Por volta das 15 Hs. foi sepultado o taxista Wallace....., VTR 0262 da cooperativa RioCoopSind, morto num assalto na madruga de sexta para sábado na Via Light, em Mesquita, baixada Fluminense.
Na porta do cemitério de Inhaúma,cerca de 60 táxis enfileiraram e seguiram pela Linha Amarela, Av. Brasil, Presidente Vargas, elevado 31 de Março, Túnel Santa Barbara até a porta do Palácio Guanabara, na Rua Pinheiro Machado.
No meio do trajeto, muitos colegas acionados por telefone, WhatsApp, facebook ou simplesmente emparelhavam do lado e aderiam ao ato público.
A finalidade do grupo é cobrar a apuração dos responsáveis pela morte do colega e solicitar mais segurança para nossa categoria.
Os veículos ocuparam a faixa da direita no sentido Botafogo e a da esquerda no sentido Túnel, na Pinheiro machado.
Fomos recebido por um sargento do grupamento de policiamento do palácio, muito atencioso, tratou de buscar um superior para sanar nossa situação, falar com o pessoal de Governo.
Por dois momentos, os taxistas fecharam por alguns minutos a Pinheiro Machado, com gritos Justiça e segurança.
No segundo momento, o grupo deu as mãos e rezou um "Pai-nosso", em memória do colega falecido.
Por volta das 17 Hs, chegou ao local o Major Sena, que segundo ele, o governo Pezão já sabia que estávamos lá e era solidário ao fato da morte de um taxista e havia dado ordens para que o comandante geral da Polícia Militar recebesse uma comissão de motoristas.
Então fizemos uma espécie de assembléia no local e decidimos entrar no palácio com apenas 05 pessoas e conversar com o Comandante via telefone e marcar uma agenda para esta segunda feira dia 10/11 no Quartel general no Centro do RJ.
"SEC. BELTRAME, NÃO EXISTE CRIME PREFEITO, QUEREMOS SOLUÇÃO"
Frase de um dos cartazes
Todos no local pediram que fizéssemos o apelo para sermos abordados pela PM ao passar em Blitz, principalmente a noite com passageiros para que possa ser verificado a segurança dos motoristas.
Não vamos publicar fotos de rosto de familiares a fim de não expormos publicamente.
O sentimento dos taxistas é de que o que ocorreu, poderia ter acontecido com qualquer um de nós.
Você pode ajudar comentando o quê pode ser falado na reunião que irá acontecer na tarde desta segunda feira dia 10.
Alem do fator segurança podíamos aproveitar a oportunidade e perguntar sobre a lei 3375/00, pois o Detran é um órgão estadual que não acata a lei 3375/00 alegando a falta de validade da mesma. É muito difícil para nos profissionais trabalharmos com tamanha insegurança, seja pela violencia a qual estamos sujeitos como também pela covardia dos órgãos públicos que não tem a menor sensibilidade com nosso trabalho.
ResponderExcluirDigo isso pois encontrei um colega no Detran da presidente Vargas que tinha tido a CNH suspensa em ultima instância pelo Detran, o mesmo estava literalmente passando mal pois nao sabia como iria conseguir dinheiro pra pagar suas despesas no mês seguinte, me disse ter um filho especial e uma mae doente que dependem do trabalho dele pra sobreviver, e o detalhe mais cruel é que das multas que ocasionaram a suspensão de sua cnh , nenhuma era gravíssima ou grave, todas medias por trafegar a 65km na pista da direita da av das americas em 2010, sendo que hj essa mesma pista a velocidade é 70km. Isso é uma violencia contra o trabalhador, obvio que menor que esse homicídio causado por bandidos, mas também é uma violencia praticada por órgão públicos contra nossa classe.
Essa Empresa chamada GLOBO ( RJTV, FAVOR FACHEL ) disse que foram so trinta taxistas. Que safadeza, querendo diminuir a manifestação pacífica de trabalhadores que provavelmente servem até ao mezmo.
ResponderExcluir