Agora quando falamos em Uber, muitos taxistas já sabem do que se trata. A cerca de um ano, quando apenas eu e o amigo Daniel Tavares ( uma referência internacional no tema) falávamos sobre, parecia algo que nunca chegaria até nós.
Derepente, vimos a invasão desses carros pretos, o Uber Black, a porta de entrada de um serviço irregular, com o modismo dos app de carona remunerada.
Presente em pelo menos 70 países e mais de 250 cidades, com aporte financeiro, nada mais nada menos do que do Google, o gigante dos motores de busca, a coisa transpareceu ficar séria.
Quando tratarmos desse assunto, devemos atingir também, os Car services da Zona Oeste e norte do Rio de Janeiro, os "piolhos" de Belo Horizonte, clandestinos de Salvador e tantos outros "apelidos" que o transporte irregular individual de passageiros, recebe em todo o Brasil.
A revolta e base de argumentação, é de que nossa profissão foi regulamentada através da Lei Federal 12.468/11, e que em seu artigo 2º diz:
Muitos acreditam que isso basta para prender o motorista ilegal por EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO.
Em uma pesquisa leiga (pois não sou doutor das leis), constatei que é crime, apenas o exercício ilegal de algumas profissões:
Um deputado federal, agora quer incluir a profissão de médico veterinário também nesse artigo.
Se quiséssemos prender motoristas irregulares, teríamos de CRIMINALIZAR primeiro através de Lei Federal, como no projeto de Lei 7323/2014.
No âmbito do código brasileiro de trânsito, existem alguns artigos que dão um norte ao tema:
Derepente, vimos a invasão desses carros pretos, o Uber Black, a porta de entrada de um serviço irregular, com o modismo dos app de carona remunerada.
Presente em pelo menos 70 países e mais de 250 cidades, com aporte financeiro, nada mais nada menos do que do Google, o gigante dos motores de busca, a coisa transpareceu ficar séria.
Quando tratarmos desse assunto, devemos atingir também, os Car services da Zona Oeste e norte do Rio de Janeiro, os "piolhos" de Belo Horizonte, clandestinos de Salvador e tantos outros "apelidos" que o transporte irregular individual de passageiros, recebe em todo o Brasil.
A revolta e base de argumentação, é de que nossa profissão foi regulamentada através da Lei Federal 12.468/11, e que em seu artigo 2º diz:
Art. 2o É
atividade privativa dos profissionais taxistas a utilização de veículo
automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual
remunerado de passageiros, cuja capacidade será de, no máximo, 7 (sete)
passageiros.
Em uma pesquisa leiga (pois não sou doutor das leis), constatei que é crime, apenas o exercício ilegal de algumas profissões:
CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940
Art. 282 - Exercer, ainda que a título gratuito, a profissão de médico, dentista ou farmacêutico, sem autorização legal ou excedendo-lhe os limites:
Pena - detenção, de seis meses a dois anos.
Parágrafo único - Se o crime é praticado com o fim de lucro, aplica-se também multa.
Um deputado federal, agora quer incluir a profissão de médico veterinário também nesse artigo.
Se quiséssemos prender motoristas irregulares, teríamos de CRIMINALIZAR primeiro através de Lei Federal, como no projeto de Lei 7323/2014.
No âmbito do código brasileiro de trânsito, existem alguns artigos que dão um norte ao tema:
CTB – Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997.
Art. 107. Os veículos de aluguel, destinados ao transporte individual ou coletivo de passageiros, deverão satisfazer, além das exigências previstas neste Código, às condições técnicas e aos requisitos de segurança, higiene e conforto estabelecidos pelo poder competente para autorizar, permitir ou conceder a exploração dessa atividade.
Art. 135. Os veículos de aluguel, destinados ao transporte individual ou coletivo de passageiros de linhas regulares ou empregados em qualquer serviço remunerado, para registro, licenciamento e respectivo emplacamento de característica comercial, deverão estar devidamente autorizados pelo poder público concedente.
Art. 231. Transitar com o veículo:
...
VIII - efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim, salvo casos de força maior ou com permissão da autoridade competente:
Em nosso caso, cabe a autoridade policial, autuar com base na lei das contravenções penais, crimes de menor potencial ofensivo, que é punido apenas com prisão simples ou multa.
PARA VOCÊ, O QUE É SER PROFISSIONAL?
Além da atividade fim, o taxista ao ser regulamentado, precisa aprender sobre outras coisas, como cumprir com seus deveres, se adequar as regras estabelecidas pelo poder concedente e se organizar através de entidades e representantes, para que se faça valer seus direitos.
Se não fosse necessário ter uma organização a frente dos trabalhos, o bairro da Gávea ou São Conrado, não teria associação de moradores. Estes dois são bairros nobres e da elite carioca.
Gostaria muito de estar a frente do sindicato, ou ao menos, participar ativamente da diretoria, para que resgatasse essa tão importante instituição. Infelizmente, isso não é possível pela situação atual, em que não temos acesso nem ao estatuto do mesmo, não sabemos quando ocorre as assembléias e não vemos ele agir. Nada contra ou pessoal ao presidente do mesmo, o Luiz Antonio, acho que é um sujeito sensato e calmo demais para ocupar o "front" desta batalha.
Assumi a presidencia da AAMOTAB, Associação de Assistência ao Motorista de Táxis do Brasil, para que pudesse ter personalidade jurídica, e convencer os colegas que posso representá-los através da mesma.
A maioria pensa pequeno, acha que fundamos entidades com fins lucrativos e financeiros, mas aí você pergunta como é que faz para viajar até Brasília defender seu interesse, o sujeito acha que você tem de ir a pé, mas até para ir a pé você tem de levar uns dois pares de tênis na mochila, senão não consegue passar de Minas Gerais.
Além de precisar de recursos financeiros, é preciso ter um bom número de associados para ter legitimidade, ter "peso".
Me sinto preparado para tal tarefa, e quero pedir a todos que dizem estar preocupados com toda essa situação, a comparecer a nossa sede na Rua Nicarágua, 354 - Penha. (21)4062-7249/7863-5878
Comecei esse "sonho" com outras pessoas que me abandonaram, deixando para trás dívidas trabalhistas, contratos de prestação de serviço, custos de operação como contador e outras despesas(água,luz,internet,material de escritório e folha de pagamento).
Graças a Deus e a ajuda de verdadeiros companheiros, estamos conseguindo honrar os compromissos e nos manter auto-suficientes com uma mensalidade de apenas R$ 20,00.
Será que você é tão mesquinho que não pode dar uma oportunidade de tentarmos ser organizados com uma contribuição mensal?
Além de Uber, nós lutamos pela manutenção dos direitos dos permissionários, viúvas, liberação de autonomias e outros que deveriam ser tratados pelo representante legal da classe.
Sei que os maiores interessados em proteger os direitos da transferências, estão muito ocupados para pensar nisso agora.
O UBER FAZ, O QUE A PREFEITURA FICA DE "SACANAGEM" PARA FAZER
Desculpe o termo chulo, mas não tem outro meio de falar no assunto. Demora a liberar autonomias para os auxiliares, não dá condições as cooperativas como a isenção de ISS, proíbe e ainda cassa os pontos de táxis, restringe o acesso a corredores expressos, como a Seletiva que vai acabar.
Já conheço auxiliares que migraram para o "transporte executivo", encontrei um taxista na porta de uma agência do Banco do Brasil que se desfez dos táxis da família (ele, seu pai e um irmão) e comprou três sedãs de luxo e partiu para o lado de lá.
Hoje o percentual é pequeno, mas quando atingir um nível de 40% do lado de lá, a coisa vai ficar crítica.
Aí será quando vamos realmente agir?
LIMINAR ESTÁ SUSPENSA, AINDA HÁ RISCOS DELA VOLTAR
É impressionante como as pessoas vivem apenas o agora, e não enxergam o que está por vir.
Perdemos em primeira instância,e uma liminar bloqueava as transferências, hereditariedade e inclusão de novos auxiliares.
O reexame necessário, ou duplo grau obrigatório, como o nome diz, é obrigatório assim que o processo tramitar.
Estive recentemente em BH/MG, e por lá, o mesmo tipo de ação, acabou definitivamente com as transferências, e quando isso acontecer, as pessoas não vão adquirir um táxi, vão comprar um sedã de luxo e ingressar no Uber.
Temos condições de reagir a investida desta multinacional, mas precisamos estar organizados.
É muito bacana e gera maior adrenalina fazer manifestações, essa é apenas uma das atitudes que precisam ser tomadas, mas se ficarmos apenas no blá, blá, blá da internet e rodinhas de esquina, seremos engolidos.
Compartilho as informações acima, para que instrua ações e atitudes também de outras frentes. Nesse momento, quero muito estar a frente deste processo, porém o que mais me interessa, é que seja feito, não importando quem é o santo, precisamos do milagre.
Outro detalhe é que essas informações também serão lidas por eles, que me acompanham diariamente.
Vamos a luta, juntos somos muito mais fortes!
andre veja como estes caras são bem cara de pau estava lendo agora no globo on line 18:40 minutos matéria relacionada a vans e taxis na rodoviária novo rio hoje caderno cidade que forao lacradas sabe o que tem no final da matéria, uma propaganda de carros executivos intitulada de alfa e ômega transporte executivo com nome endereço e telefone, e mole prender taxi por causa de falta do maldito mata barata enquanto isso a bandalheira segue tranquila e faturando, estou chegando a conclusão que e melhor ser bandalha do que legalizado.
ResponderExcluirO inimigo é invisível e muita coisa mudou em 1 ano...
ResponderExcluirTemos amigos caminhando para a ilegalidade e o fantasma da segunda instância...
Mas uma coisa ainda continua, a falta de organização da classe e nossa visão imediatista...
estamos sendo engolidos vivos pela nossa falta de comprometimento com a nossa profissão...
São poucos que brigam por muitos
Continuarei lutando pela minha profissão e por uma união da categoria.
abraço
André, estou quase indo trabalhar numa empresa que presta serviços para rede globo no projac. Fui em algumas lojas na padre nóbrega, me cobraram 235.000,00 num táxi.
ResponderExcluirPrefiro comprar um Corolla e ficar com o troco no banco, se der certo compro outro e coloco auxiliar.
70 mil num aluguel de autonomia, é exploração, e aí, não vai fazer nada??
Você é um auxiliar recalcado. Vai trabalhar pra pagar sua diária e para de MENTIR PORRA.
ExcluirA praça está perdendo ótimos motoristas para o Uber... É uma pena...
ResponderExcluire estão pagando diária para ser criminosos.
ExcluirBrasil nao existem criminosos aqui tudo pode seus otarios kkkkk
ResponderExcluirCriminosos são vcs que cobram 30 mil de luvas,235mil num taxi, sou taxista mais se a dono do meu táxi pedir luvar vou trabalhar no uber. Carro que fica no meu nome; quando saio do restaurante não corro o risco de alguém perguntar se estou livre na uber não perderei a minha privacidade sem falar que o meu carro depois de 4 anos não vai valer 10 mil . Diárias há 200 reais tá de brincadeira!. Tem que ter opção antes eu era contra mais do jeito que está vai ser igual na Inglaterra, o blacks pegam na rua e os car service no app. Abre o olho o guloso.
ResponderExcluirMENOS UMA MERDA NO TÁXI!!!
ExcluirE AINDA É BURRO, POIS O CARRO NÃO DESVALORIZA TANTO, MAS TAMBÉM NÃO TEM ISENÇÃO!!!
NÃO DEVE TER CRÉDITO NEM PARA COMPRAR UM "COÇADOR DE CÚ", QUANTO MAIS UM CARRO!!!
JÁ VAI TARDE, IDIOTA!!!
Vai Com a santa maria que te proteja auxiliar nasceu pra se fuder bando de ignorantes bandidos e mentirosos
Excluirburrinho sem rabo!!!
ResponderExcluirNão vai ter mais auxiliar ns praça seus filhas da puta.... vão passar fome kkkkkk
ResponderExcluirÉ VERDADE, VAI TER MUITO AUXILIAR PEDINDO PARA VOLTAR A SER ESCRAVO!!!
ExcluirHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
Por isso q no meu carro não roda auxiliar... Todo permissionário deveria fazer o mesmo mas a maioria nunca sentou a bunda no taxi pra trabalhar... Querem ganhar dinheiro mole e ficar reclamando...
ResponderExcluirLeme palace, conheço dois com auxiliar, 300,00 piulas dia... seus manés!!!!!
ResponderExcluirPor isso votei em você, tenho certeza que se estivesse com a carteira lá de Brasília, não pouparia esforços para acabar com a farra desse urber e piratas.
ResponderExcluirCuidado para não se espor muito, você tem familia, e se morrer por causa disso, a maioria dos colegas nem vai ao teu enterro. Se cuida
Estou querendo um táxi para alugar como diária.
ResponderExcluirSe alguém puder indicar uma empresa ou alguém que queira alugar desde já agradeço!
Boa tarde a todos!
Moro na tijuca,esqueci de mencionar!
ResponderExcluirBoa tarde futuros amigos de profissão!
E e nada muda!!! Diárias na estrotsfera no final de ano e carnaval!!! E depois e um monte integrando carro... E caros nada mudou só piorou!!!!a especulação continua !!!
ResponderExcluirConversando com um PS ele me confidenciou que hoje tem algo em torno de 350 operando com urb.a empresa que ele trabalha tem eles como transporte de alguns funcionários.
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