Na quarta feira alguns colegas foram a rádio Globo e pouco depois, alguns processos começaram a tramitar. O problema é que muitos tramitaram ao contrário, porque ao invés de se encaminhar para a conclusão do mesmo, os processos retornam aos protocolos (AP - Região administrativas).
Essa postura da SMTR é considerada muito DESRESPEITOSA com os cidadãos.
Paciência tem limites, nas ruas o que mais ouço é que não aguentam mais esperar a lentidão e burocracia da secretaria.
Sabemos que a SMTR é uma secretaria sobrecarregada, pois atende todos os modais de transportes da cidade.
Os taxistas devem ir a Prefeitura e pedir providências, não só pedir para acelerar os processos, mas também que melhorem as condições de trabalho por lá. Quem já foi a um posto de atendimento da SMTR sabe bem o que estou dizendo. Falta infra-estrutura, falta funcionário e deve faltar incentivos de produtividade, e aí, quem paga as contas somos nós com um serviço de baixa qualidade.
O Sr. Prefeito é quem pode mudar este quadro. Porquê os serviços ficaram praticamente paralisados durante a Copa do Mundo? Porque funcionários eram destacados para as ruas.
PROBLEMAS QUE AFETAM NOVOS TAXISTAS E AUXILIARES
Não são apenas as pessoas que estão com processos retidos que ficam prejudicados. Além de lojistas, despachantes, viúvas e outros, os auxiliares também ficam prejudicados com a falta de estrutura da secretaria.
Se existem autonomias irregulares e precisam ser cassadas. Para que hajam mais liberações, como isso vai acontecer se falta funcionários, computadores e até o sistema vive caindo?
Lutar pelo reconhecimento da profissão, exigir do poder público um bom atendimento, é obrigação do estado(prefeitura).
Não estamos pedindo favores, queremos apenas ser respeitados ao procurar atendimento nos orgãos competentes.
Será que teremos de implorar a algum politico para que as coisas funcionem?
Chega! Vamos exigir respeito!
COOPERATIVAS, APLICATIVOS, PONTOS DE TÁXIS DO TERMINAIS E OUTROS ASSUNTOS
Cooperativas de táxis. Poucas são as que praticam o cooperativismo ou o associativismo para o bem comum.
Uma das maiores falhas, é que poucas tem capital integralizado, ou seja, você paga R$ 25.000,00 para entrar numa cooperativa. Vinte pessoas fazem este mesmo pagamento, então o caixa deveria ter R$ 500.000,00.
Desse montante, digamos, R$ 200.000,00 na compra de uma sala comercial para a sede, R$ 50.000,00 em equipamentos, e o caixa, R$ 250.000,00, Que vai dar os mesmos R$ 500.000,00.
Isso é um dos aspectos a ser observado antes de entrar numa cooperativa.
O ponto de táxi, é público, exceto nos shoppings, que são privados e nos terminais (aeroporto Galeão, Santos Dumont e Rodoviária), que tem um sistema diferenciado, pois passaram por licitações de balcões de atendimento.
Nesses locais, as administrações exigem através de contrato, altos pagamentos mensais para que as cooperativas operem nestes locais.
Este é o ponto de início de alguns dos conflitos entre taxistas do rolé e os das coopertivas Aerotáxi, Aerocoop (Galeão), Novo Rio Coop (Rodoviária) e Aerosdumont(Santos Dumont).
Em cidades como Brasília, o sindicato assumiu o papel que é exercido pelas cooperativas cariocas, e assim, TODOS os táxis podem "tripular" no BSB (aer. Brasilia).
Em Guarulhos, o sistema é fechado com uma cooperativa, a Guarucoop, e a vaga pode custar mais de R$ 700.000,00.
Em BSB, o taxista associado ao sindicato, paga R$ 1,00 e não associado R$ 2,00 a cada vez que entra no pátio da área de apoio do terminal.
É preciso fazer os taxistas entenderem, que não existe "almoço grátis" quando o assunto é ponto de táxis em terminal.
Quero frisar este assunto, para deixar claro que estes cooperados não são mafiosos, apenas aderiram a um sistema implantado pela Infraero.
No Rio de Janeiro, o problema da máfia está no terminal 2, onde após conseguirmos manter um ponto livre no local, alguns motoristas começaram a "sitiar" e agora tentam "barrar" outros colegas.
Não gostam de cooperativas, mas na primeira oportunidade querem fazer os seu curral.
Como o sindicato não se manifesta, sugeri a AAMOTAB que é uma associação recém criada, que assuma a responsabilidade de organizar pontos de grandes eventos e alguns pontos livres da cidade, prestando serviços gratuito a associados e não associados.
A diferença é que sua mensalidade custa apenas R$ 20,00, a exemplo de sindicatos de outros estados como Ceara (Fortaleza) e Alagoas (Maceió) que tem uma mensalidade baixa e consegue realizar muitos serviços prestados a categoria, mas para isso, é preciso ter a adesão em massa.
APLICATIVOS
Aplicativos são a nova "coqueluche" da praça no momento, mas pode ser a "dor-de-cabeça" do futuro.
Ficar livre das mensalidades das cooperativas é a grande meta de muitos taxistas que enxergam a cooperativa apenas como uma maneira de conseguir trabalho(corridas).
O despacho de corridas, é apenas uma das funções de uma cooperativa e por isso muitos estão migrando para os App's.
Já falamos que não existe "almoço grátis", não dá para acreditar que aplicativos vão trabalhar de graça para os taxistas "ad eterno". Em algum momento, eles terão de cobrar.
É preciso analisar qual o futuro dessa modalidade de despacho de corridas.
Numa cooperativa, além dos impostos como o ISS, é cobrado o INSS do motorista e Imposto de Renda. Nos aplicativos, estes são ignorados e o taxista muitas vezes deixa de recolher a sua previdência.
Essa semana, circulou pela internet que a Abracomtáxi que se reuniu em Guarulhos está pedindo a regulamentação dos mesmos, porém nenhum detalhe foi passado.
Outros problemas
Podemos aproveitar este espaço para falar de outros problemas, participe com sua sugestão e/o reclamação dos temas acima, assim conseguiremos formar uma boa plataforma.
André, nós precisamos de um presidente para o sindicato, que seja atuante senão......
ResponderExcluir(FELIZ DIA DOS PAIS)
Bom tópico André ! Sobre o terminal 2 do Galeão pelo lado de fora está se formando a verdadeira mafia ! Não estão deixando outros taxistas pararem lá se não for do grupinho deles e se vc insistir é agredido ou simplesmente Quando vai sair com o passageiro vai encontrar os pneus Furados,Absurdo total !!! Caso de polícia.
ResponderExcluirE sobre as cooperativas , viraram uma forma de arrecadação e pararam no tempo, por isso os aplicativos estão virando febre na pça , acredito que em breve não haverá mais cooperativas , com exceção dos aeroportos , Shoppings e Rodoviarias e tbm não acredito que venham a cobrar novamente pois os aplicativos estão ganhando em propagandas e nas corridas pagas com cartão de crédito.
ResponderExcluirandre acho que os aplicativos sao um caminho sem volta pois voce tem 3 aplicativos que te dao passageiro o tempo todo em qualquer lugar do rio de janeiro eu nao uso pois so trabalho de dia e do jeito que a praça esta hoje acho que nao e nescessario mais se um dia precisar terei tambem, agora as cooperativas vao se acabar todas talvez em menos de um ano so trouxa vai pagar 500 ou mais por mes para ter chamadas pois os aplicativos sao muito mais eficientes e o melhor de graça ainda la na frente que cobrem 1 real por corrida ainda assim e bem melhor que usar uniforme e ter que se submeter a conselhos de etica uma verdadeira bobeira e os presidentes de cooperativas que ganhavam uma boa grana por mes agora terao que sentar no seu burrinho sem rabo e pilotar para ganhar o seu pao de cada dia nota dez para os aplicativos tirarao os taxistas da escravidao. quanto a smtr so vamos ser respeitados a hora em que todos se unirem em um forte sindicato ai sim teremos muita força mais com este que ai esta continuaremos a ser tratados como um bando de ze mane. um abraço
ResponderExcluirNo Rio de Janeiro, o problema da máfia está no terminal 2, onde após conseguirmos manter um ponto livre no local, alguns motoristas começaram a "sitiar" e agora tentam "barrar" outros colegas.
ResponderExcluirEsse ponto "livre" ainda existe?
Qual o real perigo de fiscalização no galeão?
Bom Domingo a todos!
O ponto já foi dominado por uma minoria! De livre não tem nada ... tenta parar la pra vc ver o que acontece com vc e o seu carro .
ExcluirFortaleza e menor que aqui e foi liberada 490 autonomias
ResponderExcluirCaro Anônimo10 de agosto de 2014 03:59, se não fosse a liminar ter atrasado todo o processo, já teriam saido mais.
ExcluirÉ bom saber aguardar, você conhece todas as fases dessa história.
No Rio de Janeiro, além das cassadas, ainda saem autonomias com base na Lei 3.123/00, ou seja, muito mais auxiliares estão sendo contemplados, mas isso ninguém fala.
Os efeitos da Lei do Pedro Porfírio, até hoje contempla auxiliares.
É preciso fazer as coisas com ordem, para que não se tornem um "tiro-no-pé".
Oi,todos tem um pensamento diferente do galeão,ja trabalhei la no periodo em que foi liberado para todos em 2012 até 2014 .hj estou em uma cooperativa,vou explicar como funciona:terminal 1:desenbarque cooperativas aeroporto, EMBARQUE piratas que la rodam com apolicia sabendo e guardas munipais coniventes pois recebem R$ 10,00 por carro.Terminal 2:Parte de cima carros legalizados misturados c piratas e mais uma vez guardas recebendo,bem agora a parte de baixo é o seguinte la existem 98% de legalizados porem tem briga c a cooperativa do aeroporto,com piratas q nos não deixavamos ficar lá,e com guardas q querem o arrego mesmo sabendo q o ponto é liberado p todos então na va pensando q os que estão la hj estao na moleza pois lutamos muito p o ponto livre continuar p todos mesmo c rumores de secretario ,sub e etc estarem contra a nossa permanencia pois recebian agrados das amarelinhos coop aeroporto p nos multar,a maioria ali ja tomou mais de 2000,de multa nao tem mafia chegou tem vaga parou mas espere a sua vez ,pois tem fila é no taximetro,e sem da gabiru pois nós nos conhecemos e não gostamos de dislealdade.pois aquele q apanhou aquela vez ,a historia é distorcida pois ele deu gabiru,deu tiro e xingou os da coop do aeroporto,tanto q ele era do picnão e nao era registado por isso não ganhou autonomia e os marginais q bateram nele ainda rodam como auxiliares nas coop do aeroporto.
ResponderExcluirEntão um taxi legalizado pode parar lá desde que pague o errego, certo?
ResponderExcluirFiscalização da secretaria nada , ne? rs
A coop norte e uma das cooperativas que so sabem explorar o taxista principalmente auxiliar com mensalidade alta nem direito a morrer a declaracao de renda entre outras o auxiliar tem so o permissionario
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