O SERVIÇO DE TÁXIS NÃO ACABA COM A CHEGADA DO UBER, ELE TENDE A FORÇAR UMA MELHORA GERAL PARA A POPULAÇÃO.
A maior preocupação dos taxistas, é se o sistema de táxis irá falir. Acredito que não, desde que a luta não cesse. Isso inclui carreatas, passeatas, leis, cobrança de fiscalização, ações judiciais e principalmente na melhoria dos serviços de táxis.
AÇÃO JUDICIAL CONTRA O UBER POR ASSOCIAÇÃO PARA PRÁTICAS CRIMINOSAS
Coitados dos "parceiros Uber", alguns taxistas me detonam porque eu me solidarizo a questão deles e não os considero inimigo, pois a maioria são cidadãos de bem, pessoas que estavam desempregadas e não sabem no que estão se metendo.
Ao dirigir um carro com passageiros, sem possuir a devida autorização (permissão de táxis), esta pessoa está sujeita a receber uma multa com base no artigo 231, inciso VIII da Lei Federal 9.503/97, o código de trânsito brasileiro. Multa de cerca de R$ 85,00 e remoção para o depósito, uma despesa que não chega a R$ 200,00, e se for pego pelo DETRO, o valor aumenta para R$ 2.711,00, mas isso não chega a ser um problema para eles, pois a "UBER" paga tudo e ainda chega junto com um bônus de recompensa ao infrator, depositando cerca de R$ 200,00 por dia parado.
Única coisa que a Uber não consegue recompensar ao motorista flagrado, é seu nome, pois quem fica fichado é ele.
Mas o motorista não comete essa prática criminosa sozinho, ele tem a ajuda de uns "gringos" muito espertos, que possuem legalmente uma empresa de tecnologia.
Se eles são apenas uma empresa de tecnologia que intermedia serviços de "parceiros" sem licença, e nada lhes acontece, seria justo afirmar que qualquer um pode fazer um app para vender maconha?
Como as autoridades brasileiras estão sendo lenientes e prevaricadoras, não se pode punir apenas o pobre do motorista Uber, tem que apertar aquele que facilitou e o induziu a prática do crime.
Os motoristas responderão por EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO, e o Uber, por ASSOCIAÇÃO PARA PRÁTICAS CRIMINOSAS art. 288, ou o que confere a lei 12.850 de 02 de agosto de 2013.
Nesse caso, os motoristas que estão sendo detidos e enquadrados no artigo 47 da lei das contravenções penais, por exercício ilegal da profissão, tem a chance de se livrar da pena, contribuindo para as investigações que vierem a existir contra essa empresa de tecnologia.
UM OLHAR SOBRE O LIBERALISMO, PROFISSÃO E MERCADO
Problemas são grandes professores! O Uber com certeza é um grande problema na vida dos taxistas, uma dor-de-cabeça, que normalmente indica que algo está funcionando mal em seu corpo.
Combater o Uber com todas as forças e de várias maneiras, é um caminho, mas devemos aceitar o alerta de que também devemos melhorar e abandonar certas práticas.
IGONORÂNCIA, é o ato de ignorar ou não estar a par do que está acontecendo, esse é o primeiro grande defeito do taxista. O segundo "pecado capital" é a ARROGÂNCIA.
A tecnologia iniciou a revolução na praça do Rio de janeiro e de várias cidades pelo mundo. Os primeiros aplicativos, criaram um ciclo de saída das cooperativas e adesão as novas tecnologias. Assim que o Easy táxi foi lançado, outros surgiram e foram ganhando popularidade.
Um dos aplicativos que poderia ter evitado o efeito Uber, foi o TAXI BEAT, que saiu do país, mas ainda funciona em outros países. O diferencial dele, é que dava a chance do passageiro classificar o taxista, mas isso incomodava o profissional que não aceitava ser avaliado. Com certeza outros fatores não permitiram o seu sucesso, não é isso que desejo tratar aqui.
LIBERALISMO (abertura de mercado) PROVOCADO PELO UBER
A segunda e rápida revolução, foi a chegada do Uber, que se de alguma forma fosse regulamentado iria contrariar uma série de nomas (leis) de controle do Estado (governo), para se autorizar quem não detém as devidas autorizações a operar o transporte individual de passageiros.
Essa "fofoca" de clandestinos X inovação, ainda vai durar um tempo, mas irá cessar.
Em Brasília, no DF, onde não existem táxis de luxo ou especiais, a regulamentação deverá passar por se tornar uma opção de táxis, não de liberação de quantidade ilimitadas de Uber's no plano piloto da capital brasileira.
Pense que se o Uber conquistar o mercado, outros surgirão no Brasil como o CABIFY, LIFT, BABLACAR, TRIPDA e outros mais, da mesma maneira que existem os legalizados 99 táxis, Way táxis e etc..
O que as empresas estão de olho são nos milhões que circulam a anos nas mãos do antigos trabalhadores (taxistas) e transferi-los para suas contas, pois só aceitam o cartão de crédito como forma de pagamento, e com isso retirarem sua comissão de 20%.
Dificilmente em tempos de mobilidade urbana, em que o transporte coletivo e de massa são os alvos de prioridade, para que entupir ainda mais o trânsito com mais opções de transportes individual?
Novos aplicativos ou atualização com a opção de qualificar os taxistas aparecerão, e nós taxistas temos de estar aptos a oferecer o melhor serviço possível!
O Uber não seria ilegal se concorresse com os 99 e Easy da vida, mas escolheram a ilegalidade como forma de auferir vantagens e crescimento rápido.
Que as autoridades consigam enquadrá-los na forma das leis brasileiras e se façam respeitar.
Há males que vem para o bem, com certeza em pouco tempo o passageiro irá perceber a sensível diferença no sistema de táxis.
PREFEITO EDUARDO PAES NÃO IRÁ APOIAR REGULAMENTAÇÃO DO UBER
"— Não vamos apoiar nada que é ilegal. Precisamos
respeitar as regras para que as coisas funcionem. No
Rio, já existe um serviço de transporte individual para
passageiros. Acho que o debate não deve girar em
torno da regulamentação do Uber, mas no sentido de
pensarmos em melhorias para o serviço existente de
táxi
— afirmou Paes, alegando que o Uber é uma empresa
voltada para a área tecnológica e não para o serviço de
transporte." Prefeito do RJ em entrevista aos jornalistas após comissão de transportes da OAB-RJ apoiar o Uber
Pq o sr prefeito nao assina logo a liberacao das autonomias cassadas para nos os aux com mais tempo de servico, o que esta faltando pra isso? Na manifestacao foi falado que nao havia problema algum!!!
ResponderExcluirCalma amigo, a burocracia demanda certos ritos, o senhor não está acompanhando as reuniões na Câmara por exemplo? As coisas não acontecem com o apertar de um botão, é preciso fazer tudo dentro da legalidade senão eles impugnam na justiça.
ExcluirEstou acompanhando sim amigo obr pela atencao eu sei que a luta e gde abs.
ExcluirAmigos, o caminho é criarmos ou sermos sócios de uma empresa de informática, criar um aplicativo, juntar vários motoristas com Vans e começarmos a transportar passageiros.
ResponderExcluirPrecisaremos também usar a mesma alegação: " Temos uma demanda por um serviço melhor que não esta sendo atendida"
A única diferença é que se tratando de concorrência para empresas de ônibus logo logo a justiça irá dar um parecer contrário.
Como nós somos taxistas e nessa "classe" o que vale é o cada um por si, eles vão enfiar esse serviço goela abaixo.
Se assim for, vou colocar um auxiliar no meu carro, vou comprar um carro de luxo e me juntar ao Uber pois afinal O MUNDO É DOS ESPERTOS.
Exato... Espertos e egoístas como vc...
ExcluirEgoista e pouco esse cara e um babaca!
ExcluirMe criticar é facil, quero ver vocês entrarem aqui sem serem anônimos.
ExcluirMuito boa a matéria do jornal oglobo que mostra que a UBER pode perder espaço no Brasil já que aqui existe leis trabalhistas.
ResponderExcluirhttp://oglobo.globo.com/economia/na-california-inimigo-do-uber-agora-outro-17081767
Então André, vc acha certo até 6 anos para trica de veículos ? Ter o direito de colocar até 2 auxiliares?
ResponderExcluirÉ assim que o serviço precisa melhorar?
Exigir que todo taxista trabalhe com roupas social é errado?
Exigir 2 grau completo tbm não seria uma forma de melhorar o atendimento por parte dos taxistas?
Do que adianta leis se o serviço é capenga?
Quem não trabalha certo precisa sair da praça esse seu corporativismo só atrapalha a classe, ficar passando mão na cabeça de quem trabalha errado é fazer parte do fracasso dos taxistas. Não é nada pessoal mas meu comentário está debatendo sua matéria.
Vc já parou parou pra almoçar com taxistas em pontos que o mesmos se encontram? Se vc parar vc se assusta, uma parte só pensa em se dar bem, e infelizmente a maioria é auxiliar.
Só vc acha que tá certo, 99 Taxi faz um excelente serviço e vc disse que não acredita em almoço grátis. Sempre protegendo cooperativas que não fazem nada pela categoria.
Infelizmente eu não acredito em vc mais, coisas simples que citei acima mais que melhoraria o serviço em 40%.
caro Anônimo9 de agosto de 2015 20:49, ao responder: " nfelizmente eu não acredito em vc mais,", o senhor está se portando igual as pessoas que citou dos almoços perto de alguns pontos.
ExcluirSou a favor que se mantenham apenas um auxiliar, fui a favor da troca de carros com mais de seis anos, mas defendi o prazo máximos para que houvessem adequação.
Exigir segundo grau, seria para quem entrasse agora, daqui para frente e não para quem já está.
O senhor não é tão diferente dos que vc critica, pois se estiver em condições, quer que a regra mude na hora, sem levar em consideração o fato social.
Quanto a 99 táxis, reconheço o bom trabalho que eles fazem, já conversei várias vezes com o pessoal de lá da administração, só fico atento e tenho minhas reservas quanto ao fato de eles serem vendáveis, e isso nem os caras que estão a frente controlam ou dão garantias, pois se o fundo investidor disser: Vende para o Uber toda a sua carteira de clientes, vai vender e ponto.
Comece se identificando, assim podemos dar maior credibilidade ao senhor.
As vezes eu acerto, as vezes eu erro, e quando erro, é porque estava tentando acertar. EU ACEITO A MINHA CONDIÇÃO DE SER-HUMANO IMPERFEITO, por isso não fico com ressentimentos algum, vamos em frente, onde pudermos caminhar, bem, onde não puder, paciência e que cheguemos a um denominador comum.
André eu não me identifico pq quero me preservar e não me expor a troco de nada, pq infelizmente as boas idéias não são aproveitadas.
ExcluirEu acho que vc faz até de mais por uma categoria , acho tbm que deveria ser remunerado pra tal, mas sei tbm que vc tem seus objetivos.
A 99 táxi tem mecanismos muitos bons para inibir que aquele que atendeu mal o usuário, te falo isso pq além de taxista sou usuário do serviço, concordo com vc dos riscos.
Me responda uma coisa, pq não aumentar o quadro de táxi especial ? Aumentar sem ter que comprar vagas, o sistema mudou, incentivar o taxista que investe em carros de luxo ter a opção de ser especial sem ter que comprar uma vaga caríssima.
A 99 táxi já criou a opção ,mais do que adianta não ter táxi especial suficiente pra isso?
André conheço vc de 2 reuniões que fui, e acompanho sua trajetória, mais as idéias Boas não são aproveitadas e sim descartadas.
Pode me chamar de Jorge.
Ok Jorge, para se aumentar a quantidade de táxis especiais, basta que haja interesse de pelo menos 20 taxistas em formar uma nova cooperativa desse segmento.
ExcluirExiste a opção de integrar a coopgrafite, que é livre desses 50 mil de adesão, que impede muitas vezes a migração de taxistas para esta modalidade.
É preciso saber que o motorista deverá ter o perfil da função de acordo com o código disciplinar e adquirir veículos conforme a norma.
Existe uma cilindrada mínima e volume do porta malas superior a 400 litros por exemplo. Bancos de couro e mais alguns itens que preciso pesquisar para falar com detalhes, basicamente é isso.
Precisamos de mais Jorge's debatendo sem agredir, que ajude a tornar as idéias viáveis e realizáveis.
Um forte abraço
É querido amigo Jorge, compartilho dos seus pensamentos, tínhamos que ter punições de verdade para aqueles "taxistas" que trabalham errado, que não tem a mínima consciência de que trabalham com o público e que todo mundo sem exceção gosta de respeito, pq a Uber funciona? Pq ela é rigorosa com motoristas que não seguem o seu padrão. E pq no taxi comum não é assim? Hj vivemos uma divisão e temos que recuperar o terreno perdido.
ExcluirE pra finalizar, eu creio que a Uber será regulamentada mais cedo ou mais tarde, isso é fato, a não ser que o prefeito esteja verdadeiramente empenhado em padronizar, melhorar e modernizar a frota. É isso. Se falei algo errado por favor me perdoem. Tks
TO QUERENDO VIRAR AUXILAR PRA GANHAR UMA AUTONOMIA TAMBÉM? COMO FAÇO PRA ENTRAR? ONDE ME ESCREVO? AUTONOMIA NAO DEVE IR PRA MAO DE VIUVA NEM DOS FILHOS DEVE DA A VES PRA OUTRO AUXILAR ,JA TO NA CAUZA...VAMOS FASE UM PROTESTO NECE SENTIDO
ResponderExcluirFAZ QUR NEM A MAIORIA DOS AUXILIARES QUE ESTÃO REIVINDICANDO ESTE DIREITO TRABALHE COMO AUXILIAR PELO MENOS 15 ANOS. E TERÁ CERTEZA DE QUE É MERECEDOR DESSE DIREITO!!!
ExcluirAndre, você hoje faz parte do grupo do políticos. Então, tudo que você escreve tem tudo para prejudicar os taxistas. Nem quero comentar sobre a uber. A UBER já está consolidada no Brasil. Como taxista, já aceitei essa concorrência. Vamos falar nas empresas de táxi. O verdadeiro vilão dos taxistas. Já que o taxi é um serviço autônomo. As empresas de táxi estão dentro da lei? A lei específica sua função como locadora? Elas podem continuar operando e explorando motoristas? Elas pagam imposto de renda sobre os ganhos com motoristas? O plano de mobilidade urbana e as recentes leis dos taxistas, incluiu elas? A lei federal fala sobre licitação dos táxis, porque não foi feita ainda? Faça uma matéria falando sobre isso. Seria bem interessante os auxiliares, aqueles que você tanto luta, saber dessas respostas.
ResponderExcluirpodemos fazer matérias dessas sim, mas primeiro me envie a lei que obriga a licitação, pois pelo que sei ela não existe.
ExcluirQuanto a fazer parte do grupo de politicos, observe melhor que com certeza irá mudar sua posição.
O que seria melhor e mais viável de lutarmos, eu como taxista ou como deputado federal?
Quem teria mais recursos, poder e condições de batalhar?
O problema é esse, a classe não entende que é melhor acreditar (dar um voto de confiança) a quem é do meio e vai precisar honrar seus compromissos senão estará fora nas próximas eleições, do que apoiar um de fora e depois ter que ficar com o pires na mão.
Costumo dizer aos amigos mais chegados, se você é honesto, então entre para a politica e se candidate, pois só assim teremos chances de tirar os maus de lá, pois uma vez que nenhum honesto tenta, só nos restam as porcarias que já conhecemos.
Democracia é isso, ou você faz a mudança, ou aceita calado o que vier. Você pode até não votar, mas alguém se corrompe e vai lá e elege os "filhos da mãe" para continuar metendo a mão no bolso do povo.
Não me julgue pelo meu nome, me julgue pelos meus atos. Sei que tem muita gente que hoje está trabalhando graças ao que Deus me permitiu alcançar.
Um forte abraço!
ANDRE QUANDO O RAFAEL PICCIANE VAI PUBLICAR NO DIRIO OFICIAL AS NOVAS AUTONOMIAS? TEM COMO VER SABER ISSO? TEM ALGUM DESPACHANTE QUE PODE AGILIZAR ISSO? SE TIVER COMO ENTRO EM CONTATO COM VOCÊ? ABÇ
ExcluirAutonomias só depois de mudanças nas leis que ocorreram em breve. Vá na reunião quinta feira no garnier, abs
ExcluirMEU CASO É DIFERENTE. MEU TIO PASSOU PRO MEU NOME ,SÓ FALTA AGORA SER PUBLICADA...SERÁ QUE ALGUMA DESPACHANTE CONHECE O PICCIANE PRA ELE DAR UMA ACELERADA... EU PAGO O DESPACHANTE.SÓ FALTA SER PUBLICADO.A DOCUMENTAÇÃO ESTA TODA OK SO FALTA PUBLICAR NO D.O
ExcluirOBRIGADO PELA ATENÇÃO ANDRE! NÃO ME RESPONDE PORQUE EU NÃO SOU AUXILAR? NÃO ENTENDI E EU CONFIO PRA CARAMBA NAS SUAS IDEIAS E PENSO QUE VOCÊ É UM HOMEM DE CONFIANÇA COM QUEM OS TAXISTAS PODEM CONTAR.DESCULPA SE ESTOU INCOMODANDO, MAS É QUE IGUAL A TODOS AQUI EU TAMBÉM PRECISO TRABALHAR!!
ExcluirA CONDIÇÃO DE SER CONTEMPLADO COM UMA AUTORIZACAO É O TEMPO DE SERVIÇO. PORTANTO TRABALHE BASTANTE COMO AUXILIAR, ATUALMENTE MUITOS DOS QUE ESTÃO NA ATIVA TEM 15 ANOS DE PRAÇA E TERÃO QUE TRABALHAR ATE O FINAL DE SUAS VIDAS, POIS A LEI DO TEMPO DE SERVICO EXISTE MAS NÃO FUNCIONA NA PRÁTICA....
ExcluirConcordo que mais cedo ou mais tarde a UBER será regularizada assim como em outros países e a frota vai ultrapassar o número de táxis assim como aconteceu em NY e principalmente vai fazer com que o mercado paralelo de Autonomias sofra um baque e o preço caia substancialmente. A briga com a UBER não é só pela clientela. É muito mais que isso. É política e principalmente $$$$$. Se fizerem uma OPERAÇÃO LAVA TAXI aqui no Município do RJ vão descobrir muita coisa errada para um serviço que deveria ter apenas a Concessão do Poder Público. Onde estão as Autonomias prometidas a tanto tempo para os Auxiliares ? O que vai acabar acontecendo é que após regularizada a UBER, qualquer auxiliar com a metade do que é cobrado hoje por uma Autonomia vai poder comprar um carro de Luxo Zero KM e colocar na UBER e ganhar muito $$$ . Quem viver verá !!!
ResponderExcluirConcordo que mais cedo ou mais tarde a UBER será regularizada assim como em outros países e a frota vai ultrapassar o número de táxis assim como aconteceu em NY e principalmente vai fazer com que o mercado paralelo de Autonomias sofra um baque e o preço caia substancialmente. A briga com a UBER não é só pela clientela. É muito mais que isso. É política e principalmente $$$$$. Se fizerem uma OPERAÇÃO LAVA TAXI aqui no Município do RJ vão descobrir muita coisa errada para um serviço que deveria ter apenas a Concessão do Poder Público. Onde estão as Autonomias prometidas a tanto tempo para os Auxiliares ? O que vai acabar acontecendo é que após regularizada a UBER, qualquer auxiliar com a metade do que é cobrado hoje por uma Autonomia vai poder comprar um carro de Luxo Zero KM e colocar na UBER e ganhar muito $$$ . Quem viver verá !!!
ResponderExcluirContinuando ... Lembro que a Empresa UBER foi avaliada em R$ 52 Bilhões . Vocês ainda tem ilusão de que em breve ela terá o seu serviço regularizado com o apoio $ , da mídia e da população
ResponderExcluirTransporte irregular de passageiros, Exercício ilegal da profissão, cobrança abusiva e outros da receita. Motorista da uber preso e levado a delegacia para responder criminalmente, multa de 3.000, carro rebocado.
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