É verdade que a portaria é bem clara quando diz que táxis 2008 e outros com mais de 06 anos, não poderão fazer vistoria.
O problema para os profissionais da praça está no fato de que muitos contavam com o prazo estabelecido no calendário da SMTR, que vai até o final do ano. Alguns meses de diferença a mais, fazem toda diferença para quem começou a tirar suas cartas de isenção agora.
Imagine quem está no final 9, ter que se virar para trocar o carro até o dia 27 de abril, data final da TROCA DE TARIFAS?
Já expliquei que devemos ficar atentos além do calendário de vistoria do Detran e validade da inspeção do GNV, em outros 03 calendários:
01) TROCA DE TARIFA
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02) AFERIÇÃO DO IPEM
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03) VISTORIA DA SMTR

O primeiro, começa dia 09 de março e vai até o dia 27 de abril, o segundo, do dia 10 de março até 08 de outubro e o terceiro, inicia 09 de março e termina em 23 de dezembro de 2015.
É preciso ter um pouco de paciência e entender que nem sempre as coisas saem como deveriam ser.
Estive na manhã desta quinta feira dia 05 de março, conversando com um coordenador da SMTR em sua sede na Rua Dona Mariana em Botafogo.
Falamos sobre a qualificação futura dos taxistas, impressoras, demora na conclusão de processos de diárias nunca mais, benefícios, fiscalização, cobrança abusiva de taxistas, falta de postura profissional e concorrência desleal do Uber.
Meu posicionamento hoje, é como representante oficial da AAMOTAB, associação de assistência ao motorista de táxis do Brasil, defendendo os interesses dos nossos associados, pessoas que nos procuram para resolver seus problemas, e formar uma entidade capaz de ser a porta voz de nossas necessidades.
Os assuntos dos nossos associados e nossas atitudes refletem na vida de milhares de pessoas, que sem qualquer amparo, ficam a reclamar nas esquinas, postos de combustíveis e redes sociais.
Quando busco esclarecer dúvidas de colegas, faço com o intuito de acalmar o coração de muitos que as vezes estão em desespero, e tenho consciência social de que estou fazendo a coisa certa.
Não posso deixar de fazer um apelo para que os nossos leitores, se conscientizem também, e compareça a nossa sede para ajudar de alguma forma, pois precisamos ter um bom número de associados para viabilizar economicamente e ter a representação em maior número. Somos aproximadamente 500 associados, infelizmente muitos somem, e não valorizam a importância de ter alguém que faça por ele.
Fico triste quando ouço ou leio um taxista dizer que vai jogar tudo pro alto, que vai entregar sua autonomia porque está no desespero. Eu digo a essas pessoas, não desista! Me procure na AAMOTAB. Já cosegui "salvar" muita gente do sufoco, e quando alcanço esse objetivo de vida, viro um herói para elas, mas se por alguma razão não temos êxito ( são poucos os casos) me torno um vilão. O pior disso tudo é sentir que muitos que poderiam estar nos apoiando, não se dão conta da importância de estar conosco. A nossa mensalidade é de apenas R$ 20,00, é pouco, mas a soma de todos os recursos, poderiam nos colocar com uma baita representatividade.
Hoje sou eu o presidente, mas daqui a alguns meses, pode ser qualquer um que se disponha. Não temos salários, mas precisamos ao menos ter condições de trabalhar, de acender a luz, de ter água na bica e pagar o aluguel da sede, assim como seus funcionários e prestadores. As vezes acho que nunca teremos um organismo forte, capaz de buscar a dignidade e respeito que tanto merecemos.
Impressora e vistoria dos carros abaixo de 2008
Quanto a troca de tarifa e vistoria do IPEM, acredito que conseguiremos convencer o presidente do IPEM a rever a portaria. No meio do táxis, a maioria está tão acostumado a perder, que não consegue enxergar uma possibilidade de mudança. Sim, é possível pedirmos ao orgão que reconsidere e autorize que táxis do ano 2008 ou abaixo sejam vistoriados no IPEM, dando-lhes oportunidade de trabalhar e terminar a compra do carro novo até o prazo estabelecido pela SMTR. Conversei com uma fonte de lá, e o mesmo concordou com a coerência do pleito e torce para que haja êxito nessa empreitada. Eu torço para que vocês me ajudem a conseguir mais essa vitória para nós.
Quanto a impressora, a SMTR defende seu uso como forma de controle e maior transparência na prestação do serviço. Que dá a oportunidade do passageiro ter controle de suas viagens e registro do mesmo. Facilita a identificação, tendo em vista que o ticket é impresso com informações da VTR.
Dificilmente conseguiremos reverter essa obrigatoriedade que já está prevista em decreto.
Quanto a questão de preço, o procon poderá intervir caso os preços sofram alterações devido a obrigatoriedade da mesma por parte do poder público.
Exemplos como esse, é o do extintor de incêndio e o preço do galão de água potável na região serrana, na época da tragédia.
O código de defesa do consumidor nos defende de possíveis abusos que sejam praticados por revendedores.
Por isso, o taxista deve ficar tranquilo com relação aos preços, e fazer ampla pesquisa sobre as opções no mercado.
Mais uma batalha, conseguir com que colegas com carros abaixo de 2008, consigam trabalhar por mais alguns meses.
É fato que muitos deixam tudo para a última hora por descaso, mas devemos lembrar daqueles que por dificuldade precisam de um prazo maior.
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aí o taxista gasta dinheiro agora em uma impressora básica... e ano que vem nos obriga a colocar aquela top, acoplada no taxímetro e com gps, sei lá... isso tem coerência André, ou querem desencalhar essas impressoras????
ResponderExcluirCaro anônimo, não existe impressora básica e avançada, impressora é impressora.
ExcluirA questão da impressora acoplada ao taxímetro é outra história, é uma das opções que se tem.
O GPS, não necessariamente terá de ser acoplado ao taxímetro, pode ser um equipamento a parte.
UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUI!!!!!!!
ResponderExcluirÉ F......
Tao sempre roubando essa merda de governo!!
ResponderExcluirPt votem neles ipem ano que vem vai ser 300 pratas kkkkk
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