Hoje me peguei relembrando do início dos anos 2000, período que ingressei na praça. O movimento diárias nunca mais havia acabado de estourar, os preços das autonomias despencaram de seus R$ 70 MIl para uns R$ 30.000,00.
Uma época em que houve essas mesmas paralisações nos serviços da antiga SMTU, hoje SMTR.
Quando ingressei, para trabalhar no carro de um parente, ninguém me prometeu uma permissão, mas eu disse que depois de 2010, período apontado pela Lei 3.123/00 para que novas permissões fossem doadas, que eu gostaria de estar a frente deste novo movimento e que ganharia a minha, e assim aconteceu. Fui estudando, me preparando.
No dia 30 de janeiro de 2010, fui a uma reunião no gabinete de um então deputado federal, onde conheci alguns companheiros que ombreiam comigo até hoje.
Neste primeiro ano, o prefeito dizia que não havia a menor chance de se liberar mais permissões. O NÃO estava garantido.
Mesmo assim continuei, passei por dois movimentos e não enxerguei possibilidades de solução através de seus métodos, e parti em carreira solo. Bati na porta de 50 vereadores até encontrar o presidente da Comissão de Transportes, vereador S. Ferraz que me recebeu e encampou a ideia de distribuir as permissões cassadas aos auxiliares.
Em 2012, no dia 19 de junho, aprovamos a Lei 5.492/12, de autoria do vereador Jorge Felippe, S. Ferraz, Chiquinho Brazão e outros 32 vereadores, uma vitória retumbante!
Em 19 de julho, o Prefeito Eduardo Paes sancionou, mas houve uma interpretação errônea por parte do então Secretário de Transportes Alexandre Sansão, que publicou uma lista considerando o maior tempo de serviço trabalhado num único táxi, e não na soma total.
Voltei a Câmara, e precisamos votar um novo projeto de Lei, no qual explicava nos mínimos detalhes que todo o tempo de serviço seria contado. Projeto aprovado em 18 de dezembro de 2012 e sancionado pelo Prefeito em 08 de janeiro de 2013.
No dia 10 de janeiro de 2013, o secretário Carlos Osório foi até o Clube Garnier, e combinou um prazo de até março publicar a nova lista e iniciar a convocação.
No dia 21 de janeiro a liminar da 2ª Vara de Fazenda entrou em vigor, e tudo ficou paralisado.
Iniciou-se uma nova batalha, agora para levar o direito que adquirimos.
Tenho lido comentários no blog do TAXINFORME que considero desrespeitosos, medíocres e mesquinhos.
Insultam e duvidam que algo de bom lhes pode acontecer em muito breve, querem para ontem.
Aprendi a ter paciência, a esperar. Aguardei 08 anos para começar esta guerra, e estou há quatro lutando e agora que estamos com a mão na taça, vem meia dúzia de apressadinhos pressionar.
A lista já vai sair, não tenho data ainda, mas se você não quer esperar, eu dou umas dicas.
Levanta o seu bumbum de trás desse teclado e vai lá na Prefeitura, na SMTR, na Câmara ou no raio que o parta e pergunta. Pois não é desestabilizando que vai conseguir.
Desculpe aos nossos leitores termos que não costumo usar, mas infelizmente não posso admitir tanta covardia cometida contra minha pessoa, respeito é bom e agente gosta.
Para exigir qualquer coisa, tem que ter ficado embaixo de sol de 40C º, andado a pé do Aterro do Flamengo até o posto 06 (Copacabana) com uma carreata atrás, tem de ter dormido em barraca de camping na porta do Tribunal da Justiça do RJ e do Ministério Público no meio de ratazanas, baratas e muitos "crakudos" em volta.
Tem que ter peito para convocar caravanas a Brasília, buscar e aprovar por três vezes um projeto no Congresso Nacional e só na última conseguir êxito Tem de conseguir falar com a presidente de seu país por duas vezes no mesmo ano, sentar com prefeito, governador e tantas outras autoridades. Tem que fazer com que centenas de chefes de famílias encampem uma luta com você, formar um grupo forte e unido como o que se reúne todas as semanas.
E ainda tem mais! Tem de ter peito para acabar com a máfia de vendas de autorizações no sambódromo e pedir ajuda as autoridades para criar pontos públicos e livres. Criar pontos livres nos grandes eventos como o Rock in Rio. Manter uma audiência de mais de 6.000 pessoas/dia pela internet.
Ao escrever este texto 1h da manhã, depois de ter atendido mais de 30 pessoas em meu escritório na Rua Nicarágua, 380 - Penha, de responder e-mail's, ir ao supermercado (eu também tenho família), pensei se não estaria sendo arrogante ou prepotente, mas aqueles que me conhecem de verdade sabe que não sou assim, isso tudo é um desabafo.
Agora, posso passar os informes para vocês:
Os serviços estão liberados, mas infelizmente o que já havia previsto aconteceu, falha na comunicação da procuradoria com a SMTR, segundo consegui apurar nesta segunda-feira.
Nesta terça (25/03), vou acompanhar pela manhã o desenrolar dos fatos e informar por aqui a quantas andam a abertura dos protocolos nas regiões administrativas.
Quanto a lista de convocação, ela não pode sair depois das eleições como os imbecís estão dizendo, até porque isso gera efeito contrário, não dá votos. Pois tem que ser muito idiota para acreditar em conversa fiada que depois das eleições ei publico, votem em mim que eu divulgo a lista.
Políticos não são burros ao ponto de cometerem uma burrice dessas, por isso não temos motivos de desconfiar.
Mais uma vez volto a escrever talvez com pouca paciência.
Me perguntaram outro dia, próximo a minha casa se era justo um camarada que tem 03 anos de praça ganhar na frente de outro que tem 07 anos "só porque ele está no movimento"?
Eu parei e pensei, mas se não fosse esse cara de 03 anos de praça, nenhuma autonomia sairia, e será que é justo alguém que nuca acreditou e muitas vezes zombou dessa possibilidade vir agora querer cobrar algo?
Esse episódio é real, não vou divulgar o nome deste companheiro pois ele foi honesto comigo e esta pode ser a dúvida de muitos.
Em 2.000, na Lei 3.123/00, havia um artigo que dizia:
TERÃO PRIORIDADE AQUELES QUE LUTARAM EM FAVOR DESTA LEI, QUE SOFRERAM RETALIAÇÕES, PERSEGUIÇÃO E COMPROVEM ATRAVÉS DE FOTOS E DEPOIMENTOS DOS LÍDERES DA CATEGORIA RECONHECIDO PELA SMTU TAL CONDIÇÃO.
O texto é basicamente este.
Uma nova lei está sendo elaborada, já houve uma reunião na semana passada e outra nesta segunda feira. Os imediatistas e os apontadores não fazem nem idéia do que pode estar por vir, e ficam falando demais ...
Os critérios das cassadas estão aí, liberar novas permissões/autorizações por outra porta, pode ser uma questão de construção de caminhos.
Em mais algumas semanas veremos pessoas sendo contempladas pela Lei das Diárias Nunca Mais, pelas cassadas e se possível por mais um instrumento de lei, vamos batalhar por isso? Essa luta não demoraria quase nada ...
Para as pessoas que estão resolvendo suas transferências, parabéns! Vocês vão conseguir.
Quero chamar a atenção que a situação ainda não está totalmente resolvida e que ainda há riscos. Teremos um período de paz, mas fiquem espertos!
Att
André do táxi