de avião e organizei a ida três vezes de caravanas de ônibus (total de 06 ônibus),
Em Abril de 2013 falei com a presidente do Brasil pela primeira vez no Rio de Janeiro.
Outubro de 2013
Enfim conseguimos aprovar uma Lei Federal que garante o direito de milhares de famílias, transferências e hereditariedade.
Sou motorista auxiliar, e você deve estar se perguntando, porquê ajudar os permissionários?
Tenho permissionários na família, tenho convicção que me tornarei permissionário e por isso vou querer todos esses direitos.
Ao ajudar os permissionários, unimos a classe, reunimos mais recursos humanos e financeiros para viabilizar a causa e o principal, DERRUBAR A LIMINAR PARA LIBERAR AS PERMISSÕES.
QUEM DERRUBOU A LIMINAR E LIBEROU OS SERVIÇOS?
11 de Março de 2014
No clube Municipal da Tijuca, reunimos o prefeito, o governador Pezão, o presidente da Câmara Jorge Felippe, Jorge Felippe Neto, eu (André do táxi), Cândido Bezerra (Agility) e mais de 400 taxistas.
Após debatermos o assunto, não restou dúvidas que somente com a atuação do Governado Pezão, conseguiríamos vencer a lliminar.
Ante de passar o microfone ao Prefeito Eduardo Paes, disse em público aos meus 400 e poucos colegas que estávamos diante de uma verdadeira 'tropa de elite' da politica carioca. Que se eles não resolvessem, jogaria a toalha pois ninguém mais poderia solucionar.
12 de Março de 2014
A presidenta do tribunal drª Leila Mariano, suspende a liminar e a sentença da 2ª vara de fazenda pública.
Depois de dormir na porta do fórum, do Ministério Público e várias carreatas, essa foi a vitória a ser comemorada.
MISTÉRIO NO NÚMERO DE AUTONOMIAS CASSADAS
Não existe mistério, o que existe é ansiedade. Antes de criar esta Lei, nada era feito com as permissões cassadas. Alguns rezam a lenda de que permissões cassadas eram repatriadas através de meios ilicítos, mas ninguém prova isso.
Como ninguém previa que estas autonomias iriam parar nas mãos dos auxiliares, nunca houve uma contagem até hoje.
As últimas informações que tenho, é que alguns milhares de autonomias estão irregulares, sendo que parte dessas são das viúvas.
Uma pequena parte deve ser liberada em breve, conforme foi ouvido no dia 16/07 na Band News FM.
Me pedem um número e seu eu apostar, continuou na base de 3.000 autonomias e que agora cerca de 200 serão liberadas.
SEMPRE HAVERÁ LIBERAÇÕES DE AUTONOMIAS ?
Existe a oportunidade e conveniência. É preciso ter um equilíbrio nas forças. Não adianta querer agradar motoristas auxiliares e sair distribuindo autonomias a "torto e a direito", deve-se haver um estudo e uma justificativa.
Nas liberações, eu pensei de alguma maneira dosar a contemplação e dividimos o planejamento em três etapas.
01) Liberar autonomias para quem tinha direito desde 2.000 e não conseguia. Em nosso grupo mais de 50 foram contemplados e já rodam em seu próprio táxi e cerca de 25 aguardam para as próximas semanas, processos que foram dado entrada em 2012 através do nosso grupo.
Esses motoristas, trabalharam pelo menos um dia entre 30 de outubro de 1999 a 30 de abirl de 2.000 e se enquadram no artigo 1º da Lei 3.123/00.
Se você se enquadra nesta situação, procure a ajuda para maiores infromações na SMTR ou AAMOTAB - Associação de Assistência ao Motorista de táxis do Brasil, na rua Nicarágua, 380 - Penha de segunda a sexta das 09 às 17 horas.
02) Auxiliares com maior tempo de serviço. Estes serão convocados de tempos em tempos. A primeira e tão esperada leva começa nos próximos dias e alguns detalhes serão passados, assim como o número parcial de autonomias.
Terá direito, aqueles que estavam em pleno exercício da profissão, na condição de auxiliar no dia 08 de janeiro de 2013 e serão convocados de acordo com sua classificação.
Contrariando os pessimistas, as autonomias vão ser distribuidas e vai servir para calar muito fanfarrão.
03) A turma que lutou pelas leis acontecerem, pretendem encaminhar propostas semelhante ao artigo 2º da Lei 3.123/00:
ARTIGO 2º DA LEI 3.123/00 ( Pedro Porfírio) |
É possível se alcançar algo deste tipo. Honestamente sou a favor desde que não haja uma "libertinagem".
Existem meios de se comprovar a turma que "deu duro" para movimentar a causa. A maioria entrou com ações judiciais coletivas, processos, participou de atos públicos, enfim, se empenhou para defender permissionários (titulares) , auxiliares e novos taxistas.
Unidos somos mais fortes!
Por esta razão, diferenças a parte com a direção de movimentos como a Abrataxi, sugiro que a turma do movimento Taxinforme compartilhe essa vitória com os taxistas de lá, pois são trabalhadores.
Todos concordam que suas ações judiciais mais prejudicaram a classe do que ajudaram, aliás, hoje ninguém mais tem dúvidas de que se não fosse as liminares, vários auxiliares estariam sentados em seus táxis.
Não estou com a intenção de manchar a imagem de ninguém, mas verdade seja dita: Neste momento se não houver união, ambos sairão prejudicados. Lamento muito porquê a classe seja tão dividida. Uns falam mal do outro sem conhecer a verdadeira história. Desanimar agora, é a velha história de que nadou e" morreu na praia."
A vitória mais uma vez está anunciada, que Deus nos proteja de surgir alguém que entre na justiça e interrompa mais uma vez os trabalhos.
TRANSFERÊNCIAS DEMORADAS
Outro assunto que domina a praça, é a demora nos processos de transferências.
Esse é mais um dos malefícios da Copa do Mundo.
Estive na SMTR no Guerenguê e Botafogo esta semana, na segunda feira e percebí que os tramites estão voltando ao normal.
Parte, ou boa parte do efetivo estava sendo deslocada para as ruas, deixando as repartições desfalcadas. Com o fim dos jogos, a vida volta ao normal e renova as esperanças de soluções o mais breve possível.
Ter um representante da categoria, que busque informações, passe as necessidades para as autoridades e nos defenda. Este é o maior sonho de quem é taxista de verdade.
muito obrigado aguardando..........
ResponderExcluirQual o critério para liberação ? Pq só 200 inicialmente ?
ResponderExcluirRodrigo, lhe recomendo reler a matéria.
ExcluirEstou a três semanas tentando esclarecer a quantidade, e ainda recebo os mesmos comentários de que existe um mistério.
Os critérios são os da Lei 5.492/12 e decreto 38.510/14.
Por maior tempo de serviço trabalhado.
Essa parte eu entendi perfeitamente , o critério que me refiro é : 200 por dia ? Semana ou mês? Mas Realmente existe um mistério quanto a isso tudo, não digo que seja de sua parte , mas que há.... isso todo mundo tem certeza , pq não divulgaram quantidade alguma Até hoje se eles já possuem a lista definitiva ? É uma falta de respeito total com nossa classe pela prefeitura e SMTR ! O coreeto seria : vamos liberar Xmil autonomias sendo q X por mês .
ExcluirRodrigo, é difícil aceitar o não como resposta.
ExcluirInfelizmente, não tenho essa resposta e é exatamente isso que estamos lutando, para saber como será o programa. por dia com certeza não.
O processo de cassassão cabe o direito de ampla defesa e contraditório do cassado, por isso eles não podem dar previsão.
A medida que forem sendo concluídos, serão liberadas e ponto.
Agora saber quantos processos de cassassão estão no começo e quantos estão no final, ninguém sabe, é subjetivo.
Quantos tem pronto, um pouco menos de 200, isso é o que consegui apurar. Assim que souber mais te aviso aqui no blog.
Ok. Obrigado ! A resposta que eu queria vc respondeu no fim , quantas autonomias já casadas existem. Imaginei de ser mais autonomias cassadas!
ExcluirAbç .
3000?\ 0/ essa eu quero vêr, não chega a 180 podem dar print.
ExcluirAo ler toda matéria eu renovei minha esperança...
ResponderExcluirObrigado André do taxi pelo seu empenho!
Márcio Cruz.
Parabéns grande guerreiro. Que bom que estamos quase lá . Agora será que até outubro sai a minha. Estou entre os 700 primeiros da lista. Pode deixar que eu não vou esquecer de você não. Faz um esforço por favor. Para que antes de outubro a minha seja liberada.
ResponderExcluirAcho q vc não leu as respostas acima ! Se tem apenas 200 caçadas, e ainda vai começar um processo de distribuição ... vc sendo o 700 esquece esse ano! E talvez o ano q vem devido toda morosidade da Prefeitura e SMTR.lá para 2016 quem sabe ????
ExcluirAmos, Seja coerente, o André já fez a parte dele...Segure a ansiedade, considera-se um permissionário e junte grana para colocar um carro zero e honrar nossa classe. Saindo uma por dia/convocação , faça a conta...tens de 300 a 600 dias para lhe contemplarem... Depois dessa batalha vencida, o que não pode é o auxiliar que ganhar sua autonomia, no dia seguinte coloca-la a venda, por esse motivo que a ABRALIXO acaba ganhando mérito onde não existe...lutando pelo direto do auxiliar entre linhas....Já existe a regra do jogo(lei)...quem faz m... perde a autonomia e contempla o px auxiliar da lista...poderiam tb colocar um prazo para que o auxiliar contemplado possa transferir sua permissão a terceiros...Se livrar da diária é uma batalha, mas a verdadeira regra é após a contemplação da autonomia o auxiliar mantê-la...´vamos continuar defendendo a classe com honra!!!!
Excluirúteis por mês. 15 ou 20 processos por dia daria em média 345 a 460 processos por mês. Esse número eu acho coerente. Seu que preciso juntar dinheiro, mais como juntar dinheiro com esse
Excluirmovimento caro colega? Não penso só em mim penso também no excelente trabalho que o André fez e tá fazendo por toda classe por isso acho que cada um contemplado deveria de alguma forma reconhecer e recompensa e excelente trabalho dele. Pois ele merece. Eu serei eternamente grato. Mesmo velhinho irei lembrar e hoje eu sou permissionario foi graças, primeiramente é principalmente a meu bom Deus Jeová, e a o André do táxi. Um auxiliar que assim como eu cansou de pagar diárias, arregaçou as mangas e foi a luta. E sua luta foi difícil, teve obstáculos mais ele foi vencedor e trouxe o prêmio não só para ele mais para todos.
Continuo tendo fé que até setembro serei contemplado. E a fé remove montanhas. E tenho certeza que foi sua fé que lhe ajudou a superar cada derrota e sombaria que passou André, outra coisa da parabéns a sua esposa, por mim porque sei que se ela não tivesse lhe apoiado você não teria chegado onde você chegou. Parabéns e para os pessimistas um abraço. E tenho fé que setembro estarei organizando nossa viagem André. Estamos juntos ou não André?
Se identifica anônimo, porque medo de que. Resposta de anônimo não tem valor, base ou fundamento. Deveria ser proibido anônimo se pronunciar.
ExcluirImagina sou um candidato anônimo vota em mim. Sem noção não acha.
Defender classe com honra como fala isso você não se dá a honra de se identificar. E vem falar de honra. Desculpe André mais tive que fala.
Falou nada...tem 200 cassadas é isso.Não confunda religião com dados e fatos...vc ralou durante anos pagando diária e agora vc vai receber em dobro, ajudou para ser ajudado....quanto a honra é o que vejo, o auxiliar recebe sua permissão e a vende logo em seguida...espero que tenha muito sucesso e não entre nessa estástica....na px reunião vou lhe procurar e vai entender que nossos ideais são para o mesmo sentido...O cara é 7788, Abraços...
ExcluirAndré, como vc é paciente com esses abutres
ResponderExcluirGente sejamos justos vamos fazer rir quem nos faz rir. André estamos com você
ResponderExcluiroutubro o meu compromisso com o 7788 è certo.
ResponderExcluiraos amigos taxistas e futuros taxistas (permissionarios e auxiliares ) depois de todo esse detalhamento voce ainda tem duvidas de quem realmente luta pela classe ?? desde que conheci o andre nunca tive minhas duvidas da sua humildade e ajuda ao taxista tanto do rio quanto de outros municipios e outros estados. to com voce pra qualquer frente de batalha meu brother.
ResponderExcluirEU SÒ VOU PARAR QUANDO GANHAR MINHA AUTONOMIA!!
Vamos ganhar de tenha certeza. Mais não vamos parar vamos continuar apoiando o André ele merece
Excluir“Convocamos o MOTORISTA AUXILIAR DE TÁXI abaixo relacionado a comparecer a Coordenadoria de Licenciamento situada na Rua Dona Mariana, n° 48, 5° andar, Botafogo, RJ, CEP 22280-020, de 09:00hs as 15:00hs, com toda a documentação, original e cópia autenticada da Carteira de Identidade, CPF, CNH, comprovante de residência, bem como, ORIGINAIS do 1°, 2°, 3° e 4° Ofícios de Distribuição Criminal, INSS como Motorista de Táxi e Contribuição Sindical 2014 paga, para darmos prosseguimento no processo n° 03/002.224/2014 de outorga de permissão com base na Lei n° 3.123/00, tendo em vista a determinação contida no OF. N° 1248/2014/MSM-PG/PSE de 13.06.2014”
ResponderExcluirAndré estamos tbem com vc se deus quiser vc tbem vai conseguir. Só queria visualizar essa relação para eu ver onde meu marido esta ele ja e taxista 15 anos direto com auxiliar nao aguento mas essa vida de diária para ele mas tenho fe que vamos conseguir , fiquem em paz força , foco e esperança.
ResponderExcluirVamos eleger um representante da nossa classe,para defender os nossos direitos!!!
ResponderExcluirComeçou o que já era previsto... a SMTR dando prioridades a um e outros, nas transferências de terceiros foi dito pela SMTR(1746) que os processos seriam tratados por ordem cronológica/data de entrada...Pois bem, como explicar um processo de 14/05 estar sendo tratado na frente dos dias de abril que ainda não andaram???????
ResponderExcluirPara um bom entendedor meia palavra basta. Só se explica o inexplicável com os olhos da fé.
ResponderExcluirNosso trabalho é tão reto e coerente que somos vigiados 24 horas por dia. Cada passo que damos é seguido por duas sombras. É a única alternativa para aqueles que não tem a própria luz. O pior cego é aquele que NÃO QUER VER e o mais desorientado é o que se guia pela sombra, ela sempre ficará atrás. Não se iludam com fofocas!
"ESSE BICHO É NOJENTO !!!"
RESOLUÇÃO SMTR Nº 2493 DE 17 DE JULHO DE 2014.
ResponderExcluirDispõe sobre os procedimentos a serem adotados para requerimento do direito a autorização pelos motoristas auxiliares do Serviço de Transportes de Passageiros em Veículos de Aluguel a Taxímetro – Táxi.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES no uso de suas atribuições legais e,
CONSIDERANDO a Lei nº 5.492, de 19 de julho de 2012, alterada pela Lei nº 5.549, de 08 de janeiro de 2013;
CONSIDERANDO o Decreto nº 38.875, de 30 de junho de 2014,
R E S O L V E:
Art. 1.º O procedimento a ser adotado pelos motoristas auxiliares do Serviço de Transportes de Passageiros em Veículos de Aluguel a Taxímetro – Táxi, que façam jus a autorização prevista na Lei nº 5.492, de 19 de Julho de 2012 e suas alterações, deverá observar o disposto na presente Resolução.
Art. 2.º O auxiliar do Serviço de Transportes de Passageiros em Veículos de Aluguel a Taxímetro – Táxi, cujo nome conste da relação da Lista Definitiva de Motoristas Auxiliares anexa ao Decreto nº 38.875, de 30 de junho de 2014, deverá:
I – Aguardar a convocação nominal através de Portaria da Subsecretaria de Concessões da Secretaria Municipal de Transportes - SMTR publicada em Diário Oficial;
II – Após a convocação, inaugurar procedimento administrativo nos postos descentralizados da SMTR, em até 45 (quarenta e cinco) dias, contados da publicação em Diário Oficial, com a seguinte documentação:
a) Requerimento assinado pelo próprio (indicando informações para contato);
b) Carteira de identidade ou documento oficial de identificação com foto emitido por órgão competente (cópia autenticada);
c) CPF;
d) CNH (cópia autenticada);
e) Comprovante de inscrição na Previdência Social como motorista de táxi;
f) Comprovante de Residência (máximo 90 dias em nome do próprio ou, na impossibilidade, comprovante acompanhado de atestado de declaração, com firma reconhecida, do declarante);
g) Certidões Criminais do 1º ao 4º Ofícios (originais) conforme Resolução SMTR nº 2.368/2013;
h) Imposto Sindical atualizado;
III – Aguardar o deferimento através de publicação no Diário Oficial;
IV – Juntar o CRLV (cópia autenticada) ou Nota Fiscal do Veículo no processo inaugurado.
§ 1º Decorrido o prazo definido no item II, caso o auxiliar não se apresente, será convocado o próximo da Lista Definitiva de Motoristas Auxiliares anexa ao Decreto nº 38.875, de 30 de junho de 2014.
§ 2º O processo administrativo será baixado em diligência, retornando ao posto de origem, caso haja pendências.
§ 3º O prazo para cumprimento da exigência será de até 60 (sessenta) dias, sob pena de indeferimento do pedido e abertura de vaga para convocação do próximo da Lista Definitiva de Motoristas Auxiliares anexa ao Decreto nº 38.875, de 30 de junho de 2014
§ 4.º A SMTR poderá exigir documentos complementares caso haja necessidade.
Art. 3.º O auxiliar deverá manter as condições estipuladas na Lei nº 5.492/12, para fazer jus ao direito e ser convocado.
Art. 4.º O prazo máximo para conclusão do procedimento, incluindo a vistoria do veículo, é de 180 (cento e oitenta) dias, contados da convocação.
Parágrafo único. Decorrido o prazo descrito no caput, todos os atos praticados perderão seus efeitos e o processo administrativo será arquivado.
Art. 5.º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Agora é só saber quantas "cassadas " são.
ResponderExcluir22003 CASSADAS!!!
Excluir25 a cada seis meses do total de 198.
ResponderExcluirMeu cunhado morreu em 2009, foi dada entrada no processo pedindo transferência para o meu sobrinho e até hoje não foi transferida. O despachante só diz que tem que aguardar. Você pode me ajudar em alguma coisa?
ResponderExcluir