A falta de táxis em São Carlos (São Paulo) tem gerado longas esperas por um carro, o que afeta também os taxistas. A frota da cidade não seria suficiente para atender a todos os passageiros. De acordo com uma lei municipal, a cidade deveria ter um carro para cada 1,9 mil habitantes, ou seja, 125 veículos. No entanto, apenas 104 circulam na cidade. A Secretaria de Transportes e Trânsito informou que a lei não previu um mecanismo de entrada de novos taxistas, o que tornou necessária a criação de critérios objetivos e democrático para que isso ocorra.
Na cooperativa em que Celine Salvador de Lourenço Filho trabalha, a média é de 12 mil corridas por mês, além das que ficam sem atendimento. “O tempo de espera é o que faz com que o passageiro desista. Em um dia de grande movimento a espera pode chegar a 45 minutos ou 1 hora. Conversamos há mais de seis meses com o diretor de trânsito e ele fala que está vendo o que fazer”, relatou.
Alguns motoristas tiveram que deixar passageiros na mão. “Às vezes você vê pessoas em um ponto esperando 40 minutos por um ônibus. Então eles recorrem para o táxi, mas chegam ao ponto e não há nenhum”, disse o taxista Antônio Mário dos Santos.
Milton Francisco Neto é de uma família de taxistas. Para ele, faltam carros principalmente nos horários de pico. “Popularizou muito, conseqüentemente o serviço aumentou e a quantidade de táxis ficou pequena”, afirmou.
A população também reclama do problema. “Já cheguei atrasada e já fiquei no supermercado com compras, crianças e coisas derretendo. Esperei o táxi que demorou mais de 40 minutos para chegar”, queixou-se a advogada Luciana Helena Baptista.
Secretaria de Transportes
Em nota, a Secretaria de Transportes e Trânsito admitiu que a cidade opera com 20 táxis abaixo do número previsto em lei. Além disso, o órgão informou que está trabalhando para que a lei possa ser modernizada e novos táxis passem a atender a população de forma correta.
Fonte: G1 – São Carlos e Araraquara
Nenhum comentário:
Postar um comentário