Para acompanhar a demanda do público mais ligado à internet, a saída
encontrada pelos empreendedores é aprimorar nas ofertas de serviços modernos,
como wi-fi, telas de vídeos e músicas. Os táxis não poderiam ficar de fora.
Regularizados, com cerca de 8 mil motoristas em atividade.
Essa tendência tecnológica, de acordo com presidente do Sinditaxi (Sindicato
dos Taxistas do Ceará) Vicente de Paula Oliveira, é o futuro dos taxistas.
“Hoje, as pessoas sabem que é preciso se qualificar mais e para o mercado de
trabalho, se o táxi não acompanhar o rendimento da internet e tiver seu carro
bem equipado, vai perder clientes.”
Quem apostou nessa modernização foi Fernando Almeida de 55 anos. Taxista
há seis anos, decidiu empenhar atividades tecnológicas ano passado. “As pessoas
agora falam que meu carro está igual ao avião da TAM, cheio de telas”, brinca.
Ele anuncia o seu serviço com um adesivo escrito “Wi-fi grátis” colado
na porta traseira do carro. Outra forma de divulgação provém dos cartões de
visita dados aos seus passageiros. “Eu gosto de poder oferecer uma coisa melhor
para o cliente, algo que ajude a resolver os problemas deles”, justifica.
Ao observar o comportamento do seu público, ele decidiu deixar as
pessoas mais conectadas e entretidas oferecendo notebook, tablet e monitores de
vídeos dispostos em cada cadeira do veículo. São seis mega de internet disponíveis
no carro.
Fidelização
Animações infantis como Bob Esponja e Homem Aranha
fazem sucesso no seu táxi. “Quando o cliente entra, pede logo a senha e vai
navegando. Os adolescentes agarram logo os tablets. Tem uma passageira que sempre
me chama porque diz que o filho dela só quer andar comigo por causa dos
desenhos.”
No negócio de Almeida, o bom deste ano foi a Copa do Mundo, inclusive
muitas pessoas chegaram a perguntar se ele havia empreendido no ramo por conta
disto. Ele afirma que a modernização do seu carro foi fator primordial para o
crescimento de sua clientela.
Para escapar dos perigos de assalto, Almeida conta que evita sair de
madrugada e busca fidelizar um público para não correr riscos de atender quem
não conheça. “Tenho cuidado com os meus clientes e sempre presto atenção nas
ruas.”
Quem anda muito de táxi e já se deparou com o serviço de wi-fi no veículo
foi o estudante Gustavo Nery de 19. Ele diz que achou inusitado. “Fiquei bem
surpreso, mas essa experiência foi interessante para perceber como profissões
simples e clássicas, vêm adequando-se às tecnologias”
Almeida investiu R$ 3 mil na modernização dos serviços do seu táxi. Para
instalar a internet no veículo foram gastos R$ 350,00 e o custo de manutenção
da internet sai por R$ 90,00 mensais. Com apenas um mês para retorno do
dinheiro investido, o seu ganho diário gira em torno de R$ 350,00. O próximo
passo é instalar uma impressora no táxi.
NÚMEROS
Em torno de 2,5 % dos
taxistas oferecem wi-fi em seus veículos e 3 mil foi o investimento que o taxista Almeida fez
para instalar wi-fi e telas multimídias no seu carro.
Fonte: O Povo online
Nenhum comentário:
Postar um comentário