sábado, 7 de junho de 2014

ENTREGA DE TABELAS, REUNIÃO COM JORGE FELIPPE, CONVERSA COM IVAN DA ABRATAXI e MARINALDO GOMES do TÁXI DO REI e MUITA RALAÇÃO!

Só agora as 22:45 hs consegui sentar na frente do computador e partilhar com vocês mais um dia de muita luta e trabalho.

Logo as 09 horas da manhã, começamos a distribuir as tabelas do Corcovado para os taxistas. Dezenas de colegas procuraram a associação de assistência ao motorista de táxis do Brasil - AAMOTB, na sala 03 da Rua Nicarágua, 380 - sobreloja - Penha. Muitos ainda não sabem, mas a partir de segunda feira a fiscalização pode lhe autuar caso não esteja com posse do material fornecido pela Prefeitura.

Se você ainda não apanhou, basta se dirigir a um dos 10 pontos de distribuição nas AP's (regiões administrativas) ou no "poupa tempo" de Bangu.

Na associação, faremos a entrega durante esta segunda feira, das 09 às 17:30 horas.

Deixei a equipe trabalhando e segui para o bairro de Bangu, onde conversei com os amigos Jorge Felippe Neto e o vereador Jorge Felippe.

Comecei falando sobre a liberação das permissões aos auxiliares, demora nos processos, projeto de lei e a chegada dos aplicativos de CARONA REMUNERADA (pois de solidária não tem nada).

A conversa foi bastante produtiva e aproveitei para avisar sobre nossa mobilização internacional na quarta feira dia 11 de junho as 06 da manhã no aer. Santos Dumont.

**********************************************************************************

Na hora do almoço, conversei por umas duas horas com Ivan Fernandes, presidente da Abrataxi. Sei que muitos podem estranhar essa notícia, mas como costumo dizer: "O princípio deve vir acima das personalidades". Essas coisas não podem ficar só no discurso, o sujeito tem de ser Homem para falar e colocar em prática.

O princípio neste caso e a invasão de aplicativos de carona remunerada, que vai permitir qualquer um que tenha um carro particular, fazer o serviço de táxi sem precisar obter uma permissão da Prefeitura.

Em outras palavras, a autonomia que os auxiliares tanto estão lutando, não vai valer de nada...

A coisa é bastante grave, mas como no Rio de Janeiro estamos vivendo um bom momento na praça, não faltam corridas e os ganhos ainda estão altos, poucos estão dando a devida atenção.

Não é a toa que dia 11 de junho, vários taxistas em diversas cidades e países vão se manifestar. Já temos relatos de que os valores atribuidos a permissão despencaram em muitas cidades.

Imagine você comprar uma autonomia por 100 e daqui a pouco ela valer 30 ? É mais ou menos isso que pode acontecer.

Outro problema, é que com o aumento indiscriminado e sem controle da oferta de serviço a população, a renda de quem vive de transportar pessoas (taxistas) cai drasticamente .

Costumo estar sempre a frente das causas e avisar com antecedência o que está por vir.

Falei com Jorge Felippe e passei o panorama geral da situação, com relação ao Zaznu e o UBER. Não adianta reclamar que o politico não faz, tem de ter alguém para representar e apresentar a demanda da categoria, é isso que por muito tempo nos faltou.

Conversei com Ivan Fernandes e Pastor Marinaldo Gomes para que nesta próxima quarta feira dia 11 de junho façamos uma ATO PÚBLICO juntos, unidos no mesmo propósito, defendendo a posição dos taxistas, que somos todos nós.

Neste dia 11, as 06 horas da manhã, vamos partir pelo Aterro do Flamengo até Copacabana e protestar não contra a Prefeitura com frases do tipo: Não tem fiscalização, pois só em 2013 e primeiro trimestre de 2014, mais de 1.500 táxis foram apreendidos.

Na hora de dar uma autonomia ao motorista auxiliar, dizem que tem táxis demais. Ao mesmo tempo, vemos centenas de pessoas fazendo o nosso serviço, simplesmente comprando um carro particular, assim é mole.

Na conversa com Ivan, chegamos a um consenso que já passou da hora de vermos os auxiliares sendo contemplados.

A presença em massa é fundamental para o sucesso de nossa empreitada.

Sugerimos aos colegas que não usem camisas da Abrataxi, Taxinforme ou qualquer outro grupo, o que vale agora são taxistas unidos.

Vamos usar preferencialmente camisa amarela, branca ou azul.

As 06: 20 horas da manhã, vamos anunciar uma novidade pelo carro de som, uma coisa muito importante em relação as nossas causas.

Pessoas com processos de transferências parados na SMTR também vão participar deste ato. Pode levar parentes, amigos, esposa e filhos. Nosso manifesto é pacífico e ordeiro, padrão FIFA !

***********************************************************************************

A ralação continuou com o pessoal da Rua Venceslau Belo na Penha, estamos preparando para assistirmos o jogo de estréia da Copa com um telão no meio da Rua, vai ser um barato.

Domingo, ainda não vou ter descanço, estarei cum´rindo agenda em Vila valqueire, Campinho e Vargem Pequena, Ufa!

12 comentários:

  1. COM O SAPÃO, EU NÃO TOMO NEM REMÉDIO CONTRA AIDS, QUERO DISTANCIA DESSE PREDADOR DE TAXISTA!!!!

    CUIDADO ANDRÉ COM "CHUMBINHO"!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vá com ele, vá comigo. O importante é termos um maior número de taxistas, isso é o que importa. A causa é de todas, querendo ou não, eles também são taxistas e porque vamos fazer sozinhos o que é obrigação de todos ?

      Peço aos colegas que evitem ataques diretos nesse momento, demos uma trégua nos apelidos.

      Excluir
  2. André, de uma olhada nesse link. O segundo anuncio(o que começa dizendo agrego veículos) é provavelmente a porcaria da corona solidária. Em uma situação dessa o que nós podemos fazer?Podemos denunciar?No anuncio ele está incentivando que pessoas agreguem veículo em uma "coperativa".Como se denuncia isso? É só ir na delegacia ou existe algum telefone especifico.Preciso de orientação

    http://classificadosdorio.globo.com/busca/veiculos/taxis/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fossemos uma classe unida, entraríamos com uma liminar solicitando a notificação ao provedor para retirada do referido anuncio.

      Não precisamos atacar a quem promove, basta atacar os provedores. Funciona. Veja artistas que tiveram sua privacidade invadida e conseguiram na justiça liminar penalizando qualquer provedor que colocasse suas fotos.

      Vamos fazer o mesmo. PRA CIMA DOS PROVEDORES. SEM PROPAGANDA NÃO HÁ CLIENTE

      Excluir
  3. E a prefeitura não faz nada só com agente me parece que eles são coniventes

    ResponderExcluir
  4. No corcovado tem um cara lá cobrando 70reais por pessoa pra fazer tur com carro partícula cadê a smtr se nos fizermos isso somos ladrões ta tudo errado a culpa e nossa somos desunidos

    ResponderExcluir
  5. No corcovado tem um cara lá cobrando 70reais por pessoa pra fazer tur com carro partícula cadê a smtr se nos fizermos isso somos ladrões ta tudo errado a culpa e nossa somos desunidos

    ResponderExcluir
  6. http://www.tribunademinas.com.br/economia/organizada-carona-e-alvo-do-der-1.1345938

    ResponderExcluir
  7. Apps de carona para smartphones vêm virando moda no mundo inteiro. São uma forma prática e ecologicamente correta de conseguir transporte nas cidades. Mas as leis brasileiras podem criar problemas para quem aderir a esses apps.
    O alerta é de Raphael Junqueira, advogado da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Num artigo publicado no site Congresso em Foco, ele afirma que, se a pessoa que dá carona cobrar dos passageiros (mesmo que seja só uma ajuda para pagar o combustível), estará infringindo a lei.
    O problema é que, ao receber dinheiro dos passageiros, o dono do carro estaria prestando um serviço de transporte, diz Junqueira. E, no Brasil, o estado tem uma espécie de monopólio desse tipo de serviço.
    Empresas e indivíduos só podem realizar transporte de passageiros se tiverem uma concessão do órgão público que regula a atividade, que pode ser municipal, estadual ou federal.
    Uma resolução da ANTT chega a especificar multa mínima de 5 mil reais para quem prestar serviço de transporte interestadual ou internacional sem a concessão.
    A questão vem sendo discutida também em outros países, onde esses apps já são mais populares. Alguns exemplos de serviços online que conectam motoristas a passageiros nos Estados Unidos são Lyft, Sidecar, UberX e Ridejoy. No Brasil, há o Caronetas e o Zaznu.

    Esses serviços são interessantes por permitirem a redução do número de automóveis em circulação, com óbvios benefícios para o trânsito e a qualidade do ar. Além disso, o motorista e os passageiros podem reduzir seus gastos com transporte ao dividir as despesas.
    Há quem discorde da interpretação de Junqueira. Felipe Ascensi, especialista em direito da FGV, afirma que caronas agendadas por meio de apps como o Zaznu não configuram serviço de transporte por não preverem cobrança por quilometragem -- só uma contribuição descrita como opcional.
    Nos Estados Unidos, onde esses serviços começaram a se tornar populares em 2011, empresas como Lyft, Uber (dona do UberX) e SideCar também enfrentam dificuldades legais. Lá, a legislação varia conforme a cidade e o estado.
    Em São Francisco e no estado do Colorado, por exemplo, essas empresas entraram num acordo relativamente tranquilo com as autoridades. Já em Seattle, há restrições no número de motoristas que podem se cadastrar. E em cidades como Miami e Nova Orleans, a carona paga foi proibida.
    Um fato que contribui para essas proibições é a pressão de taxistas e empresas de ônibus, que veem concorrência desleal nas caronas pagas. Em fevereiro, taxistas do Rio de Janeiro chegaram a organizar um protesto contra o Zaznu.

    ResponderExcluir
  8. Andre, o inimigo agora é outro, não podemos deixar esse transporte ilegal de passageiros crescer. ........isso é CRIME......É a hora de todos taxistas se unirem para derrubar este aplicativo.

    ResponderExcluir
  9. André, penso que sua bandeira deve ser também em defesa da reputação dos taxistas, que vem sofrendo um duro golpe. Ontem, uma taxista devidamente legalizado, pegou uma jornalista doente no Galeão, levou-a em casa, onde ela ainda ofereceu a ele café ou água, e ele em retribuição saiu de lá com uma sacola de compras dela. Ela se recursa a indicar o modelo ou associação, com temor de uma perseguição injusto a algum taxista com veiculo similar. Penso que se vocês taxistas fizerem um movimento, pedindo a esse companheiro de trabalho, que devolva o que não lhe pertence, estarão ajudando a tornar a categoria ainda mais forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elinka Maia, é muito triste quando ouvimos relatos como esse dentro da categoria. Essa semana fiz uma campanha para que devolvessem um violão esquecido dentro de um táxi.

      Já conseguimos encontrar malas, computadores e até dentadura, mas nesse caso o motorista furtou, segundo disse.

      Não ha campanha que vá fazer esse canalha devolver o que furtou.

      Excluir