Cerca de dez mil motoristas profissionais do Estado do Rio, trabalhadores que transportam pessoas, tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, em 2015, por terem estourado o número de pontos. De acordo com levantamento do Detran-RJ, são 4.000 motoristas de ônibus e micro-ônibus e 6.000 taxistas. Os profissionais respondem por cerca de 20% do total de 58 mil motoristas que tiveram a suspensão da CNH.
Normas básicas como atender solicitações de parada para embarque e desembarque e zelar pela segurança dos passageiros são constantemente descumpridas. A quantidade de taxistas multados administrativamente pela prefeitura carioca chegou a 9.935.
A quantidade de condutores de passageiros punidos é um reflexo do vale-tudo do trânsito fluminense, que, de acordo com os últimos dados disponíveis, matou 2.680 pessoas no estado em 2013.
“É muito difícil alcançar um padrão alto quando se fala de uma categoria que envolve um número tão grande de profissionais”, analisa o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani. “Não podemos aceitar que o comportamento dos motoristas seja um dos itens mais reclamados pela população. É necessário mais investimento na formação desses profissionais”, destacou o secretário.
Para saber como proceder com problemas com a sua CNH compareça na AAMOTAB (Associação de Assistência ao Motorista de táxi do Brasil) na rua Nicarágua, 345 – Penha. Tel 77039321 / 40627249
******************************************************************************************************************************************************************************************************************************************
CARTAS DE ISENÇÃO GRATUITA DE IPI/ICMS
Para ajudar muitos motoristas que ainda não fizeram a troca de carro anterior a 2008, e a todos os interessados da categoria, intensificamos os trabalhos de apoio e instrução na obtenção da carta de isenção. 
O atendimento é feito aos nossos associados e para quem ainda não é, basta apenas trazer a CNH, o RATr e um comprovante de residência, a mensalidade é de apenas R$ 20,00.
Para fazer as cartas, é preciso juntar TRÊS cópias simples (não precisa autenticar) dos seguintes documentos: 
- CNH (obrigatório ter inscrito "EXERCE ATIVIDADE REMUNERADA")
- COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
- RECIBO DO VEÍCULO ATUAL
- CNIS (inss com a inscrição "motorista de táxi)
- DOCUMENTO DE VISTORIA DO DETRAN (verdinho)
- Nota fiscal do veículo anterior (caso tenha sido comprado com isenção) 
- Cópia do CIAT ( cartão) 
Antes de ir à Receita Federal, será solicitado um documento na SMTR, que emite 04 vias de declaração de permissionário. O custo destas declarações é de apenas R$ 3,80 (nós emitimos a taxa pela internet e pagamos para você.)
Outros detalhes, favor marcar horário em nossa sede, com o assistente STENIO GUIMARÃES pelos telefones 21 - 4062-7249 / 98134-8518 e 96483 8089. O endereço da sede é Rua Nicarágua, 354 - Penha