domingo, 3 de agosto de 2014

PROPOSTAS PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DE FISCALIZAÇÃO, TRANSFERÊNCIAS, CASSASSÃO DE CNH, LIBERAÇÃO DE MAIS AUTONOMIAS e REGULAMENTAÇÃO DAS DIÁRIAS

VAMOS A LUTA POR NOSSOS DIREITOS!

Alguns colegas pediram que falasse um pouco mais sobre minhas propostas:

A primeira e fundamental é:

1) TRABALHAR PELOS TAXISTAS E O MEU ESTADO (bairros do município do RJ e outras cidades) INDEPENDENTE DE RESULTADO DE ELEIÇÃO.

Esse compromisso é o meu primeiro de campanha, pois já trabalho, na medida do possível e às vezes até do impossível para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e dos meus colegas de trabalho.

Politica é a arte de fazer, e essa eu tenho aprendido às duras penas quando eu vou para o "front de batalha" em busca de um direito para todos nós.

Politico que nunca fez e quer se eleger, cai fora! O povo não é bobo. Se elegeu, não fez, também tem de cair fora!

PROPOSTAS SOBRE PROBLEMAS RECENTES DE TAXISTAS:

FISCALIZAÇÃO:

  Quem nos representa? Devido esta ausência de resposta, o taxista tem a sensação de estar desprotegido e à mercê da boa vontade dos fiscais. É preciso que se tome algumas atitudes em relação a esse tema, para evitar ondas de boatos como a de que estavam lacrando carros devido a falta de carteirinha de vacinação, pois senão, daqui a pouco vão dizer que foram lacrados porque não tinha o certificado de batismos e aí todos vão correr para as paróquias por exemplo.

Através de uma associação, devemos pedir que a SMTR faça um texto básico de como é abordagem do fiscal, e quem pode pedir os documentos. É comum o taxista reclamar da atuação de PM's e Guardas Municipais em Blitz da SMTR. Quem pode pedir os documentos, autuar e lacrar os veículos?

Um PM pode lacrar ou querer rebocar um táxi por estar com selo de vistoria atrasado? Acredito que não, mas alguns policiais acham que sim, quem pode responder estas perguntas?

Preciso das suas perguntas, sobre situações reais que acontecem nas ruas, você pode ajudar?

TRANSFERÊNCIAS

Porquê, mesmo depois da derrubada da liminar e de poder liberar os protocolos a receber novos pedidos de transferências, nenhuma delas ainda foram resolvidas?

Parece brincadeira e ninguém explica, a desculpa da alta demanda não cola mais, pois se fosse esse o problema, ao menos uma (01) sairia TODOS OS DIAS.

Qual será a politicagem que está sendo feita? Será que estão aguardando os novos taxistas deixarem de ser omissos e se juntar para ir na porta da Prefeitura e aí então resolver?

Vou pedir na associação a qual faço parte para que oficie o prefeito Eduardo Paes sobre o que está acontecendo com centenas de famílias, e que apesar de seu esforço e do Pezão em resolver a situação dos taxistas em março deste ano, indo ao tribunal de justiça interceder com as procuradorias geral do Município e Estado, NADA ESTÁ RESOLVIDO devido ao aumento da burocratização da tramitação de um simples processo de transferência.

CASSASSÃO DE CNH

Não é possível vermos a quantidade de absurdos que o Detran/RJ está cometendo contra taxistas.

Mesmo havendo uma lei estadual que garante ao taxista que "exerce atividade remunerada" uma tolerância de 30 pontos, o Detran envia cartas avisando que vai impedir o chefe-de-família de exercer sua função, suspendendo sua CNH - Carteira nacional de habilitação por 30 dias e obrigar a fazer um curso que custa cerca de R$ 700,00 numa auto-escola.

Você entra com recursos em 1ª e 2ª instâncias, mas só não perde o direito de dirigir se entrar com mandato de segurança, isso é um absurdo!

Estão fazendo com taxistas e motoristas de ônibus.

E tem mais, se existe o praz de cinco anos de caducidade, como podem estar cobrando a punição depois de 5 anos e meio?

Quem nos defende?

LIBERAÇÃO DE MAIS AUTONOMIAS

É claro que não estamos plenamente satisfeitos com a liberação de apenas 148 autonomias, é preciso que haja empenho na administração pública em fazer valer a Lei que cassa as autonomias irregulares, que não fazem vistorias a mais de dois anos.

Neste caso, as autonomias de viúvas, mesmo que não faça vistoria, mas estejam em processos de benefícios, não podem ser cassadas.

O número estimado de autonomias irregulares passa dos 6 mil, e que cerca de 500 são as de viúvas. então teríamos mais de 5.000 autonomias para "brigar".

O próximo passo, é pedir que se publique também, uma lista anual com a classificação dos auxiliares em atividade e a lista das autonomias em "zona de risco" que estão "penduradas", dando prazo para a regularização das mesmas, sob pena de cassassão e consequente liberação aos auxiliares.

Temos de concordar que o número é alto, e soltar tudo de uma vez é impossível por vários aspectos:

Capacidade em se processar a cassassão e depois a liberação do contemplado.

Colocar muitos táxis de uma só vez, gera prejuízos, tanto para quem entra, quanto para quem está. Temos de fazer as coisas com equilibrio.

Liberação de autonomias cassadas, é um sistema continuo, uma idéia que valoriza o bom profissional e agrega valor a sua carreira. Eu luto pelo reconhecimento da nossa profissão e não há passe de mágica.

Em 2.000, o ex-vereador Pedro Porfírio, criou um sistema que seria infalível. Se o mesmo tivesse sido aplicado na íntegra, hoje não teríamos tantos problemas. Eu por exemplo, talvez nem seria taxista!

É preciso pensar nos prós e nos contras, nem sempre nos damos bem de primeira e é preciso ir aos poucos, é isso que tento mostrar para a classe.

Outro ponto forte nesta questão, é que os que lutaram pela aprovação das leis, ainda não foram beneficiados e para isto, é preciso ajustes nas Leis, e que por questão de justiça social, estes sejam agraciados.

Se temos uma massa que acredita que tem direito porque lutou, o negócio é ir a luta até a conquista.

Se dissemos que : "EU SÓ VOU PARAR QUANDO GANHAR MINHA AUTONOMIA", só devemos parar quando chegar lá, se não chegou, o trabalho ainda não acabou, concorda?

Nadar e morrer na praia? Assim não dá! Parabéns ao PRIMEIROS 148 contemplados, aos que ainda não foram, pare de choramingar e continue trabalhando, assim é que se faz!

 REGULAMENTAÇÃO DAS DIÁRIAS


Qual o critério que se usa para dizer que uma diária é cara ou barata?

Antes, os "vilões" da história eram as empresas de táxis, agora são particulares sem escrúpulos que estão abusando da lei da oferta e da procura.

Existem mais pessoas querendo ser auxiliares, do que táxis para trabalhar. Impedir a entrada de NOVOS AUXILIARES já foi tentado duas vezes sem sucesso como medida reguladora.

Acontece que ao fazer isso, a praça começa a melhorar para os poucos que estão, em cosequência as diárias aumentam.

Mesmo com tudo "travado" em 2011 e 2013, registramos aumento no valor das diárias cobradas pelos permissionários e empresas de táxis aos auxiliares.

O sistema de diárias, foi criado pelo próprio motorista na década de 1980. Uma maneira de se estipular um valor médio que recompensasse o locador e deixasse o motorista auxiliar ganhar algo para sí.

A "diária" é porque era cobrado de domingo a sábado, 07 dias por semana.

Grupos de diaristas, que antes eram praticamente só os de empresas, se reuniram e proporam que a diária de domingo fosse dividido por seis e depois a diária de sábado fosse dividido por cinco, assim se criou o sistema de segunda a sexta um valor "x" e o sábado e domingo do motorista.

Agora vem uns e cobram o sábado sem a diminuição do valor.

Numa empresa de táxis, o valor médio de uma diária e´de R$ 170,00 de segunda a sexta e a manutenção é toda da empresa.

Nos particulares, o mesmo veiculo pode ser cedido ao auxiliar por R$ 180,00 de segunda a sábado e a manutenção meio-a-meio. Já em outros casos, o permissionário cobra R$ 150,00 de segunda a sexta, com manutenção inclusa.

Reclamar que uma diária é R$ 170,00 é mole, difícil é fazer essa planilha, registrando o quanto se fatura.

Ou o cara é mentiroso e faz R$ 700,00 todo dia, ou é chorão demais e diz que só faz a diária.

Como fazer esta conta? Sobre qual patamar devemos trabalhar?

Temos de viver com essa realidade, idéias como a de acabar com empresas e distribuir aos auxiliares só serve para criar expectativas irreais e gerar possíveis novos exploradores, a prova disso está nas pessoas que ganharam diárias nunca mais e depois venderam ou alugam suas autonomias.

Regulamentar esta profissão, passa por este viés. Ninguém é obrigado a ser taxista, não existe "escravidão", mas existem ABUSOS que tem de ser combatido.

Nem todos terão sua autonomia ao mesmo tempo, então, o que fazer com os que estão trabalhando?

Uma outra maneira de se acabar com figura do auxiliar como muitos prometem, é cassar os registros de todos os auxiliares, obrigando somente o permissionário a dirigir. Dessa maneira, todos os 22 mil auxiliares estariam sem trabalho. Depois, se a viúva ou permissionário não pudesse mais dirigir, devolveria para a Prefeitura e aí depois se faria a redistribuição das mesmas, dando preferência ao motorista auxiliar. Isto é a licitação, é assim que funciona. Uma licitação nunca irá contemplar o auxiliar se ele existir, se ainda estiver trabalhando, já pensou nessa HIPÓTESE?

DISCUTINDO O SISTEMA DE TÁXIS DE FORMA AMPLA E GERAL

Consigo perceber que o taxista não pára pra pensar no táxi como sistema, apenas olha para seu próprio umbigo e qual a vantagem que ele terá.

O blog é uma ferramenta para debates de idéias, para que possamos discutir a melhor maneira de aperfeiçoar o sistema de táxis.

Nesta matéria, ainda não foi abordado os tópicos de qualificação do motorista, criação de Conselhos Regionais e Federal, uniformes, aplicativos, cooperativas, pontos de táxis livres, privados (shopping's) e de terminais (aeroportos, rodoviária) e obrigatoriedade da troca do carro até 26 de dezembro de 2014.

Companheiros, peço que comentem de acordo com os temas abordados, comentários com ataques pessoais não devem ser colocados.

Vamos elaborar um plano de metas, pontos fortes que precisamos melhorar e assim tocar a nossa REORGANIZAÇÃO DA PRAÇA.

Muitas idéias podem ser reaproveitadas para todo o país.



19 comentários:

  1. Praticamente nenhuma, mas já sairam transferências, inclusive foi objeto de debate no blog sobre uma de 2014 que teria saido na frente de outros.

    Não posso afirmar se isso aconteceu, pois em alguns casos, teve de entrar com reconsideração e com isso recebeu novo numero. Talvez tenha sido um processo antigo com numero novo.

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  2. O que o Sr. Descreveu todo mundo sabe que existe o problema é a solução ! Tudo vai se resolver caso o André Seja eleito . Mais uma manobra eleitoreira e nessa eu não caio mais !

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    1. Todos sabem, qualquer um pode resolver, fácil até para uma criança! Mas ninguém fez o que qualquer um poderia ter feito? É isso?

      Qual a sua idéia em relação aos problemas?

      A solução pode vir independente de eleição, basta nos unirmos. O senhor tem algo a acrescentar?

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  3. Tenho um carro para trabalhar,mas estou esperando a transferência para a viúva,que esta travada,e ela já tem toda a documentação em mãos.
    O que ela pode fazer para agilizar a transferência do falecida pra ela?

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  4. Parabéns ANDRÉ

    um dos melhores textos q li...
    Abordando varios temas e possíveis soluções, é muito fácil criticar uma atitude ou vontade...

    Quero ver alguém levantar a bunda da cadeira e tomar uma atitude...

    SE NÃO TIVERMOS UM REPRESENTANTE, Q SABE DOS NOSSOS PROBLEMAS, Q CORRE ATRÁS DOS NOSSOS INTERESSES ESTAREMOS PERDIDOS...

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  5. Você falou André, Temos de concordar que o número é alto, e soltar tudo de uma vez é impossível por vários aspectos:

    “Art. 6º A permissão cassada, SERÁ IMEDIATAMENTE cedida ao profissional que exerça sua atividade como motorista auxiliar de permissionário autônomo ou em empresa locadora de veículo táxi.”
    Disse também, Colocar muitos táxis de uma só vez, gera prejuízos, tanto para quem entra, quanto para quem está. Temos de fazer as coisas com equilíbrio.

    Veja só André estas permissões não são novas já existem só vão mudar de mão não vai alterar nada no rendimento de ninguém.
    Desculpas desse tipo e melhor ficar calado e assumir que estão como sempre sacaneando nos taxistas e também a população com justificativas covardes como as 148 (uma verdadeira mentira) mais afinal de contas eles podem são Vereadores, Prefeitos e políticos em geral.

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    1. Caro Anônimo4 de agosto de 2014 16:08, não se trata de desculpas, apenas de uma impressão baseada num reciocinio lógico.

      No ano de 2000, quando colocaram muitos táxis de uma só vez, e lembro que todos reclamavam.

      Vai sair mais, não tem como correr disso. O processo é lento, mas acontece.

      Falei de bom-senso, só isso, eu consegui convencer que saisse dessa forma, se o senhor tiver uma idéia melhor, eu lhe agradeço, pois se sair mais rápido é melhor!

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    2. Se as 3000 autonomias saíssem ,estes permissionários que ficaram sem auxiliar teriam que rodar e nem todos ou quase nenhum faria isso porque geralmente tem um outro emprego,e acabariam vendendo a permissão pois quase não haveriam auxiliares disponíveis, estou chegando a triste conclusão que não há mais nenhuma permissão para sair,o negócio é comprar um carro e rodar nos aplicativos e cair na real.

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    3. Meu caro Andre,me desculpa a franqueza , mas só na minha família diretamente seriam 100 votos diretos e 1000 indiretos fora os amigos,não é questão de trocar votos por permissão mas se vc está usando as cassadas como plataforma , estão elas por elas " só voto no Andre se eu ganhar a minha !

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    4. Caro Anônimo5 de agosto de 2014 18:43, que pensamento pequeno. Boa sorte para você, não trabalho dessa forma, com compra de votos.

      De uma coisa você pode ter certeza, uma má votação, só vai servir para demonstrar a capacidade da categoria de eleger alguém, a força que possui.

      O senhor acaba de passar um atestado de individualismo.

      Se mudar de idéia, me procure. Pois precisamos muito mais que uma autonomia. Representatividade vai além de te dar uma permissão.

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    5. Caro Anônimo5 de agosto de 2014 18:38, no ano de 2.000, mais de 7.000 "perderam" seu auxiliar, e o que aconteceu??

      Eu também chego a uma triste conclusão, o senhor anonimo não "sabe nada inocente..."

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    6. Espero que vc esteja certo, mas se pelo menos soubéssemos quantas permissões são a espera seria menos dolorosa não é mesmo? Boa sorte pra nós todos e Deus nos abençoe . .

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    7. Caro Anônimo7 de agosto de 2014 10:38, não existe mistério, apenas não existe resposta para sua pergunta.

      Infelizmente não consegui até hoje a resposta porque depende de uma série de fatores até tornar uma autonomia cassada liberada ao auxiliar.

      Esta semana lí no diário oficial que o secretário negou reconsideração de cassassão, agora não sei te dizer se mais essas vão estar disponíveis em alguns dias.

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  6. André, admiro muito a sua luta, mas será que VC não tem como marcar uma audiência, com o Secretário Sansão? Ou o próprio Ozório, as lideranças, Jorge Felipe, o DEP Carlos Alberto, pois nós taxistas continuamos a ser prejudicados pelo péssimo serviço que tem sido nos oferecido pelo SMTR, já que existe a lei amparando as transferências, que mistério é este? por favor nos ajude a decifrar, contamos com você. Walter

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  7. ANDRE 022 BANGU TAXI6 de agosto de 2014 às 07:42

    O que mais deixa indignado é que o processo esta desde 11-06 na subsecretaria de concessões para "considerações superiores" e nada. Fui até a SMTR do Poupa Tempo, onde dei entrada no processo em """"NOVEMBRO de 2013""""""" e eles dizem que é pra acompanhar pelo SICOP e que eles não têm como informar mais sobre o assunto. Na época do Ozório pelo menos haviam respostas, mesmo que evasivas . Até parece que no período em que vigorou a liminar foi dado FÉRIAS COLETIVAS e ninguém pegou numa pasta de processo para deixar no aguardo da queda. E vida que segue...........

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  8. Acabando com os pontos de taxi paea brts

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  9. Duvida sairem as diárias nunca mais. Nao caiam nessa ilusão furada!!!!!!!!!!!!1

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