segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Fortaleza: Vou de táxi e conectado

Para acompanhar a demanda do público mais ligado à internet, a saída encontrada pelos empreendedores é aprimorar nas ofertas de serviços modernos, como wi-fi, telas de vídeos e músicas. Os táxis não poderiam ficar de fora. Regularizados, com cerca de 8 mil motoristas em atividade.


Essa tendência tecnológica, de acordo com presidente do Sinditaxi (Sindicato dos Taxistas do Ceará) Vicente de Paula Oliveira, é o futuro dos taxistas. “Hoje, as pessoas sabem que é preciso se qualificar mais e para o mercado de trabalho, se o táxi não acompanhar o rendimento da internet e tiver seu carro bem equipado, vai perder clientes.”

Quem apostou nessa modernização foi Fernando Almeida de 55 anos. Taxista há seis anos, decidiu empenhar atividades tecnológicas ano passado. “As pessoas agora falam que meu carro está igual ao avião da TAM, cheio de telas”, brinca.

Ele anuncia o seu serviço com um adesivo escrito “Wi-fi grátis” colado na porta traseira do carro. Outra forma de divulgação provém dos cartões de visita dados aos seus passageiros. “Eu gosto de poder oferecer uma coisa melhor para o cliente, algo que ajude a resolver os problemas deles”, justifica.
Ao observar o comportamento do seu público, ele decidiu deixar as pessoas mais conectadas e entretidas oferecendo notebook, tablet e monitores de vídeos dispostos em cada cadeira do veículo. São seis mega de internet disponíveis no carro.

Fidelização

Animações infantis como Bob Esponja e Homem Aranha fazem sucesso no seu táxi. “Quando o cliente entra, pede logo a senha e vai navegando. Os adolescentes agarram logo os tablets. Tem uma passageira que sempre me chama porque diz que o filho dela só quer andar comigo por causa dos desenhos.”

No negócio de Almeida, o bom deste ano foi a Copa do Mundo, inclusive muitas pessoas chegaram a perguntar se ele havia empreendido no ramo por conta disto. Ele afirma que a modernização do seu carro foi fator primordial para o crescimento de sua clientela.


Para escapar dos perigos de assalto, Almeida conta que evita sair de madrugada e busca fidelizar um público para não correr riscos de atender quem não conheça. “Tenho cuidado com os meus clientes e sempre presto atenção nas ruas.”
Quem anda muito de táxi e já se deparou com o serviço de wi-fi no veículo foi o estudante Gustavo Nery de 19. Ele diz que achou inusitado. “Fiquei bem surpreso, mas essa experiência foi interessante para perceber como profissões simples e clássicas, vêm adequando-se às tecnologias”
Almeida investiu R$ 3 mil na modernização dos serviços do seu táxi. Para instalar a internet no veículo foram gastos R$ 350,00 e o custo de manutenção da internet sai por R$ 90,00 mensais. Com apenas um mês para retorno do dinheiro investido, o seu ganho diário gira em torno de R$ 350,00. O próximo passo é instalar uma impressora no táxi.

NÚMEROS
Em torno de 2,5 % dos taxistas oferecem wi-fi em seus veículos e 3 mil foi o investimento que o taxista Almeida fez para instalar wi-fi e telas multimídias no seu carro.
Fonte: O Povo online


Nenhum comentário:

Postar um comentário